Treinamento em espaço confinado, o que acontece na prática?

4 de dezembro de 2017

Aprovada pela Portaria do MTE n°202/06, a norma regulamentadora n°33 trata da segurança e saúde nos trabalhos em espaços confinados. Acompanhe nesse post como o treinamento em espaço confinado é ministrado na prática:

Espaços confinados: norma regulamentadora n°33

espaço confinado é:

“33.1.2 qualquer área ou ambiente não projetado para ocupação humana contínua, que possua meios limitados de entrada e saída, cuja ventilação existente é insuficiente para remover contaminantes ou onde possa existir a deficiência ou enriquecimento de oxigênio”

É de responsabilidade do empregador providenciar o treinamento em espaço confinado NR-33 aos trabalhadores submetidos a atividades laborais que apresentem ambientes limitados.

O item 33.2.1 da norma regulamentadora n°33 ressalta essa responsabilidade:

“Cabe ao Empregador:

d) implementar a gestão em segurança e saúde no trabalho em espaços confinados, por medidas técnicas de prevenção, administrativas, pessoais e de emergência e salvamento, de forma a garantir permanentemente ambientes com condições adequadas de trabalho;”

Vale lembrar que a responsabilidade não é apenas do empregador, mas dos próprios trabalhadores, todos devem ter consciência dos riscos que os trabalhos em espaços confinados podem apresentar.

“33.2.2 Cabe aos Trabalhadores:

a) colaborar com a empresa no cumprimento desta NR;

d) cumprir os procedimentos e orientações recebidos nos treinamentos com relação aos espaços confinados.”

Treinamento em espaço confinado da NR-33 na prática

O treinamento em espaço confinado prático acontece nas próprias empresas, para que o curso ocorra, alguns requisitos precisam ser cumpridos:

  • dispor de local adequado;
  • oferecer equipamentos de seguranças para demonstração durante o treinamento;
  • contratar empresa especializada em treinamentos de NR’s.

O treinamento é composto pela parte teórica e pela parte prática. O instrutor trabalha primeiramente a teoria, como o treinamento se desenvolve, requisitos, equipamentos, tipos de trabalhos e tudo que envolva trabalhos em espaços confinados.

Já no treinamento em espaço confinado prático, o instrutor demonstra simulando os procedimentos que envolvem a norma regulamentadora n°33, os trabalhadores tem a oportunidade de reproduzir situações onde a aplicação da norma é exigida.

Treinamento nas empresas

A empresa Omega Energia, preferiu realizar os treinamentos práticos de várias NR’s, vejamos como foi o treinamento em espaço confinado que ocorreu no mês de Novembro.

Os treinamentos ocorreram nas cidades de Monjolos e Ipanema, ambas do estado de Minas Gerais, os instrutores da Beta Educação se deslocaram até essas cidades para o treinamento prático da NR-33.

Treinamento NR-33
Treinamento NR-33  – Ipanema – Instrutor Everton Marcelo

 

Fotos-Omega-NR-33-Monjolos
Treinamento NR-33  – Monjolos – Instrutor Antonio Gomes Filho

O treinamento em espaço confinado – NR33, é obrigatório para qualquer atividade que exponha o trabalhador em situações de risco. Pensando nisso, a Beta Educação oferece o curso online da NR-33. Mas se o interesse for no treinamento prático, entre em contato com a Beta Educação!

Você também irá gostar

  • Especial: A ergonomia muito além de seu conceito

    Especial: A ergonomia muito além de seu conceito

    A ergonomia pode ser definida de acordo com o dicionário Aurélio como a “ciência que visa à organização metódica do trabalho em função do fim proposto e das relações entre homem e a máquina” (Aurélio, p. 298, 2010). Desta forma, pensando na maior produtividade do trabalhador e em seu bem-estar, uma das atribuições do Técnico […]

  • O que é preciso saber sobre Legislação Trabalhista e Previdenciária em SST?

    O que é preciso saber sobre Legislação Trabalhista e Previdenciária em SST?

    Olá, no post de hoje iremos abordar um tema muito importante para todos os envolvidos na área de SST: A legislação trabalhista e previdenciária. A intenção deste post é apresentar de maneira simplificada os conceitos do acidente de trabalho nos termos legal e prevencionista e como ficará o envio dos dados do acidente com o […]

  • Por que o mês de Maio é Amarelo?

    Por que o mês de Maio é Amarelo?

    Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para a redução dos acidentes de trânsito e que surgiu com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.  A ideia é mobilizar os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações […]