Segurança no Trabalho: 6 cursos para oferecer a seus funcionários

  • 54 visualizações

Oferecer cursos sobre segurança no trabalho para o quadro de funcionários de uma empresa é uma das maneiras de garantir a qualidade da execução das tarefas que serão empenhadas, bem como manter a saúde e bem estar de todo o ambiente laboral.

Os cursos de segurança no trabalho proporcionam crescimento profissional e técnico aos empregados, além de oferecerem métodos para que eles reconheçam os possíveis riscos à saúde e integridade física de toda a instituição.

A participação em cursos e treinamentos sobre segurança também é exigência do Ministério do Trabalho e Emprego para determinados cargos e funções ou para a realização de atividades específicas.

Pensando nisso, separamos seis cursos que você pode oferecer a seus funcionários para a segurança física e psicológica no trabalho:

  • Curso NR-10 Básico: Obrigatório para profissionais que trabalham direta ou indiretamente com eletricidade, o curso atende as exigências da Norma Regulamentadora nº 10 do Ministério do Trabalho e Emprego, que estabelece regras para o controle e segurança dos trabalhadores que integram instalações elétricas e serviços com eletricidade. A validade da preparação é de dois anos e, logo após o vencimento, o empregado deverá fazer o curso de reciclagem para novas atualizações.
  • Curso da CIPA: Esse tem a finalidade de preparar os integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e funcionários indicados pelo empregador sobre a Norma Regulamentadora (NR-5) da Portaria 3.214 do Ministério do Trabalho e Emprego, bem como sobre temas relacionados à Segurança do Trabalho, identificação dos riscos e doenças ocupacionais.
  • Curso do SEP – Sistema Elétrico de Potência: O curso é destinado aos profissionais da área elétrica, de saúde e segurança do trabalho e gestores de risco. Tem o objetivo de preparar o trabalhador para atender às solicitações de serviços em sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia e intervenções de alta tensão, identificando os riscos para garantir a integridade física das pessoas, das instalações e do meio ambiente. Um dos requisitos para participar da preparação é ter finalizado o curso NR-10 Básico.
  • Curso NR-20 (Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis): Destinado aos trabalhadores expostos a líquidos inflamáveis e combustíveis, a especialização prepara os profissionais sobre a Norma Regulamentadora nº 20 do Ministério do Trabalho, que indica os requisitos mínimos para a gestão da segurança e saúde no trabalho contra os fatores que risco que envolvem as atividades de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis.
  • Gestão da Cultura de Segurança do Trabalho:  O objetivo do curso de Gestão da Cultura de Segurança é conscientizar e promover técnicas de gestão e administração aplicadas a segurança do trabalho afim de promover um ambiente mais seguro nas empresas.
  • NR-35 – Trabalhos em Altura: A NR-35 determina as condições mínimas e os requisitos de proteção para o trabalho em altura, desde o planejamento, organização e execução, para a garantia da segurança e saúde dos trabalhadores envolvidos na atividade. O curso tem o objetivo de qualificar o responsável para atuar com segurança em atividades acima de dois metros do chão, obedecendo as regras e normas para a segurança das pessoas envolvidas e afetadas pela realização da tarefa. O treinamento deve ser realizado a cada dois anos, com carga horária mínima de 8 horas, conforme o conteúdo programático definido pelo empregador.

Saiba tambem: ”Solução EAD: Saiba 4 vantagens de ter ela em sua empresa”