Conheça os desafios e benefícios do ensino à distância

Muito se tem falado do ensino à distância nos últimos meses. Isso é devido à pandemia, que fez as pessoas ficarem em casa e acessarem mais cursos online para se manterem ativas, mas também se deve a um movimento crescente que o ensino à distância vinha tendo. 

Até antes da internet tudo era mais complicado para o ensino remoto. Afinal, era preciso enviar o material físico para o aluno estudar e depois receber as avaliações da mesma forma. Isso fazia com que os processos fossem mais lentos.

Porém, após surgir a internet e ela ser difundida de forma mais abrangente, as escolas de ensino à distância viram ali uma possibilidade de crescimento. Por isso, essa modalidade cresceu nas últimas décadas, mas foi agora, em 2020, que percebemos o quão importante é essa forma de ensino.

A seguir, confira alguns benefícios dos cursos online e também alguns desafios dessa prática de ensino. Afinal, há ainda muito a ser melhorado e conquistado quando falamos em educação à distância.

Benefícios do ensino à distância

Ao fazer um curso online, seja ele sobre um novo assunto ou ligado ao seu trabalho, é possível desfrutar dos seguintes benefícios:

Flexibilidade

O aluno pode estudar na hora que ele preferir, sem a necessidade de cumprir os horários da escola. Isso é possível porque, geralmente, os cursos online são gravados e ficam à disposição do aluno durante 24 horas por dia, incluindo sábado e domingo. Assim, é o aluno que escolhe qual é o melhor horário para ele estudar. 

Além disso, há certos cursos que são vitalícios. Assim, não há uma data limite para terminá-lo, pois ele ficará disponível por tempo indeterminado.

desafios ensino a distância

Menor custo

Outro diferencial desse formato de ensino é o fato de não precisar ir até uma instituição física de ensino para fazer as aulas. Todas elas podem ser realizadas do conforto de casa. Para isso, basta ter um computador ou celular e acesso à internet. 

Dessa forma, a instituição não precisa manter um lugar físico com várias salas de aula para receber os alunos. Aliado a isso, há também a questão de quantos professores com vínculo empregatício é preciso manter. Assim, não há limite de turmas e nem é preciso contratar mais professores para dar conta de todas as turmas existentes online.

Todos esses fatores fazem com que o valor final do curso diminua. Assim, o aluno paga menos para fazer um curso online em comparação com um presencial.

Variedade de cursos

Em uma capital ou cidade maior há muitas universidade e, consequentemente, muitos cursos disponíveis. Porém, em cidades menores a variedade de cursos cai muito, pois as instituições só vão disponibilizar cursos que tenham alta demanda. Assim, é difícil encontrar cursos presenciais mais específicos.

Mas com o ensino à distância, mesmo que o aluno more no interior, ele tem acesso a diversos cursos, basta ter acesso à internet. Assim, fica mais democrático o acesso à educação.

Porém, o ensino à distância ainda tem seus desafios a serem vencidos. 

Nós da Beta Educação oferecemos o serviço de transformar seus cursos presenciais em EAD, utilizando o SCORM para formatá-los.

Desafios do ensino à distância

Assim como em qualquer área, a educação remota ainda tem obstáculos a serem vencidos. É sobre eles que veremos a seguir.

Manter a atenção do aluno

Em sala de aula é mais simples manter a atenção dos alunos. Porém, quando essa atenção precisa ser mantida em uma aula online é mais complicado. Ainda mais em aulas gravadas. 

Para isso, é importante que a aula seja dinâmica e interativa. Assim, o aluno é incentivado a se manter atento ao que está aprendendo e também se sente motivado pela aula ser mais divertida que uma tradicional.

Oferecer ensino de qualidade

Por muito tempo o ensino online foi classificado como inferior ao presencial pela falta de qualidade nas aulas. Porém, esse estigma está sendo mudado. É claro que uma aula presencial prática não pode ser substituída por uma online, mas toda a parte teórica pode ser ensinada de forma online.

Para isso, basta que os professores que preparam a aula online a façam com comprometimento e utilizem uma metodologia que seja eficiente. Ao investir em boas metodologias para o ensino remoto e contratar professores que conheçam o assunto a ser abordado no curso, é possível oferecer ensino de qualidade.

desafios ensino a distância

Incentivar a despertar a pró-atividade dos alunos

Não é dever dos professores fazer com que os alunos se tornem pró-ativos, mas eles têm papel importante nisso. Para isso, é interessante que ele faça a aula ser interativa e indique outros lugares onde os alunos possam aprender mais sobre o assunto.

Além disso, pedir para os alunos fazerem trabalhos de pesquisa, oferecer atividades para eles fora da aula, entre outras coisas estimula a pró-atividade dos alunos. E alunos pró-ativos tendem a explorar mais sobre o assunto, o que faz com que aprendam mais.

O ensino à distância é uma das maneiras de se manter atualizado sem precisar sair de casa. Ele contribui muito no treinamento de funcionários em empresas, por ser de fácil acesso e ser mais em conta. Aliás, ele vem sendo muito utilizado com esse fim nos últimos tempos, pois assim os funcionários não precisam se deslocar até uma escola, podendo fazer as aulas em casa ou na própria empresa.

Confira nosso artigo sobre como transformar cursos presenciais em online e comece a mudança nos treinamentos da sua empresa.

Nós da Beta Educação oferecemos o serviço de transformar seus cursos presenciais em EAD, utilizando o SCORM para formatá-los.

Deixe seu comentário