7 Dicas de segurança no local de trabalho

Qualquer pessoa que administre uma empresa sabe a importância da segurança no local de trabalho. Ninguém quer que alguém se machuque no trabalho, certo? Manter os ambientes limpos e seguros para os funcionários é o básico de toda empresa. Essa segurança no local de trabalho é importante e previne muitos acidentes.

O empregador deve se guiar pelas Normas Regulamentadoras (NRs) para manter os funcionários em segurança. Elas devem ser respeitadas, caso contrário a empresa poderá pagar multa. 

Todo empresário precisa cumprir com esses requisitos legais para garantir que um local de trabalho seja seguro para todos ─ de funcionários a clientes, visitantes, contratados, voluntários e até fornecedores.

Além de cumprir os requisitos legais, a segurança no local de trabalho também é fundamental para o sucesso a longo prazo de qualquer negócio. Um local de trabalho seguro ajuda a:

  • reter funcionários;
  • maximizar a produtividade;
  • minimizar ferimentos e doenças dos funcionários;
  • minimizar afastamentos e absenteísmo;
  • reduzir os custos de lesões e compensação dos trabalhadores;
  • cumprir responsabilidades legais e obrigações dos funcionários.

Neste artigo, listamos 7 dicas de como manter a segurança no local de trabalho. Assim, seus funcionários ficam seguros e sua empresa ficará dentro da lei.

1. Mantenha todos os cantos limpos, organizados e sem desordem

Escorregões e tropeços são geralmente causados ​​por objetos espalhados ou derramados no chão. Certifique-se que seu local de trabalho esteja sempre limpo e fresco. Mantenha os corredores limpos, organizados e em ordem para garantir que nada atrapalhe quem está trabalhando.

Esta é a maneira mais direta de proporcionar segurança aos funcionários, pois a bagunça influencia negativamente no local de trabalho. No entanto, existe outra maneira mais indireta.

O estresse reduz as habilidades cognitivas das pessoas. Isso significa que os funcionários estressados ​​serão mais descuidados, mais propensos a erros, acidentes e diminuição da produtividade. Então, proporcione um ambiente de trabalho bacana para que os funcionários se sintam bem no dia a dia da empresa.

segurança no local de trabalho

2. Armazene combustíveis de forma adequada

Quando não armazenados adequadamente, os combustíveis apresentam sérios riscos de incêndio. Eles podem colocar a segurança de todos em risco. Verifique se esses materiais estão armazenados em áreas com ventilação adequada.

Quaisquer derramamentos ou respingos feitos durante o trabalho com esse tipo de material devem ser limpos imediatamente.

Essas são apenas dicas de segurança. Todo local de trabalho que lida com materiais inflamáveis ​​e combustíveis precisa fazê-lo de acordo com as Normas Regulamentadoras, principalmente a NR-20 que fala sobre os cuidados com os combustíveis e inflamáveis.

3. Garanta o treinamento adequado ao manusear equipamentos ou máquinas

Qualquer funcionário encarregado de lidar com as ferramentas, equipamentos ou máquinas deve passar primeiro pelo treinamento adequado. Quem não é treinado nunca deve ser designado para lidar com máquinas pesadas e deve ficar longe delas.

O treinamento simples não é suficiente para realizar trabalhos de alto risco envolvendo equipamentos e máquinas pesadas. Seus funcionários precisam ter licença apropriada para trabalhar em determinadas condições e manusear certas máquinas e/ou equipamentos. Além disso, uma vez adquirida, essa licença não é para sempre e precisa ser renovada.

4. Forneça roupas adequadas para as tarefas

Os funcionários que usarão ferramentas elétricas devem usar roupas de trabalho adequadas ao operar essas máquinas. Peça que usem os sapatos e Equipamentos de Proteção Individual (EPI) adequados para a tarefa. Use apenas luvas que se encaixem corretamente e sejam apropriadas para a determinada tarefa.

Diferentes tipos de indústrias exigem diferentes uniformes e equipamentos de proteção.

Por exemplo, o pessoal da saúde precisa de uniformes que os impeçam de serem contaminados com as bactérias, permitindo que se movam confortavelmente.

O vestuário de trabalho industrial, por outro lado, precisa fornecer proteção UV, proteção contra incêndio e outros perigos. Obviamente, tudo depende do tipo de trabalho. 

5. Fornecer treinamento em primeiros socorros

Fornecer aos seus funcionários um treinamento de primeiros socorros ajuda bastante na segurança e na maneira prática de lidar com emergências. Além do treinamento, é importante ter em sua empresa um kit de primeiros socorros com os principais remédios e suprimentos necessários para lidar com as situações mais comuns encontradas no trabalho.

O primeiro passo para criar um ambiente de trabalho mais seguro é obter uma avaliação de risco profissional no local de trabalho. Isso identificará todos os riscos potenciais que espreitam no seu local de trabalho. Feito isso, você pode continuar e tomar todas as precauções necessárias.

Aliás, se sua empresa tem mais de 20 funcionários ela é obrigada a criar uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), para identificar possíveis riscos de segurança de trabalho e criar soluções para essas questões.

6. Implementar procedimentos de emergência

Infelizmente, emergências não se anunciam. No Brasil, você pode esperar inundações e incêndios, por exemplo. Você precisa estar preparado para garantir a segurança de seus negócios, funcionários e visitantes.

Para que isso aconteça, você precisa ter alguns procedimentos já implementados se ocorrer uma emergência:

  • primeiro, você precisa fazer o possível para antecipar desastres naturais e emergências semelhantes;
  • verifique se o seu seguro está sob controle;
  • identifique riscos para o seu negócio;
  • identifique pontos cruciais para o seu negócio e como protegê-los;
  • crie um plano de gerenciamento de emergência.

7. Garanta ergonomia no local de trabalho

Considere colocar móveis e equipamentos projetados ergonomicamente em seu local de trabalho. Também é melhor reorganizar a área de trabalho e garantir que tudo esteja ao seu alcance para evitar quedas e outros acidentes ao buscar coisas.

Quando se trata de escritórios, verifique se todos têm uma estação de trabalho adequada. Isso inclui um bom computador, uma excelente mesa e cadeira e luz suficiente para o funcionário trabalhar bem.

Por outro lado, um barista que fica o dia inteiro precisará de um bom tapete antifadiga para ajudá-lo a lidar com dores nas costas e nas articulações. Ele também precisará de um balcão com altura apropriada e aparelhos que funcionem bem.

Em outras palavras, certifique-se sobre o que pode ser ajustado para evitar tensões desnecessárias e má postura dos funcionários.

Estas são apenas algumas dicas para se manter a segurança no local de trabalho. Além delas, é importante informar os novos funcionários dos possíveis riscos no local de trabalho, mostre a eles onde está o kit de primeiros socorros e o que é preciso fazer se algum acidente acontecer. 

Outro ponto importante é manter as ferramentas e máquinas em bom estado de funcionamento. Por isso, certifique se elas precisam ser consertadas. Faça essa checagem regularmente. 

Garantir a segurança no local de trabalho é dever do empregador. Então, faça a sua parte e tenha profissionais trabalhando felizes e seguros.

Convidamos você a conhecer nosso curso CIPA, que possibilita você estudar de onde estiver e na hora que quiser.

Deixe seu comentário