O que a Lei da Cadeirinha e a Direção Defensiva têm em Comum

23 de maio de 2016

Neste texto você irá entender a importância da lei da cadeirinha e o quanto ela ajudou para a diminuição de risco de morte e acidente infantil.

Por incrível que possa parecer, houve um tempo o qual o uso de bebê conforto, cadeirinha ou assento de elevação não existia, crianças menores de idade andavam em veículos sem as medidas de proteção necessárias, sentadas nos colos ou deitadas nos braços de adultos.

 

lei da cadeirinha

 

Mas o ano de 2010 veio para mudar esta realidade, a partir do mês de setembro daquele ano, foi estipulada a lei da cadeirinha, que fala da obrigatoriedade do uso da cadeira especializada para crianças.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, após um ano da chegada da lei, houve a redução de mais de 40% das mortes de crianças com até sete anos de idade, em acidentes de carro no Brasil. O uso correto da cadeirinha pode reduzir o risco de morte em 70% e o de hospitalização em 69%.

Segundo o Detran:

  • Crianças de até um ano de idade deverão ser transportadas no equipamento denominado conversível ou bebê conforto
  • Crianças entre um e quatro anos em cadeirinhas e de quatro a sete anos e meio em assentos de elevação.
  • As crianças menores de dez anos devem ser transportadas no banco traseiro dos veículos utilizando equipamentos de retenção.
  • No caso da quantidade de crianças com idade inferior a dez anos exceder a capacidade de lotação do banco traseiro é permitido o transporte da criança de maior estatura no banco dianteiro, desde que utilize o dispositivo de retenção.

Veja outras regras em: http://goo.gl/5P5FXP

 

banner-ebook-direcao-defensiva

 

A multa para o motorista que for flagrado em desacordo com a lei é de R$ 191,54, podendo ganhar sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), outra punição seria a retenção do veículo até que o motorista esteja regularizado com a lei.

É importante ressaltar que a regra também vale para os veículos escolares! Crianças com até sete anos e meio de idade devem utilizar do dispositivo de retenção adequado para o transporte seguro.

A prática da lei da cadeirinha se aplica a um dos elementos principais da Direção Defensiva, o elemento do conhecimento, saber as leis do trânsito e as medidas de segurança contribui para a prevenção de acidentes e mortes no trânsito, portanto fique sempre ligado nas leis e nas respectivas atualizações.

CURSO-DIRECAO-DEFENSIVA

Você também irá gostar

  • Especial: A ergonomia muito além de seu conceito

    Especial: A ergonomia muito além de seu conceito

    A ergonomia pode ser definida de acordo com o dicionário Aurélio como a “ciência que visa à organização metódica do trabalho em função do fim proposto e das relações entre homem e a máquina” (Aurélio, p. 298, 2010). Desta forma, pensando na maior produtividade do trabalhador e em seu bem-estar, uma das atribuições do Técnico […]

  • O que é preciso saber sobre Legislação Trabalhista e Previdenciária em SST?

    O que é preciso saber sobre Legislação Trabalhista e Previdenciária em SST?

    Olá, no post de hoje iremos abordar um tema muito importante para todos os envolvidos na área de SST: A legislação trabalhista e previdenciária. A intenção deste post é apresentar de maneira simplificada os conceitos do acidente de trabalho nos termos legal e prevencionista e como ficará o envio dos dados do acidente com o […]

  • Por que o mês de Maio é Amarelo?

    Por que o mês de Maio é Amarelo?

    Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para a redução dos acidentes de trânsito e que surgiu com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.  A ideia é mobilizar os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações […]