10 principais formas de manter a segurança no trabalho

Você sabe por que a segurança no local de trabalho é importante? Há muito a ser discutido sobre essa questão, até mais do que imaginamos.

A segurança no local de trabalho é muito importante para todos os funcionários do setor, porque todos os trabalhadores desejam estar em um ambiente seguro e protegido. Saúde e segurança são o fator chave para todas as indústrias, a fim de promover o bem-estar de funcionários e empregadores. É um dever e responsabilidade moral da empresa cuidar da proteção do funcionário.

Toda pessoa que sai de casa para trabalhar pela manhã deve voltar à sua casa à noite com boa saúde. Você já imaginou, por exemplo, um familiar sair para trabalhar e nunca mais voltar para casa? Ou você receber uma ligação dizendo que ele está no hospital devido a algum incidente ocorrido? Esses pensamentos só nos deixam arrepiados. Essas são razões pela qual é importante criar um ambiente de trabalho seguro.

Atualmente, os procedimentos de saúde e segurança no local de trabalho são importantes para o bem-estar de funcionários e empregadores, porque a perda humana é imensurável e intolerável. Assim, tais perdas ou ferimentos podem empregar grande sofrimento para as famílias.

Todas as indústrias têm riscos de segurança, mas a gerência deve dedicar seu tempo a pensar e criar estratégias para garantir que seus funcionários estejam seguros o tempo todo. Portanto, o gestor deve manter um diálogo frequente com os trabalhadores a fim de saber quais riscos eles observam no dia a dia. Dessa forma, junto da análise feita por técnicos em segurança do trabalho, a empresa pode proporcionar um ambiente mais seguros aos seus funcionários. 

A seguir, confira as 10 principais formas de manter a segurança no trabalho dentro da empresa:

1. Esteja ciente do ambiente

Muitos funcionários não se preocupam com os riscos que o cercam. Porém, é importante observar as circunstâncias de trabalho deles. Depois de conhecer os riscos específicos que ocorrem no local de trabalho, ficará mais simples de implementar soluções para proporcionar mais segurança.

2. Disponibilize os equipamentos de segurança corretos

É essencial que sejam fornecidos aos trabalhadores os equipamentos de segurança corretos para cada função. Além disso, é essencial que os funcionários os usem no local de trabalho, pois eles são preventivos e proporcionam segurança. 

Entre os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), encontram-se tampões para os ouvidos, protetores de ouvido, capacetes, luvas, cintos e qualquer outro equipamento que seja necessário usar durante o trabalho. Esses equipamentos devem ser entregues em bom estado e prontas para uso, ficando a cargo dos trabalhadores conservá-los.

segurança no trabalho

3. Reduza o estresse no local de trabalho

A maioria dos funcionários não está saudável por causa de sua agenda lotada, que inclui longas horas de trabalho, pressão e conflitos com colegas de trabalho ou com o chefe da organização. E tudo isso pode resultar em alguma doença, como ansiedade, Síndrome de Burnout ou depressão. Além do mais, isso não afeta apenas a sua vida profissional, mas também cria o incômodo em suas vidas pessoais. 

Portanto, em vez de esperar que os funcionários fiquem inaptos, é recomendável que sua empresa tenha uma cultura de segurança do trabalho em que pratique intervalos regulares, ofereça um espaço de descanso e disponibilize ferramentas de trabalho que sejam ergonômicas. 

Além disso, é importante que os líderes de equipe tenham um feedback dos funcionários sobre a carga de trabalho, e que eles não exijam muito mais do que os funcionários possam fazer, mesmo daqueles que são muito produtivos.

4. Use as ferramentas adequadamente

Dê o treinamento adequado aos funcionários para que eles saibam operar os maquinários e, principalmente, que saibam o que fazer quando algo der errado. Incentive-os a seguir as regras de segurança e a não seguir atalhos que possam colocar suas vidas em risco.

Tomar atalhos é uma das maiores razões por trás dos acidentes no local de trabalho. Além disso, incentive-os a usar as ferramentas corretas para cada atividade que estejam exercendo. Ao fazer isso, também se reduz o risco de acidente de trabalho.

5. Tenha saídas de emergência que são facilmente acessíveis

Em caso de emergência, os funcionários precisarão de acesso rápido às saídas. Também é aconselhável explicar a forma correta do uso de equipamentos de segurança para essas situações, como uso do extintor de incêndio ou de outra ferramenta de segurança.

6. Converse com sua equipe sobre as condições inseguras

É importante que o líder das equipes converse com elas sobre os perigos ou riscos que ocorrem no local de trabalho. É importante ter esse diálogo para garantir que os funcionários estejam trabalhando em um ambiente seguro. E, no caso, se os funcionários não estiverem trabalhando em condições seguras, é de responsabilidade do líder ouvir, entender sua condição e criar um ambiente de trabalho seguro para os funcionários.

segurança no trabalho

7. Fique alerta

Há muitos funcionários que geralmente comprometem ou ignoram os alertas de segurança e, devido a isso, ocorrem várias lesões ou fatalidades no local de trabalho. Por isso, fique alerta quanto a isso e se notar qualquer ação nesse sentido converse com os funcionários.

8. Reduza o estresse no ambiente de trabalho

O estresse para qualquer funcionário ou colega de trabalho pode levar à depressão e a problemas de concentração. E o principal motivo inclui horas extras de trabalho, excesso de trabalho, insegurança no emprego e problemas que ocorrem entre colegas. 

Portanto, os líderes e gestores devem incentivar a comunicação e estarem atentos a qualquer comportamento fora do comum entre os funcionários. É importante também oferecer conhecimento aos trabalhadores, por meio de cursos ou treinamentos sobre o que é o estresse, como reduzi-lo e como manter uma comunicação efetiva dentro da empresa.

9. Use assistência mecânica

Sempre que for preciso transportar ou levantar cargas ou equipamentos pesados, é imprescindível usar uma ponte rolante, manivela ou empilhadeira.

Existem muitos riscos envolvidos, se os trabalhadores tentarem levantar algo mais pesado, isso pode afetar sua saúde e levar a algum deslocamento muscular. Portanto, certifique-se de disponibilizar ferramentas apropriadas para os trabalhadores não se machucarem e de incentivá-los a usá-las.

segurança no trabalho

10. Sente-se em uma postura adequada

As pessoas que trabalham em escritório ou em algum outro cargo que passe a maior parte do tempo sentadas, devem manter a postura correta. Para isso, a empresa precisa fornecer cadeiras e mesas que sejam apropriadas.   

Além do mais, é importante que a empresa também repasse aos trabalhadores as melhores práticas quanto a postura que se devem ter ao trabalhar sentado, como manter os ombros alinhados e as costas retas. 

A segurança é imprescindível e é de total responsabilidade dos gerentes e proprietários do negócio garantir que seus funcionários estejam trabalhando em ambiente seguro. 

É importante que a empresa estimule uma cultura de confiança em que os trabalhadores para possam falar abertamente sobre o que eles notam que pode ser melhorado em termos de segurança de trabalho e de processos. Dessa forma, a empresa e os trabalhadores agem juntos para proporcionar segurança e melhorar os processos diários.

Traduzido e adaptado de Bastion Safety Solutions

Deixe seu comentário