8 razões para aplicar treinamentos online de segurança do trabalho para seus colaboradores

26 de abril de 2019

Muitos diretores e gestores se perguntam quais seriam as razões de optar por treinamentos online de segurança ao invés de treinamentos totalmente presenciais.

Esta é uma boa pergunta. Por quê simplesmente começar algo novo, ou implantar uma nova tecnologia se você não sabe exatamente se isto beneficiará a segurança de seus colaboradores e se isso beneficiará sua empresa. Além disto, para que mudar algo que já está funcionando?

Em time que está ganhando não se mexe. Tem certeza?

Neste artigo, apresentamos 8 razões sólidas para utilizar os treinamentos online de segurança do trabalho. Isto deve demonstrar como você e sua empresa podem se beneficiar. Claro que nossa lista vai incluir algumas coisas que você já deve ter pensado e discutido, mas esperamos apresentar algumas ideias que talvez você ainda não tenha considerado.

Ao longo dos anos, ajudamos muitas empresas a iniciarem sua jornada utilizando treinamentos online de segurança do trabalho, e como resultado, vimos não apenas os problemas que elas estavam tentando resolver antes de adotar esta modalidade, mas também os sucessos depois que eles adotaram essa modalidade de treinamento.

Aqui estão apenas alguns dos benefícios que nossos clientes experimentaram

Pronto para a mudança de paradigmas?

Razão 1: Responsabilização, Responsabilidade e Monitoramento

Um dos grandes benefícios das plataformas de treinamento online em segurança é que elas notificam os colaboradores sobre suas obrigações nos treinamentos. Isso ajuda a tornar os colaboradores responsáveis ​​​​por completar seu próprio treinamento de segurança.

Outro benefício é que os supervisores dos colaboradores também podem fazer um monitoramento sobre os desempenhos dos seus colaboradores e seu status atual de conclusão de treinamento de segurança. Se os colaboradores não estiverem concluindo suas tarefas, os seus supervisores podem monitorar e investigar o motivo.

Veja no vídeo abaixo um exemplo da aplicação disto na plataforma de estudos da Beta Educação, exemplificando a extração de um relatório de desempenho.

Tudo isso leva a melhores taxas de conclusão de treinamento de segurança, todos os quais podem ser rastreados e relatados com a plataforma online de treinamentos.

Veja também: Por que as empresas estão modernizando seus treinamentos com cursos online?

Razão 2: padronizar seu treinamento de segurança e mensagens de segurança

Muitas empresas sofrem de dificuldades para transmitir a mesma mensagem de treinamento padrão e consistente a todos os colaboradores.

É fácil entender o porquê. Você pode estar treinando diferentes trabalhadores em diferentes momentos. Você pode estar usando vários instrutores diferentes. Você pode estar utilizando vários materiais diferentes. Você pode ter colaboradores trabalhando em turnos diferentes, trabalhando em locais diferentes, trabalhando remotamente ou trabalhando em casa.

Mas o treinamento online de segurança facilita a entrega da mesma mensagem de treinamento a todos os seus colaboradores. Não importa em que turno eles trabalham, em qual fábrica trabalham ou se trabalham remotamente. Não importa a que horas completem o treinamento ou em que dia. Todos eles obterão as informações e procedimentos de segurança que você deseja.

Veja também: Por que a padronização de treinamentos é importante?

Razão 3: Torne seu treinamento de segurança mais eficaz

Pense nos treinamentos de segurança que são feitos internamente por sua empresa.

Eles foram projetados por especialistas em treinamento de segurança do trabalho? Pense no material fornecido: materiais escritos, PowerPoints, vídeos e muito mais. Eles foram projetados com design instrucional?

Somos contra o Comic Sans!

E agora pense nas pessoas que servem como instrutores replicadores em seus treinamentos presenciais internos. Eles possuem proficiência?  Eles possuem conhecimento de técnicas instrucionais? Eles possuem técnica de design?

Se você for como a maioria das empresas, talvez tenha respondido às perguntas dos dois parágrafos acima com um “não”. O fato é que a maioria dos instrutores internos programas de segurança no trabalho chegou lá porque são especialistas em segurança, não em treinamentos. Não há nada de errado com isso, podemos ser especialistas em muitas coisas

Mas se você utilizar uma plataforma online de treinamento de segurança, poderá tirar proveito da especialidade dos seus instrutores internos e dos especialistas da plataforma (e de seus designers instrucionais, especialistas em segurança, redatores técnicos, designers, engenheiros, especialistas em criação de eLearning, programadores de computador e outros). Por que não permitir que os especialistas ajudem você em seu treinamento de segurança?

Veja também: Como transformar treinamentos presenciais em cursos online?

Razão 4: Use mais formatos de entrega de treinamento de segurança

Utilizar uma plataforma de treinamentos online, oferece muito mais opções de formatos para a entrega do conteúdo aos colaboradores.

Já mencionamos que você pode entregá-lo a trabalhadores em turnos diferentes, em locais diferentes e até mesmo para colaboradores que trabalham remotamente, na estrada ou em casa.

Mas o treinamento online em segurança também oferece a liberdade de fornecer treinamento em dispositivos móveis, além de computadores desktop.

Utilize diversos dispositivos para estudar

Veja também: 7 Vantagens em fazer cursos online

Razão 5: Reduza seus custos em treinamentos de segurança

Se você adotar a modalidade de treinamento online em segurança do trabalho, verá que isso ajuda a reduzir drasticamente o seu custo do treinamento. Mesmo enquanto a eficácia do seu treinamento permanece a mesma ou aumenta.

Reduza os custos de treinamento da sua empresa

Uma das maiores maneiras de como o treinamento online pode ajudar você a reduzir os custos é a redução da necessidade de realizar todo o treinamento de segurança em uma sala de aula conduzida por um instrutor.

Isso significa que você pode sim realizar um treinamento de segurança em sala de aula orientado por instrutor quando for realmente necessário e usar o treinamento online de segurança como um recurso complementar.

Lembrando que a Nota Técnica 54/2018 já permite a utilização do Ensino à Distância para os treinamentos de Normas Regulamentadoras.

Faça download da Nota Técnica na íntegra aqui.

Você verá que reduzir a parte teórica dos treinamentos presenciais economiza muito, uma vez que você considera despesas de viagem, alojamento, aluguel de locais de treinamento, pagamento de consultores de treinamento terceirizados, pagamento de horas extras, remoção de trabalhadores de suas responsabilidades de trabalho por mais tempo do que o necessário, comprar refeições, lanches e bebidas, e assim por diante.

Além disto, você terá um treinamento mais efetivo, pois os colaboradores podem focar na parte prática (que não é abordada no e-learning).

Razão 6: Reduzir Custos Indiretamente

Além da redução de custos que já comentamos aqui, utilizar os treinamentos online de segurança no trabalho também ajudará a reduzir indiretamente outros custos ou potenciais custos, incluindo:

  • Custos relacionados a acidentes, lesões, doenças ou quase acidentes (veja sobre incidentes de trabalho);
  • Evitar multas e embargos do Ministério do Trabalho;
  • Evitar mal uso ou estrago de equipamentos e máquinas por falta de treinamento

Razão 7: Aumentar a produtividade do trabalhador, melhorar a cultura de segurança e melhorar a moral dos colaboradores

O treinamento online de segurança permite que os colaboradores concluam os treinamentos de acordo com programação deles – e não a sua. E isso significa que eles ficarão mais felizes em concluir o treinamento.

Além disso, investir em tecnologia para treinamentos de segurança do trabalho faz com que seus funcionários perceberam esse investimento, a confiança de utilização de uma nova tecnologia, e isto pode resultar em um comportamento mais ativo na cultura de segurança no trabalho, influenciando os programas de Cultura de Segurança da sua empresa. Isso é muito positivo!  

Veja também: A importância da cultura de Segurança nas Empresas

Razão 8: Aumentar a velocidade de aplicação do treinamento

Além das sete razões citadas acima, não podemos deixar de lado a velocidade que você ganha ao aplicar os treinamentos online de segurança!

Seja na integração de novos colaboradores, onde os mesmos podem iniciar os treinamentos antes mesmo de iniciarem suas funções na empresa, agilizando muito a integração destes colaboradores.

Veja também: Como elaborar um treinamento de Integração

Também para colaboradores que já são de casa, mas que necessitam realizar os treinamentos de reciclagem, o tempo para programação e disponibilização do treinamento online para início da reciclagem é muito ágil.

Caso sua empresa prefira usar os treinamentos semipresenciais, ainda assim os treinamentos online podem agilizar nessa tarefa. Você pode por exemplo, programar a parte teórica dos treinamentos o mais rápido possível via plataforma, e enquanto isto, ir definindo datas e horários para as partes presenciais dos treinamentos.

Originalmente postado em: https://www.convergencetraining.com/blog/8-reasons-to-add-online-safety-training-at-work
Adaptado pela Beta Educação

Catálogo de treinamentos da Beta

Bônus: Confira neste catálogo, todos os treinamentos ministrados pela Beta Educação na modalidade online, semi-presencial e totalmente presencial.

Clique para baixar o catálogo de treinamentos da Beta Educação

Você também irá gostar

  • Especial: A ergonomia muito além de seu conceito

    Especial: A ergonomia muito além de seu conceito

    A ergonomia pode ser definida de acordo com o dicionário Aurélio como a “ciência que visa à organização metódica do trabalho em função do fim proposto e das relações entre homem e a máquina” (Aurélio, p. 298, 2010). Desta forma, pensando na maior produtividade do trabalhador e em seu bem-estar, uma das atribuições do Técnico […]

  • O que é preciso saber sobre Legislação Trabalhista e Previdenciária em SST?

    O que é preciso saber sobre Legislação Trabalhista e Previdenciária em SST?

    Olá, no post de hoje iremos abordar um tema muito importante para todos os envolvidos na área de SST: A legislação trabalhista e previdenciária. A intenção deste post é apresentar de maneira simplificada os conceitos do acidente de trabalho nos termos legal e prevencionista e como ficará o envio dos dados do acidente com o […]

  • Por que o mês de Maio é Amarelo?

    Por que o mês de Maio é Amarelo?

    Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para a redução dos acidentes de trânsito e que surgiu com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.  A ideia é mobilizar os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações […]