Riscos no escritório e dicas para evitar acidentes

Riscos no escritório, quando o assunto “segurança do trabalho” é abordado, logo imaginamos um canteiro de obras, trabalhadores com capacetes, não é mesmo?

Por muitas vezes esquecemos que nos bastidores desse cenário, há um grupo trabalhando para que tudo isso aconteça: o pessoal do escritório.

Riscos no escritório: dicas para implantar e tornar esse ambiente administrativo adequado e seguro para trabalhar.

Será que o seu escritório está realmente seguro?

Os riscos de acidentes podem acontecer, inclusive, em locais supostamente seguros, pois os acidentes não acontecem apenas com máquinas e equipamentos pesados, um simples escorregão pode ser caracterizado como acidente de trabalho.

Ambientes desorganizados e sem estrutura adequada podem esconder perigos e o risco de acontecer algo mais grave tendem a aumentar.

Medidas e práticas preventivas podem evitar esses acidentes, essas práticas devem fazer parte do dia a dia, visando sempre a saúde e segurança desses trabalhadores.

Quedas

Um espaço desorganizado com obstáculos aumentam as chances de sofrer quedas, equipamentos ou material de escritório espalhados contribuem para que ocorra um acidente.

Mantenha o ambiente em ordem e procure locais adequados para guardar o material.

Portas e corredores

Devem sempre estar livres, nunca colocar caixas ou arquivos próximos a esses lugares, isso evita lesões por meio das batidas ou escoriações caso necessite sair rapidamente do ambiente.

Pontos cegos

Engana-se quem acredita que o ponto cego diz respeito apenas a direção veicular.

Ambientes com muitos corredores podem apresentar pontos cegos ao se deslocar de um para outro, você pode encontrar uma parede ou até mesmo um extintor e acabar batendo a cabeça por exemplo.

Uma solução é a instalação de espelhos nas interseções e locais onde podem ocorrer essas colisões.

Pisos e escadas

Um ambiente seguro pode estar associado a um belo design no que diz respeito ao material e a estrutura de pisos e escadas, não esquecendo nunca que esse locais podem apresentar riscos.

Portanto o uso de fitas antiderrapantes são uma solução para evitar resvalos ou tombos.

Armazenagem de material e arquivos

As chances de algo cair na cabeça quando o objeto estiver em altura elevada são grandes caso não tenha uma prática de armazenamento adequado.

Sempre coloque pastas ou materiais mais pesados nas partes inferiores dos armários, isso evita um esforço desnecessário e um hematoma.

Vale ressaltar que as orientações sobre riscos no escritório devem partir de um profissional qualificado com conhecimento no assunto.

A segurança não restringe a locais nem funções, todos devem participar e adotar medidas que evitem acidentes .

Lembrando sempre que a comunicação tem um papel muito importante, por isso sempre informar quando algo está irregular

2 respostas para “Riscos no escritório e dicas para evitar acidentes”

  1. Avatar de Altamiro Divino de OLiveira
    Altamiro Divino de OLiveira

    Muito bom material, parabéns aos idealizadores.
    Muito obrigado por disponibilizar.

  2. boa noite vcs podem me ajudar
    como identificar nesta imagem os riscos e definir os parâmetros de segurança
    sinalização, equipamento de proteção individual e coletivo,

    att Simoni

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