4 dicas de como treinar funcionários remotos

Fazer treinamentos através de plataformas online já era comum antes da pandemia do novo coronavírus. No entanto, com este cenário as empresas tiveram de se adaptar completamente — ou então, ficariam para trás e perderiam a oportunidade de ter resultados satisfatórios em 2020.

Mesmo depois de meses após a emergência dessa nova realidade, os gestores das organizações que adaptaram o trabalho remoto ainda precisam pensar em treinamentos adequados para os funcionários. Isto porque o universo do home office exige ainda mais que os colaboradores conheçam a cultura da empresa onde trabalham e se sintam motivados para alcançar resultados satisfatórios.

Independente de qual ramo seja a sua companhia, caso você como gestor tenha optado pelo trabalho remoto, existem algumas orientações essenciais para traçar um bom caminho nessa jornada.

Neste post, separamos algumas dicas que podem guiar o bom gestor ao treinar funcionários remotamente:

1. Destaque a importância de os funcionários fazerem as “lições de casa”

O treinamento remoto tem como benefício a flexibilidade de horários que os colaboradores podem acessá-lo. No entanto, essa tolerância exige que os funcionários sejam automotivados para a absorção do aprendizado dos cursos online.

Neste momento, também é papel de um bom administrador verificar se os empregados concluíram os módulos necessários e apurar a assimilação dos conteúdos por meio de revisões e avaliações. Este é um contato contínuo que faz parte do aprendizado e é verdadeiramente essencial para que o corpo laboral da empresa possa fazer bom proveito dos treinamentos.

2. Utilize plataformas de comunicação instantânea como canais de dúvidas e feedback

Hoje em dia é muito mais fácil se comunicar instantaneamente, seja através de plataformas como o Skype, ou mesmo pelo WhatsApp, Google Hangouts e Slack. Um bom gestor pode usar essas ferramentas ao seu favor ao treinar seus funcionários remotamente.

Caso, por exemplo, um colaborador tenha alguma dúvida com relação a um tópico específico do treinamento, poderá entrar em contato com o supervisor de maneira rápida e conveniente. Outra maneira de utilizar esses programas é ao fazer feedbacks com os funcionários para saber se estão realmente fazendo bom uso do treinamento em tempo real.

3. Reforce a cultura de aprendizado da empresa

Poucos administradores tem este insight, mas trabalhar com treinamentos remotos são uma excelente maneira de reforçar a cultura de valores e missão da sua organização. Ao ensinar conteúdos aparentemente mais técnicos para os funcionários, um bom treinamento também valoriza os aspectos mais importantes da empresa enquanto reforça laços com os colaboradores de maneira quase que automática.

Esta é uma boa oportunidade, por exemplo, para motivar os seus funcionários a trabalhar melhor e garantir mais resultados, bem como para demonstrar que a empresa se preocupa com o bem-estar e a progressão profissional de seus empregados. Utilize a seu favor!

4. Escolha uma boa plataforma de ensino online

Por último, e não menos importante, a escolha de uma plataforma eficiente de ensino online é crucial para o bom desenvolvimento dos treinamentos. Na hora de selecionar a plataforma que mais se adeque ao treinamento que pretende oferecer remotamente aos seus colaboradores, não se esqueça de verificar se estas disponibilizam de acompanhamento do progresso do aprendizado de seus funcionários, bem como se adequam ao treinamento que pretende passar para eles.

Com a Beta Educação, é muito mais fácil treinar seus colaboradores de maneira remota.

Deixe seu comentário