5 principais causas de acidentes com eletricidade

Realizar instalações elétricas ou fazer reparos elétricos pode ocasionar riscos ao eletricista, porém eles costumam ocorrer mais em determinadas situações. Afinal, se é seguido toda a orientação técnica e o profissional sabe o que está fazendo, os riscos são mínimos. Por isso, é importante saber quais são as principais causas de acidentes com eletricidade.

Dessa forma, ao saber quais são as principais causas, é possível ficar mais atento a elas e evitá-las ao máximo. A segurança no trabalho deve ser levada a sério para garantir a saúde dos profissionais.

Neste artigo, veremos quais são as 5 principais causas de acidentes de trabalho com eletricidade e, logo a seguir, faleremos sobre a importância de realizar o curso de NR-10. Comecemos pelas causas.

5 principais causas de acidentes de trabalho com eletricidade

Apesar de haverem diversos motivos que podem levar a um acidente de trabalho, separamos as 5 principais. Confira:

1. Falta de comunicação

É de extrema importância que os colaboradores conversem entre si enquanto estão resolvendo alguma situação ou trabalhando em equipamentos que contenham eletricidade. Afinal, isso evita choques de fraca ou forte intensidade.

Por exemplo, imagine que dois profissionais estejam consertando uma máquina que é movida a eletricidade. Em um determinado momento, um deles pensa que tudo está resolvido e conecta a máquina à rede elétrica sem o outro saber.

Dessa forma, o segundo profissional pode pensar que a máquina ainda está sem eletricidade e tocar em alguma parte em que haverá descarga elétrica. Se a comunicação fosse praticada nesse caso, ambos os profissionais estariam em segurança.

2. Não seguir os procedimentos corretamente

Normalmente para cada atividade há um script a ser seguido, com procedimentos bem definidos. A partir do momento que o profissional deixa de seguir os procedimentos e começa a agir por conta própria, abre-se margem para os acidentes de trabalho.

Por isso, é essencial ter os procedimentos bem definidos e, além disso, que os profissionais os sigam à risca. Afinal, os procedimentos foram criados a fim de fornecer segurança no trabalho.

3. Distrações

Ao estar realizando instalações elétricas ou mexendo em um maquinário com eletricidade, por exemplo, é essencial manter-se focado. As distrações são grandes inimigas da segurança no trabalho. Por isso, foque no que está fazendo e depois converse com o colega de trabalho ou olhe o celular.

4. Não usar o EPI corretamente

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são feitos com o objetivo de aumentar a sua segurança. Então, caso deixe de usá-lo ou o usa, mas da forma incorreta, o profissional está pondo em risco sua segurança e saúde. Então, verifique a forma correta de usar os EPIs e faça o uso corretamente.

5. Falta de treinamento técnico

Por fim, a falta de treinamento técnico é um grande inimigo na segurança do trabalho. Trabalhar com eletricidade é arriscado e é necessário ter o conhecimento técnico para saber o que pode ou não pode ser feito e como pode ser feito.

Por isso, para as funções em que o profissional lida com equipamentos elétricos ou diretamente com instalações elétricas, é importante que se faça um treinamento técnico sobre o assunto. Assim, o profissional saberá a forma correta de se trabalhar direta ou indiretamente com a eletricidade.

Por que é importante fazer o curso de NR-10?

Com dito a pouco, fazer um curso que proporcione conhecimento técnico sobre como trabalhar com equipamentos elétricos ou com instalação elétrica é essencial. Assim, o profissional tem consciência e conhecimento sobre o que pode ou não fazer e sobre como fazer os procedimentos.

O curso de NR-10 fornece o conhecimento técnico necessário para que o profissional saiba como trabalhar direta ou indiretamente com a eletricidade. Ele vai aprender desde as normas técnicas para o manuseio com eletricidade até a prevenção contra incêndios. 

Como podemos ver, há algumas causas principais que podem levar os profissionais a cometer erros e provocar acidentes de trabalho ao manusear ferramentas elétricas ou mesmo ao fazer instalações. Mas com o conhecimento técnico necessário e ao evitar as causas que citamos é possível diminuir consideravelmente o número de acidentes e aumentar a segurança para o profissional.

Acesse o nosso curso online de NR-10 e confira sua ementa.

Caso tenha interesse, mas ficou com alguma dúvida, entre em contato conosco.

Deixe seu comentário