Reduzindo o custo de treinamento de funcionários com cursos online

Oferecer o treinamento correto aos seus funcionários é crucial para atingir os objetivos da empresa. Além disso, é uma forma de manter seus funcionários felizes, engajados e produtivos.

O trabalho remoto vem ganhando mais espaço no mercado nos últimos anos. Então, mais pessoas estão trabalhando de forma online, estejam elas morando na mesma cidade da empresa ou até em outro país. Isso reflete de forma direta em como são oferecidos os treinamentos.

Ao mesmo tempo, os desenvolvimentos tecnológicos das últimas décadas ー banda larga de alta velocidade, 4G, dispositivos inteligentes e aplicativos ー tornaram mais fácil do que nunca oferecer treinamento online.  

Portanto, como as organizações podem reduzir a carga financeira e melhorar a forma como o treinamento é oferecido? Vamos falar sobre a economia de custos e outros benefícios de conduzir um treinamento online como parte de seu programa de aprendizado e desenvolvimento.

Como reduzir os custos de treinamento de funcionários com aprendizagem online

Eliminando as despesas com locais de treinamento físico

O treinamento tradicional geralmente envolve reservar um local fora da empresa, imprimir uma variedade de materiais, preparar chá e café para o intervalo das 10h e almoço às 13h. Há também despesas de viagem e acomodação para funcionários e treinadores envolvidos. Esses gastos aumentam rapidamente, especialmente se você estiver ministrando treinamentos de forma regular. 

Já o treinamento online permite que seus funcionários acessem o curso de que precisam, em qualquer horário e lugar. Não há necessidade de viajar, nem de materiais caros. Eles podem aprender em suas próprias mesas de trabalho, no ônibus a caminho da empresa ou durante o horário de almoço. Calcule quanto do seu orçamento de aprendizado e desenvolvimento foi gasto nesses custos no ano passado para ver quanto você poderia economizar transformando seu treinamento em online.

curso presencial

Aproveitando ao máximo o tempo do seu treinador

Seus treinadores são um ativo valioso para sua organização. Como tal, não faz sentido que eles passem horas do dia em ônibus, metrôs ou mesmo em aviões para chegar em outras filiais da empresa. É um uso ineficiente de seu tempo.

Em vez disso, permita que eles gastem esse tempo criando cursos online, dando webinars ao vivo, realizando sessões de feedback individuais ou criando conteúdo para a biblioteca de cursos do seu LMS. 

O treinamento online permite que seus instrutores se concentrem nas atividades que são mais valiosas para o seu negócio e elimine as desnecessárias. Se você tem instrutores que viajam muito agora, liberar seu tempo pode reduzir a necessidade de aumentar o número de treinadores no futuro, o que é um custo importante para as empresas.

Em organizações que usam apenas métodos de treinamento tradicionais, se o seu melhor treinador ministrar um seminário excepcional, isso só terá valor para aqueles que estiveram presentes. Por outro lado, se o curso de alta qualidade do instrutor for gravado, o mesmo conteúdo pode ser usado para inspirar e educar os funcionários em toda a empresa. 

O treinamento online também torna muito mais fácil atualizar e aprimorar o conteúdo do curso. Por exemplo, se você obtiver feedback no meio do caminho de que seu atendimento ao cliente não está atendendo às expectativas de seus clientes em uma área específica, você pode resolver isso imediatamente adicionando um novo módulo sobre esse tópico e notificando a equipe com o toque de um botão que eles precisam fazer um curso. É significativamente mais rápido, fácil e barato do que programar um treinamento cara a cara. 

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Calculando o ROI usando o modelo Kirkpatrick

É claro que há um retorno significativo do investimento para o treinamento online, mas como você pode quantificá-lo? Uma forma simples de demonstrar o sucesso do seu programa é o Modelo Kirkpatrick, que visa medir quatro elementos: reação, aprendizagem, comportamento e resultados. 

  • Reação – Você pode medir isso quantitativa e qualitativamente por meio de seu LMS. Você pode monitorar facilmente as taxas de conclusão e engajamento para avaliar as reações. Peça a seus funcionários para preencherem pesquisas compartilhando seus comentários sobre o que acharam do curso, do conteúdo e do treinador, bem como quaisquer sugestões de melhoria que eles tenham.
  • Aprendizagem – Seus alunos compreenderam as informações apresentadas no curso online? Isso pode ser avaliado por meio de exames, projetos ou apresentações. Os instrutores têm um papel crucial aqui em identificar o que está funcionando e o que precisa ser melhorado, bem como quaisquer lacunas no conteúdo que precisam ser corrigidas.
  • Comportamento – Depois de estabelecer que seus alunos estão reagindo bem aos cursos online e aprendendo o material, a próxima coisa que você precisa avaliar é o comportamento. Esse é um objetivo e um investimento de longo prazo e pode ser um pouco mais difícil de quantificar. Você pode perguntar aos gerentes se eles notaram mudanças em suas equipes e pedir aos próprios funcionários que forneçam insights sobre como o treinamento os apoiou no cumprimento de suas funções.
  • Resultados – Por fim, o modelo propõe medir os resultados, ou seja, o impacto. Para fazer isso, a equipe de aprendizagem e desenvolvimento precisa trabalhar com a liderança sênior para definir as metas organizacionais às quais o treinamento pode ser vinculado. Após 12 ou 24 meses, os resultados podem ser medidos em relação ao quão bem essas metas foram alcançadas. Isso pode incluir aumentos na produtividade ou receita, menor rotatividade de pessoal e integração mais rápida.
Curso online

Conforme você implementa o treinamento online e começa a avaliar o retorno sobre o investimento, certifique-se de ter os números do ROI do treinamento tradicional disponíveis para comparação. De modo geral, o treinamento que você está ministrando online custará menos para sua empresa. Pode levar algum tempo para ver essa economia, pois você terá um investimento inicial em um LMS e conteúdo de treinamento, mas 12 meses após o lançamento é possível notar essa economia.

Além da redução de custos, há inúmeros outros benefícios em investir em treinamento online: dá a seus funcionários acesso 24 horas por dia, 7 dias por semana a um catálogo de materiais úteis, é uma maneira fácil de monitorar qualquer treinamento que você precise fazer por motivos regulatórios ou de conformidade, e ele pode ser acessado de qualquer lugar, em qualquer dispositivo.

Aliás, se você tem um curso presencial e quer transformá-lo em online, saiba que isso é possível e é mais uma forma de gerar economia. Confira nosso artigo que fala sobre como transformar cursos presenciais e online.

Nós da Beta Educação, além dos cursos online de segurança do trabalho que oferecemos, também convertemos suas aulas presenciais em cursos online.

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