Profissionais de segurança do trabalho e tecnologia

21 de março de 2018

Afinal, profissionais de segurança do trabalho no futuro poderão ser dispensáveis com tantos recursos tecnológicos sendo desenvolvidos?

Profissionais de segurança do trabalho poderão ser substituídos pela tecnologia?

Talvez essa você já tenha feito essa pergunta e não soube qual seria a resposta. Esta dúvida passa pela cabeça de muitos profissionais das mais diversas áreas.

O avanço da tecnologia, robótica e da inteligência artificial trouxeram uma certa insegurança em relação aos postos de trabalho. Muitos destes postos já foram automatizados, principalmente em linhas de produção.

Não há como negar que essas automatizações trazem benefícios e economias para as empresas, no entanto, a força de trabalho humana ainda é indispensável. 

Atualmente, a área de segurança do trabalho, já conta com diversos recursos tecnológicos que auxiliam o profissional nas atividades rotineiras.

Tecnologia na área de segurança do trabalho

As tecnologias na área de segurança do trabalho estão ganhando força e espaço, mas isso não quer dizer que serão os substitutos dos profissionais.

Vamos pensar o seguinte: os profissionais de segurança do trabalho são competentes apenas atuando atrás de uma mesa ou podem também também mostrar sua competência estando em campo desenvolvendo a segurança?

Imagine quanto tempo é necessário para realizar as inspeções, relatórios, auditorias, treinamentos, fazendo e refazendo documentos, conferindo dados e outros.

Seria mais interessante diminuir o tempo com a “papelada” e poder estar mais presente no local de trabalho de fato. Para isso é preciso se aperfeiçoar e estar em constante atualização, ter conhecimentos dos mais diversos recursos tecnológicos na área de segurança do trabalho.

A área de segurança do trabalho está evoluindo e com ele novas práticas estão surgindo. Temos que desapegar da era “papelada” e estarmos dispostos a encarar novos desafios.

A nova geração de profissionais de segurança do trabalho está inserida nesse mundo, então a solução é adequar esse novo modo de trabalho.

Voltar aos estudos e aprender novas formas de executar tarefas é essencial para o desenvolvimento profissional e também para facilitar e agilizar o seu trabalho.

Ter precisão nos dados coletados, manter a base atualizada, saber exatamente onde encontrar o histórico dos funcionários, são algumas das tarefas em que a aplicação da tecnologia pode otimizar o trabalho.

Recursos tecnológicos

Selecionamos quatro empresas que fornecem softwares para auxiliar os profissionais de segurança do trabalho, veja quais são:

Metadados – Solução para apoio aos processos relacionados à Segurança do Trabalho nas empresas, de acordo com as Normas Regulamentadoras (NRs), exigências do Ministério do Trabalho, Previdência Social e eSocial.

Fazsoft SMT – Desenvolvido com apoio de profissionais especializados em Segurança e Medicina do Trabalho e utilizando as melhores tecnologias.

Nexo CS – Software especializado para SESMT  de empresas integrado com SAP HCM.

NG Informática – O MDT foi desenvolvido para facilitar o processo de atendimento às Normas Regulamentadores (NR) de Medicina e Segurança do Trabalho.

A Beta Educação oferece o curso de Gestão da Cultura de Segurança do Trabalho, no curso são abordadas técnicas de diagnóstico e implementação de uma cultura de segurança nas empresas.

Para mais informações, acesse: Cursos Beta Educação

Você também irá gostar

  • Especial: A ergonomia muito além de seu conceito

    Especial: A ergonomia muito além de seu conceito

    A ergonomia pode ser definida de acordo com o dicionário Aurélio como a “ciência que visa à organização metódica do trabalho em função do fim proposto e das relações entre homem e a máquina” (Aurélio, p. 298, 2010). Desta forma, pensando na maior produtividade do trabalhador e em seu bem-estar, uma das atribuições do Técnico […]

  • O que é preciso saber sobre Legislação Trabalhista e Previdenciária em SST?

    O que é preciso saber sobre Legislação Trabalhista e Previdenciária em SST?

    Olá, no post de hoje iremos abordar um tema muito importante para todos os envolvidos na área de SST: A legislação trabalhista e previdenciária. A intenção deste post é apresentar de maneira simplificada os conceitos do acidente de trabalho nos termos legal e prevencionista e como ficará o envio dos dados do acidente com o […]

  • Por que o mês de Maio é Amarelo?

    Por que o mês de Maio é Amarelo?

    Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para a redução dos acidentes de trânsito e que surgiu com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.  A ideia é mobilizar os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações […]