Quando usar o treinamento online com os funcionários?

Se você é responsável pela parte financeira dedicada ao treinamento da sua empresa, é importante garantir que os programas de aprendizagem que estão em ação sejam eficazes e eficientes em termos de ROI (retorno sobre o investimento)

Se você sabe quando usar o e-Learning, ponto para você e a empresa em que trabalha! À medida que o eLearning ganha destaque, também surgem empresas que não sabem quando usar essa ferramenta. Neste artigo, listamos cinco ocasiões para usar o e-Learning e alguns casos em que pode ser melhor recorrer a outras ferramentas de treinamento.

Quais são os benefícios do e-Learning?

Os benefícios do e-Learning para sua empresa são claros. Esse sistema pode proporcionar economia, aumentar o conhecimento dos funcionários e, por consequência, proporcionar inovações nos processos internos. Além disso, o e-Learning também é:

  • mensurável: o software de gerenciamento de aprendizagem pode rastrear metas e objetivos para produzir resultados mensuráveis;
  • escalável: quando sua equipe se expande, seu e-Learning também se expande;
  • envolvente: as ferramentas presentes neles geram motivação nos alunos para continuarem aprendendo.

Um dos principais benefícios do e-Learning é sua personalização ágil. Já se foram os dias do modo de treinamento “leia-um-capítulo-faça-o-teste”. Você tem opções de e-Learning que incluem:

  • gamificação;
  • microlearning;
  • aprendizado híbrido;
  • ensino online.

O formato adequado para você dependerá dos objetivos da sua empresa, bem como de quais são os funcionários que irão utilizar o sistema.

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Quando usar o e-Learning: 5 exemplos

Se você estiver considerando um novo programa de aprendizado em sua empresa e se perguntando se deve usar o e-Learning em vez de treinamentos conduzidos por instrutor de forma presencial, aqui estão cinco exemplos em que o e-Learning é provavelmente sua melhor opção.

1. Quando você tem funcionários trabalhando remotamente

Com funcionários em trabalho remoto, fica inviável reuni-los presencialmente para fazer um curso ou treinamento. Além do gasto com passagens e hospedagem, pode ser que o próprio funcionário não queira passar por todo o estresse da viagem. Nesse caso, o e-Learning é uma ótima escolha.

Em muitos casos, escolher entre o treinamento presencial e o eLearning pode ser desafiador, especialmente se sua empresa optou por treinamento presencial para seus funcionários remotos no passado.

Porém, analisando as ferramentas disponíveis atualmente e os gastos, o treinamento remoto é a melhor escolha. É claro que a cada uma certa frequência de tempo é possível reunir toda a equipe para treinamentos que precisam ser presenciais. Mas em sua maioria, prefira o online.

2. Quando toda a sua empresa precisa aprender as mesmas informações

Se você está em uma empresa há algum tempo, já deve ter participado de uma dessas reuniões em que toda a empresa se reúne para receber informações que são cruciais, mas que poderiam ter sido entregues de forma mais eficiente (e igualmente eficaz) em outro formato.

Se as informações que você está fornecendo são padronizadas para funcionários em todos os níveis da empresa (ou seja, regulamentos, informações sobre produtos ou procedimentos para relatórios), o e-Learning pode agilizar o processo e fornecer informações de forma eficaz, eficiente e acessível.

3. Quando você está treinando fornecedores ou terceirizados

Os fornecedores ou contratados precisam estar em sincronia com seus processos de licitação, relatórios e outros aspectos cruciais de seu trabalho com sua empresa. Como esse tipo de trabalhador geralmente está fora do local (e não é formalmente um funcionário), você precisa de uma forma de treinamento que não exija sua presença física, mas ainda forneça informações sobre o que eles precisam saber.

Usar o e-Learning para treinar fornecedores ou terceirizados também os mantém atualizados sobre novos produtos, projetos e atualizações mais rapidamente do que os treinamentos tradicionais.

4. Quando você precisa de integração consistente e eficaz de funcionários 

A integração de um novo funcionário pode ser cara em termos de tempo e dinheiro. Por isso, é importante que a integração da sua empresa seja consistente e eficaz.

Um curso de e-learning cuidadosamente projetado resolve esse problema e transmite de forma consistente as políticas, práticas e princípios básicos da empresa em diferentes fusos horários e locais.

5. Quando você tem um grande grupo de funcionários de nível básico

Os funcionários de nível iniciante muitas vezes acabam de terminar o ensino médio ou a faculdade e estão entusiasmados para começar, mas isso pode criar algum atrito em termos de processos da empresa e de informações básicas sobre como realizar o trabalho. Além disso, os funcionários iniciantes podem se sair melhor se souberem que há espaço para crescer com a empresa.

A solução? Um programa de mentoria, realizado via e-Learning, para motivar e educar novos funcionários. 

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Quando não usar o e-Learning

Embora o e-Learning seja uma ótima solução para muitos dos desafios que surgem com o treinamento da força de trabalho atual, há alguns casos em que o e-Learning pode não ser a melhor opção.

Isso inclui ao ensinar:

  • tópicos complexos: se o seu tópico requer muita conversa para ser compreendido, o e-Learning pode não ser sua melhor escolha;
  • uma habilidade física que requer prática: aprender a teoria sobre como fazer o telhado de uma casa é diferente que fixar as ripas e telhas sobre a estrutura de madeira;
  • uma força de trabalho sem acesso à tecnologia: se seus funcionários não têm acesso imediato à tecnologia (e você não pode fornecê-la para eles), não use o e-Learning por enquanto.

O treinamento online via um LMS é uma das formas de tornar o treinamento mais eficiente e com baixo custo para a empresa. Isso é ainda mais evidente nos dias atuais em que muitas empresas abriram a possibilidade do trabalho remoto. 

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2 respostas para “Quando usar o treinamento online com os funcionários?”

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