Entenda o que é o SCORM e como ele funciona em um curso online

A criação de cursos online tem aumentado nos últimos anos. Afinal, o desenvolvimento da internet e de ferramentas que possibilitam assistir aulas online tem contribuído para que mais empresas e pessoas lancem seus cursos em plataformas de ensino. O SCORM é uma das tecnologias essenciais na hora de finalizar o curso para enviar para a plataforma de ensino. Saber o que é o SCORM é muito importante para quem está pensando em criar um curso online.

Sendo assim, a seguir, veremos o que é o SCORM e como utilizá-lo na criação de um curso online.

O que é o SCORM?

O SCORM é a sigla para “Sharable Content Object Reference Model”, cuja tradução para o português significa “Modelo de Referência de Objeto de Conteúdo Compartilhável”. Ele define um conjunto de especificações e padrões para que os cursos online sejam compatíveis com a maioria das plataformas Learning Management System (LMS), conhecidas também como plataforma EAD.

O SCORM começou a ser desenvolvido pela ADL (Advanced Distributed Learning) em 1999. Ele foi solicitado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos com o objetivo de criar cursos preparatórios para os seus exércitos. Esses cursos ficariam disponíveis de forma online.

Após a criação do SCORM, ele passou a ser utilizado por empresas e instituições que criavam cursos online e os disponibilizavam em plataformas de ensino. Afinal, no início dos anos 2000 era muito difícil criar um curso para várias plataformas de ensino ou migrar de uma plataforma para outra sem ter que reestruturar o curso.

Isso acontecia porque não havia um padrão e especificações que deveriam ser cumpridas para a criação tanto das plataformas de ensino (LMS) quanto dos cursos. Mas com o SCORM, ficou mais simples de migrar de plataforma e de criar cursos que se adequam à maioria das LMS.

Porém, é importante ressaltar que o SCORM não é uma metodologia ou tecnologia que é aplicada ao curso. Ele define a forma como serão padronizados os arquivos dentro da plataforma de ensino.

O que é o scorm

O que significa LMS?

Ao falar sobre o SCORM é preciso também explicar o que é LMS. Vimos no tópico anterior o significado dessa sigla, mas agora nos aprofundaremos um pouco mais sobre o que é o Learning Management System.

O LMS é uma plataforma de ensino e aprendizagem que disponibiliza cursos online. Há várias dessas plataformas disponíveis no mercado. A que usamos na Beta Educação é uma delas, por exemplo. 

É nessa plataforma que os professores disponibilizam os cursos em vídeo, exercícios para os alunos, materiais extras (documentos, imagens e animações) e avaliações para saber o quanto o aluno aprendeu do conteúdo.

Sem o LMS não se tem um ambiente em que o aluno pode fazer todas as atividades ou onde o professor pode disponibilizar todo o conteúdo. Por isso, ele é tão importante. Porém, quando o LMS surgiu não havia um padrão para os arquivos que eram anexados na plataforma.

Isso fazia com que os professores tivessem que criar cursos específicos para determinada plataforma e se quisessem mudar de LMS teriam que configurar todo o material do curso novamente. Porém, com o surgimento do SCORM tudo ficou mais padronizado.

O que é o scorm

Como utilizar o SCORM na criação de cursos online?

Sabemos que o SCORM define o padrão dos arquivos que devem ser anexados à plataforma LMS para disponibilizar um curso e, assim, ter algumas informações a mais do aprendizado do aluno. Afinal, o SCORM cria mecanismos que permite que o professor saiba quais slides o aluno viu, quais são as notas dele e outras informações importantes sobre o aprendizado. Porém, como criar um curso utilizando o SCORM? 

Primeiro é importante saber que é possível utilizar qualquer apresentação, como a feita no PowerPoint ou no Prezi, em um curso online. Afinal, é utilizado um software para transformá-la em um arquivo SCORM e, assim, depois anexá-la ao LMS. 

Atualmente, há alguns softwares que permitem a conversão de cursos no formato SCORM, como é o caso do Captivate. Porém, é preciso entender como utilizar a ferramenta para transformar a apresentação em um arquivo no formato SCORM. Após a conversão do arquivo, é preciso anexá-lo no LMS. 

O software de conversão é essencial porque ele cria arquivos exigidos pelo SCORM e os organiza da maneira certa, incluindo a apresentação da aula. Assim, quando anexar o arquivo final no LMS, este já vai entender do que se trata e o conteúdo ficará pronto para o aluno utilizar.

Aliás, o SCORM possibilita interações do aluno com a aula, fazendo com que ele possa clicar em links disponibilizados, por exemplo. Outro ponto importante, como falamos acima, é que o professor terá controle sobre o caminho de aprendizagem do aluno.

O que é o scorm

Como o SCORM pode ser útil nos cursos obrigatórios em empresas?

As empresas precisam, com certa frequência, oferecer cursos de treinamento para os seus funcionários, bem como os que são exigidos pelas Normas Regulamentadoras. Dessa forma, quando a empresa é muito grande, fica quase impossível controlar o caminho de aprendizagem e estudo dos funcionários, já que normalmente esses cursos são oferecidos por empresas terceirizadas.

Porém, há a possibilidade da empresa comprar um combo de cursos e oferecer para os funcionários por meio do seu próprio LMS. Dessa forma, se o padrão utilizado é o SCORM, fica muito simples de controlar o avanço no curso de cada funcionário, já que essa tecnologia possibilita esse controle.

Sendo assim, o SCORM é um importante aliado na hora de oferecer cursos online. Pois ele permite tanto a compatibilidade com o LMS utilizado quanto que o professor tenha acesso ao nível de aprendizagem dos alunos. Por isso, é importante utilizar essa formatação para os arquivos da aula online.

Agora que você conhece as vantagens de cursos em SCORM, que tal receber um orçamento para transformar seus cursos presenciais em cursos online utilizando este formato? Nós da Beta também transformamos os seus cursos, solicite informações no botão abaixo.

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: