Óculos de Proteção: os principais tipos e profissões que utilizam

Os Óculos de Proteção são Equipamentos de Proteção Individual (EPI) utilizados em diversas indústrias e por diversas profissões, especialmente aquelas que manipulam produtos químicos, vidro, madeira, solda, aço, e trabalhos que expõem os olhos a radiações. Assim como qualquer Equipamento de Proteção Individual, os Óculos de Proteção se destinam a proteger os trabalhadores dos riscos que ameaçam a saúde e a segurança no trabalho.

É importante frisar que, antes de exigir dos colaboradores o uso de Óculos de Proteção, as empresas precisam inicialmente, implantar medidas de proteção coletiva, pois essas têm maior eficiência na eliminação e redução de riscos presentes no ambiente de trabalho. Assim como qualquer EPI, a distribuição e a devida capacitação dos trabalhadores quanto ao uso de Equipamentos de Proteção Individual é de responsabilidade dos empregadores das empresas, de acordo com a lei.

>> Leia mais sobre a importância dos EPI para as empresas neste nosso artigo <<

Devido a sua importância para proteger a visão e a região ocular, os Óculos de Proteção podem ter diversas finalidades a depender da cor de suas lentes.

óculos de proteção
  • Os óculos com lentes de cor alaranjada são úteis para procedimentos médicos e odontológicos;
  • Os óculos com lentes de cor marrom, para ambientes com muita exposição solar;
  • Os óculos com lentes incolores, para o uso interno, onde não há presença de raios solares;
  • Os óculos com lentes cinza, fumê ou verdes, para ambientes externos com muita exposição à luz;
  • Os óculos com lentes amarelas, para locais onde há pouca luminosidade;
  • Os óculos com lentes azuis ou rosa, para ambientes com muita incidência solar ou claridade.

Além da diferenciação por conta das cores, os vários modelos que existem no mercado garantem as mais diferentes proteções, dependendo do ambiente. Confira a seguir alguns desses modelos:

1. Óculos de proteção para radiação infravermelha ou ultravioleta

Esses óculos têm as lentes escurecidas e protegem os olhos da exposição à luz excessiva. Como a principal preocupação, no caso do uso destes Óculos de Proteção é de que o profissional não sofra com a radiação infravermelha e ultravioleta, são usados, por exemplo, em trabalhos que envolvem máquinas de solda, maçaricos e metal fundido.

2. Óculos de proteção para riscos biológicos

No caso dos Óculos de Proteção contra os riscos biológicos, estes geralmente são produzidos com material de policarbonato e têm as lentes mais finas, que protegem os profissionais de saúde contra o contato direto com os resíduos dos pacientes. Em geral, são usados por médicos, enfermeiros e dentistas, nas indústrias hospitalar, de consultórios odontológicos e nas indústrias farmacêuticas.

3. Óculos de proteção para riscos químicos

Como é possível notar, esses Óculos de Proteção têm uma estrutura diferente dos demais. São utilizados por profissionais que manuseiam diariamente materiais corrosivos e que são potencialmente perigosos ao menor contato. Além de serem óculos com lentes antiembaçantes, costumam fazer a completa vedação da região facial – sendo embutidos e impedindo qualquer passagem de ar para isolar os olhos.

Os principais riscos químicos que esses óculos costumam evitar são o de contato com produtos químicos como o ácido bórico, por exemplo, que irrita e resseca o globo ocular. Os setores que mais utilizam esse tipo de óculos são a indústria química em geral, de cromagem, a indústria farmacêutica e os laboratórios de pesquisa.

4. Óculos de proteção contra impactos

Como o próprio nome já diz, esses Óculos de Proteção servem única e exclusivamente para suportar pequenos impactos. Por isso, suas lentes não precisam ser necessariamente especiais e podem ter uma proteção lateral para situações em que há lançamento de partículas em várias direções.

São óculos essenciais para ambientes onde há trabalho pesado, que exigem um maior esforço físico. Por isso, os setores que mais se utilizam desses Óculos de Proteção são o de construção civil, o automobilístico, o de marcenaria, e o da indústria alimentícia.

Com essas explicações, já deu para ter uma noção de quais são as principais profissões que exigem o uso dos Óculos de Proteção como uma maneira de garantir mais Saúde e Segurança para os trabalhadores, não é?

Abaixo, listamos as 5 principais delas:

1. Construção Civil

Por conta da poeira, do cimento, da areia, e dos outros materiais de reboco e chapisco, os Óculos de Proteção são essenciais na Construção Civil. Além disso, em trabalhos de serralheria e carpintaria, esses Equipamentos protegem contra impactos, materiais perfurocortantes e poeira.

2. Área da Saúde

Como uma maneira de proteger os profissionais de saúde dos agentes biológicos, os Óculos de Proteção também são usados massivamente pelas profissões da área de Saúde. Dentistas também usam os Equipamentos quando há risco de lançamento de partículas em vários tipos de procedimentos, como a restauração dentária, por exemplo.

3. Indústrias

Talvez as funções que mais requerem o uso de Óculos de Proteção são as indústrias, especialmente as metalúrgicas. Além disso, os operadores de Pontes Rolantes e Empilhadeiras e seus ajudantes também necessitam utilizar os Óculos de Proteção para amenizar possíveis impactos e riscos possíveis com acidentes na região dos olhos.

>> Saiba como se manter em segurança na indústria metalúrgica <<

4. Atividades rurais

Na agricultura, principalmente, os trabalhadores de colheita precisam utilizar os Óculos de Proteção nos olhos para evitar que partículas entrem em contato com essa região do rosto e possam causar algum dano à visão. Cortadores de cana de açúcar e outros trabalhadores que operam com o corte e poda de plantas com folhas pontiagudas, por exemplo, precisam essencialmente usar o Equipamento.

5. Eletricistas

Talvez isso venha a ser um choque para você, mas os eletricistas também precisam de Óculos de Proteção especiais. Eles são os Protetores Faciais contra Arcos Elétricos, e são utilizados principalmente pelos profissionais que lidam diariamente com equipamentos e demais descargas elétricas de Média Tensão.

>> Aprenda o que mais um colaborador eletricista precisa para trabalhar com segurança <<

Ufa! Como você pode ver, são muitas as utilidades e as profissões que precisam usar os Óculos de Proteção para evitar acidentes e para manter a segurança dos colaboradores. Porém, além de os empregadores terem a obrigação de oferecer esses Equipamentos aos seus colaboradores, é preciso que eles deem a eles a devida capacitação.

A Beta Educação quer disseminar informação sobre o uso de Equipamentos de Proteção Individual para que menos acidentes ocorram dentro das empresas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.