Riscos no escritório e dicas para evitar acidentes

9 de fevereiro de 2018

Riscos no escritório, quando o assunto “segurança do trabalho” é abordado, logo imaginamos um canteiro de obras, trabalhadores com capacetes, não é mesmo?

Por muitas vezes esquecemos que nos bastidores desse cenário, há um grupo trabalhando para que tudo isso aconteça: o pessoal do escritório.

Riscos no escritório: dicas para implantar e tornar esse ambiente administrativo adequado e seguro para trabalhar.

Os riscos de acidentes podem acontecer, inclusive, em locais supostamente seguros, pois os acidentes não acontecem apenas com máquinas e equipamentos pesados, um simples escorregão pode ser caracterizado como acidente de trabalho.Riscos no escritório

Ambientes desorganizados e sem estrutura adequada podem esconder perigos e o risco de acontecer algo mais grave tendem a aumentar.

Medidas e práticas preventivas podem evitar esses acidentes, essas práticas devem fazer parte do dia a dia, visando sempre a saúde e segurança desses trabalhadores.

Quedas

Um espaço desorganizado com obstáculos aumentam as chances de sofrer quedas, equipamentos ou material de escritório espalhados contribuem para que ocorra um acidente.

Mantenha o ambiente em ordem e procure locais adequados para guardar o material.

Portas e corredores

Devem sempre estar livres, nunca colocar caixas ou arquivos próximos a esses lugares, isso evita lesões por meio das batidas ou escoriações caso necessite sair rapidamente do ambiente.

Pontos cegos

Engana-se quem acredita que o ponto cego diz respeito apenas a direção veicular.

Ambientes com muitos corredores podem apresentar pontos cegos ao se deslocar de um para outro, você pode encontrar uma parede ou até mesmo um extintor e acabar batendo a cabeça por exemplo.

Uma solução é a instalação de espelhos nas interseções e locais onde podem ocorrer essas colisões.

Pisos e escadas

Um ambiente seguro pode estar associado a um belo design no que diz respeito ao material e a estrutura de pisos e escadas, não esquecendo nunca que esse locais podem apresentar riscos.

Portanto o uso de fitas antiderrapantes são uma solução para evitar resvalos ou tombos.

Armazenagem de material e arquivos

As chances de algo cair na cabeça quando o objeto estiver em altura elevada são grandes caso não tenha uma prática de armazenamento adequado.

Sempre coloque pastas ou materiais mais pesados nas partes inferiores dos armários, isso evita um esforço desnecessário e um hematoma.

Riscos no escritório

Vale ressaltar que as orientações sobre riscos no escritório devem partir de um profissional qualificado com conhecimento no assunto.

A segurança não restringe a locais nem funções, todos devem participar e adotar medidas que evitem acidentes .

Lembrando sempre que a comunicação tem um papel muito importante, por isso sempre informar quando algo está irregular

Você também irá gostar

  • Especial: A ergonomia muito além de seu conceito

    Especial: A ergonomia muito além de seu conceito

    A ergonomia pode ser definida de acordo com o dicionário Aurélio como a “ciência que visa à organização metódica do trabalho em função do fim proposto e das relações entre homem e a máquina” (Aurélio, p. 298, 2010). Desta forma, pensando na maior produtividade do trabalhador e em seu bem-estar, uma das atribuições do Técnico […]

  • O que é preciso saber sobre Legislação Trabalhista e Previdenciária em SST?

    O que é preciso saber sobre Legislação Trabalhista e Previdenciária em SST?

    Olá, no post de hoje iremos abordar um tema muito importante para todos os envolvidos na área de SST: A legislação trabalhista e previdenciária. A intenção deste post é apresentar de maneira simplificada os conceitos do acidente de trabalho nos termos legal e prevencionista e como ficará o envio dos dados do acidente com o […]

  • Por que o mês de Maio é Amarelo?

    Por que o mês de Maio é Amarelo?

    Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para a redução dos acidentes de trânsito e que surgiu com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.  A ideia é mobilizar os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações […]