Vantagens e cuidados no trabalho home office

O trabalho home office já é uma profissão regulamentada no Brasil desde 2016. Aos poucos ele vinha crescendo dentro das empresas, que passavam a adotar esse formato de trabalho para algumas funções. Porém, em 2020, uma pandemia fez com que as pessoas ficassem em suas casas por segurança. Então, as empresas foram “forçadas” a implementar o trabalho home office em grande escala para não pararem totalmente.

Na verdade, a tendência era que esse formato de trabalho fosse ganhando espaço gradualmente, porém a pandemia acelerou esse processo. Muitas empresas, como o Twitter, decidiram que vão adotar apenas o home office de agora em diante, enquanto outras deixaram a rotina de trabalho mais flexível possibilitando que os profissionais possam trabalhar mais de casa.

O que é o home office?

O home office é um formato de trabalho que possibilita que os funcionários trabalhem de casa. Dependendo da empresa, isso pode ser aplicado de forma integral ou parcial. Por exemplo, há empresas em que os funcionários trabalham 100% home office, enquanto que outras o permitem em tempo parcial, em que o profissional tem que ir à empresa em alguns dias da semana, principalmente quando ocorrem reuniões.

O home office se tornou mais viável porque temos diversas tecnologias disponíveis que permitem esse formato de trabalho. A internet é a principal dessas tecnologias, sendo acompanhada também do notebook, smartphone e softwares.

Sabendo do quão fácil está praticar o home office, quais são os benefícios dele para as empresas?

3 Benefícios do home office para as empresas

1. Aumento da produtividade

Muitos profissionais preferem trabalhar de casa por se sentirem mais focados e produtivos. Além disso, ao estar em casa eles se sentem mais confortáveis, não precisam pegar trânsito e sua qualidade de vida melhora. Isso influencia diretamente na produtividade.

Apesar de que estando em casa há certas coisas que podem distrair o profissional, ele entende que quanto antes terminar as tarefas do dia, mais tempo ele vai ter de tempo livre. Esse já é um bom motivo pelo qual ser mais produtivo.

home office

2. Redução de custos

Com mais funcionários trabalhando de casa, as empresas podem alugar escritórios menores. Isso por si só já gera uma enorme economia. Além do mais, custos com café, máquinas copiadoras e energia também são reduzidos. 

Claro que a empresa precisa fornecer as ferramentas de trabalho para os funcionários, como computador, mesa e cadeira, mas isso já aconteceria se eles estivessem trabalhando na empresa. 

Outro ponto, é que a empresa pode crescer e contratar novos funcionários sem precisar pensar em aumentar o escritório. Sendo assim, melhora também a escalabilidade do negócio.

3. Contratação de especialistas

Sem a barreira da distância, torna-se possível a contratação de profissionais que são especialistas nas áreas que a empresa precisa, mas que moram em outra cidade, estado ou país. Dessa forma, a empresa não fica limitada pela distância e pode compor uma equipe com profissionais bem capacitados.

Cuidados ao se implantar o home office

Ao implementar o home office, a empresa precisa ficar atenta a alguns detalhes que são muito importantes. O primeiro deles é deixar claro no contrato de trabalho como se dará o home office, se ele é parcial ou integral, quais equipamentos a empresa disponibiliza para o trabalhador, entre outros detalhes a respeito da forma de trabalho.

Mesmo que o profissional realize seu trabalho 100% de casa, ele precisa participar dos treinamentos de segurança que envolvem a atividade dele. Ainda sobre segurança, é essencial que a empresa forneça equipamentos e móveis que proporcionem uma melhor ergonomia ao profissional.

Além desses detalhes mais técnicos a respeito da contratação de das Normas Regulamentadoras, os gestores e líderes de equipe precisam estar preparados para gerir uma equipe remota. Detalhes como encaminhar demandas de tarefas, fazer reuniões diárias e semanais para alinhar os profissionais e utilizar ferramentas de trabalho em equipe são primordiais.

O trabalho home office já faz parte do nosso cotidiano. Por isso, as empresas precisam estar preparadas para aplicar esse formato de trabalho e acompanhar o mercado. Além do mais, elas só têm a ganhar com os benefícios que o home office proporciona.

Conheça nosso curso de ergonomia. Ele é essencial para que os profissionais saibam o que é preciso fazer para se sentirem mais confortáveis e em segurança enquanto trabalham.

Deixe seu comentário