Cursos online: 6 dicas para aumentar a retenção dos alunos

  • 18 visualizações

Um dos maiores desafios de gestores de RH, de treinamento e desenvolvimento, quanto a cursos na modalidade online é como aumentar a retenção dos alunos e garantir que todos tenham o mesmo aproveitamento quanto em cursos presenciais.

Separamos aqui seis dicas para que os alunos possam aproveitar ao máximo a realização de cursos online. Confira!

1. Determine prazos para a realização dos cursos online

Em cursos na modalidade presencial, os alunos possuem dias e horários determinados para comparecerem as aulas, isso aumenta a responsabilidade e faz com que o curso seja completado em um curto espaço de tempo.

Já em cursos online, por permitir uma maior flexibilidade devido aos cursos ficarem sempre disponíveis, muitos gestores acabam não definindo prazos, e os alunos quando possuem muita liberdade, acabam por muitas vezes procrastinando. A dica aqui é determinar um prazo um pouco maior do que seria necessário em um curso presencial, por exemplo, se o curso presencial fosse realizado em 5 dias corridos de 8h diárias, na modalidade online a empresa pode dar um prazo de 20 dias corridos.

 

cursos-online-determine-prazos

 

2. Monitore constantemente o progresso dos alunos

Depois de definir os prazos para a realização dos cursos, é muito importante que os gestores responsáveis pelo andamento do curso, monitorem constantemente o progresso dos alunos, no caso da plataforma da Beta Educação isto pode ser feito pelo próprio gestor, já que a plataforma permite o monitoramento em tempo real, mas também pode ser feito em conjunto com a empresa fornecedora de curso.

 

cursos-online-monitore-os-alunos

 

A dica aqui é monitorar a cada cinco dias o progresso dos alunos, e fazer um contato com os alunos que ainda não iniciaram os cursos após o quinto dia. Isso pode trazer feedbacks sobre o porque o aluno não iniciou ainda, muitas vezes pode ser falta de comunicação, falta de local ou conexão para realização, ou alguma dificuldade do aluno com a plataforma.

3. Permita a troca de experiências

Uma dúvida constante entre os gestores é se os alunos terão a mesma troca de experiência que teriam em uma sala de aula por exemplo, onde todos os alunos estão próximos um do outro.

A verdade é que mesmo através de cursos online, os alunos podem ter a mesma troca de experiência, e talvez até a consigam em um nível maior, já que muitas vezes o aluno pode ter contato com outros colegas que estão em outras unidades da empresa.
Neste caso deve tanto o gestor quanto a plataforma deve permitir a interação, no caso da plataforma, fóruns de discussão e chats podem permitir essa troca, quanto aos gestores, a dica é conseguir uma sala de informática que possa ser compartilhada entre os alunos do curso, para que aja troca de informações.

 

cursos-online-forum-discussao

 

4. Proporcione infraestrutura adequada

Para que o curso na modalidade online possa ser aplicado, os alunos no mínimo devem ter acesso a computadores e internet com uma velocidade considerável para navegabilidade entre o curso. A capacidade necessária de banda de internet depende da plataforma de cursos, no caso da Beta Educação os conteúdos são otimizados para que funcionem até em uma conexão de 3g.

Proporcionar a infraestrutura adequada já deve fazer parte do planejamento da realização dos cursos e não deve ser uma responsabilidade do aluno.

Em cursos normativos obrigatórios, as NRS (Veja todas as NR aqui) a empresa além de fornecer a infraestrutura, deve também garantir que o curso seja feito em horário de trabalho.

 

cursos-online-infraestrutura

 

5. Motive os alunos

Essa responsabilidade deve ser dividida entre os gestores e a empresa fornecedora do treinamento. A motivação pode passar por vários pontos, como um conteúdo de qualidade que prenda atenção do aluno, uma plataforma com fácil navegação, a possibilidade de interação com outros alunos e o aprendizado adquirido ao longo do curso.
Por parte dos gestores, a responsabilidade de passar a conscientização da importância do ensino para a vida ou para a carreira do aluno, desenvolver programas de recompensas também é uma dica que funciona muito bem.

 

cursos-online-motivacao-dos-alunos

 

Em treinamentos normativos obrigatórios (NRs), motivar os alunos pode ser uma tarefa muito difícil para os gestores, já que muitos cursos devem ser renovados anualmente. A dica aqui é mostrar aos alunos que vão participar das renovações que o treinamento online vai permitir uma flexibilidade e um tempo de conclusão muito mais curto, do que seria em uma aula presencial.

6. Faça uma análise ao final do prazo

Lembra que falamos na primeira dica sobre a importância da definição de prazos para a realização dos cursos online? Este é um dos motivos, já que se o curso ficar sem prazo de realização, o gestor fica sem norte de quando deve avaliar o desempenho dos alunos e coletar feedbacks sobre o curso.

A dica aqui é, depois de fechado o prazo de realização do curso, o gestor deve mensurar quantos iniciaram e quantos foram aprovados no curso, gerando assim um índice de alunos aprovados. É muito importante também, coletar através de um formulário, informações sobre a avaliação dos alunos quanto ao conteúdo estudado, quanto a dificuldades que tiveram com a plataforma e se recomendariam o curso a colegas. Essa avaliação permite ao gestor uma noção dos desafios e qualidade ofertada pela instituição.

cursos-online-faca-analise

 

Essas dicas são baseadas em nossa experiência com os mais de 10 mil alunos e 500 empresas que já passaram pela Beta Educação. Você tem outras sugestões? Que tal compartilhar conosco?