Saiba como implementar o treinamento remoto em sua empresa

A forma como trabalhamos mudou e continua mudando. As pessoas estão realizando suas funções remotamente, sendo partes ativas de sua equipe, não importa onde estejam.

Com essa mudança, o treinamento presencial tradicional não se encaixa mais nesse novo modelo de trabalho. Além de ser restritivo e caro, não funciona para as empresas modernas. É aqui que entra o aprendizado remoto. 

O treinamento remoto dá à sua organização o poder de treinar todos os membros da equipe, independentemente da localização, seja em um de seus escritórios espalhados pelo mundo ou no home office. 

O que é aprendizagem remota? 

O aprendizado à distância, também conhecido como aprendizado remoto, dá aos alunos, que não estão em um local físico para realizar a educação presencial, acesso a materiais de treinamento online.

Tornou-se um método de treinamento obrigatório para empresas em crescimento, pois permite treinar todos os funcionários nos tópicos necessários, independentemente da localização. E, graças a soluções de treinamento como o LMS (Sistema de Gestão de Aprendizagem), é simples para as organizações implementarem. 

Nós da Beta Educação temos diversos cursos online sobre segurança do trabalho.

Como executar um programa de aprendizado remoto impactante

Embora o aprendizado remoto tenha suas vantagens ─ custo, eficiência, conveniência ─ é uma forma de aprendizado que precisa ser considerada antes e durante a implementação.

1. Ofereça uma experiência de aprendizagem combinada

No treinamento presencial, há outros funcionários e instrutores numa mesma sala, é uma atividade em grupo. Para superar essa desconexão que acontece no treinamento online, experimente o aprendizado combinado.

Oferecendo o melhor dos dois mundos, ele pega métodos de treinamento tradicionais e os mistura com técnicas modernas online. A aprendizagem presencial pode ser adaptada e substituída por webinars. Isso significa que sua empresa pode alcançar todos os alunos remotos, ao mesmo tempo que oferece uma experiência de aprendizagem interativa. 

Seus funcionários podem fazer perguntas, conversar uns com os outros (se desejar) e os instrutores podem dar feedback instantâneo e responder a perguntas. É a combinação perfeita de antigas e novas técnicas de treinamento.

treinamento remoto

2. Pense em acessibilidade

Quando os alunos estão fora do escritório há uma certa quantidade de controle que o treinador perde. Como, por exemplo, o dispositivo em que seu funcionário treina. Dependendo da localização, o método preferido de treinamento pode ser pelo celular. Portanto, ao criar sua estratégia de aprendizado remoto, mantenha isso em mente. 

A aprendizagem otimizada para dispositivos móveis tem dois aspectos que você precisa estar ciente. 

Em primeiro lugar, o sistema de gerenciamento de aprendizagem que sua organização usa. Portanto, ao investir em uma solução, verifique se ela é responsiva. O ideal é que você precise de um LMS que funcione em um navegador de um dispositivo móvel ou tablet ou que tenha seu próprio aplicativo iOS ou Android.

Em segundo lugar, seu conteúdo também precisa ser adequado para dispositivos móveis. Projetando-o com a ajuda de uma ferramenta para essa finalidade ou apenas mantendo seus cursos curtos e fáceis de entender. Isso torna todo o processo de treinamento mais acessível e amigável ao aluno.

3. Mantenha os alunos envolvidos

Um instrutor não está presente para encorajar o aluno, o que significa que muitas vezes cabe ao funcionário escolher quando treinar. Novamente, é essencial ter um ótimo LMS pode resolver quaisquer problemas com o envolvimento de aprendizagem remota. 

Um dos recursos mais eficazes para incentivar o treinamento são as notificações. Elas são simples de configurar, então, quando um aluno está inscrito em um curso, ele recebe uma notificação por e-mail dizendo “Ei, é hora de treinar”. Então, você pode optar por enviar e-mails de lembrete que reiteram as datas de vencimento iminentes e solicitam aos alunos que concluam seus cursos.

Conduzir os alunos ao seu LMS para treinar também não precisa ser uma tarefa árdua. Com a gamificação, o treinamento pode ser uma experiência envolvente e agradável para seus funcionários remotos. Eles podem ganhar pontos, subir de nível, ganhar distintivos e até competir em uma tabela de classificação para ver quem é o melhor aluno. 

Algum trabalho também precisa ser feito pelos instrutores da sua organização. Seja por meio de uma ligação rápida no Slack ou por meio do seu LMS, os instrutores precisam oferecer feedback e estimular uma cultura de aprendizagem remota em cada etapa do treinamento.

treinamento remoto

4. Torne-o social

Mencionamos acima que os funcionários que realizam aprendizagem remota podem se sentir isolados. Embora nem sempre seja uma coisa ruim, ainda é uma boa ideia criar um ambiente de aprendizagem mais social para que os funcionários possam compartilhar suas experiências e aprender uns com os outros.

Existem algumas maneiras de tornar o aprendizado remoto mais social ─ um canal no Slack dedicado, reuniões breves semanais, um fórum e assim por diante. Falando especificamente dos fóruns, você pode tornar o aprendizado um ponto de discussão. Seus funcionários podem interagir com seus instrutores e outros membros da equipe, fazer perguntas sobre treinamento e compartilhar recursos. Tudo isso torna o aprendizado online uma experiência mais social. 

Você está procurando implementar o aprendizado remoto em sua empresa? Entre em contato conosco. Temos vários treinamentos online que você pode adquirir e oferecer aos seus funcionários.

Texto traduzido e adaptado de LearnUpon

Deixe seu comentário