Por que o operador de empilhadeira precisa de curso?

O operador de empilhadeira é um profissional essencial em empresas que trabalham com transporte e armazenamento de cargas, como uma central de distribuição ou supermercados. Além disso, ele também atua no setor da construção civil, por conta da movimentação de materiais de grande volume e peso.

Porém, as responsabilidades de um operador de empilhadeira vão muito além de apenas saber utilizar o equipamento. A seguir, veremos o que esse profissional faz, qual é a importância dele ter um curso de operador de empilhadeira e quais são os conhecimentos aprendidos no curso.

O que faz um operador de empilhadeira?

Basicamente, um operador de empilhadeira é responsável por movimentar e armazenar corretamente as mercadorias. Mas, além de ter que saber como comandar a empilhadeira e transportar as cargas de forma correta, ele precisa estar atento ao fluxo de pessoas ao seu redor, para que nenhum acidente aconteça.

Dessa forma, dentro de uma empresa, esse profissional faz parte do processo de logística e precisa estar sempre atento à carga transportada e a como se locomove dentro da empresa com a empilhadeira para que não esbarre em ninguém e nem em nenhuma estrutura física.

O profissional também tem certas responsabilidades antes de começar seu trabalho. É dever dele verificar o equipamento e analisar se ele está seguro e em pleno funcionamento. Afinal, se não tiver, pode ocasionar um acidente, colocando em risco o profissional, seus colegas de trabalho e a carga a ser transportada.

operador de empilhadeira

Conheça o nosso Curso Online de Operador de Empilhadeira

Ter um curso de operador de empilhadeira é essencial

Para conseguir trabalhar como operador de empilhadeira é preciso ter um curso na área, assim, o profissional aprenderá como manusear o equipamento, como trabalhar de forma segurança, entre outros. 

Porém, além disso, é preciso ter CNH (Carteira Nacional de Habilitação) na categoria B. Pois dessa forma, ele já tem conhecimentos básicos de como é dirigir um veículo, o que o ajudará a controlar a empilhadeira.

Saiba que não é necessário ter um curso superior, nem técnico para essa função. O profissional apenas precisa de uma CNH na categoria B e um curso de operador de empilhadeira. Porém, por se tratar de um trabalho com maquinário, é necessário fazer cursos de segurança do trabalho de forma periódica.

Conhecimentos aprendidos no curso de operador de empilhadeira

O curso pode ser oferecido de forma online, o que facilita para o aluno, afinal ele pode assistir às aulas de onde estiver, desde que tenha acesso à internet, ou presencial.

Sobre o conteúdo do curso, são abordadas questões como partes importantes da empilhadeira, quais EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) é preciso utilizar, princípios de funcionamento do equipamento, empilhamento, desempilhamento, estabilidade da máquina, risco de queimadura e incêndio e operação segura.

Dessa forma, o profissional termina o curso sabendo sobre o funcionamento da empilhadeira, melhores práticas de segurança para evitar acidentes e como se proteger.

Nós da Beta Educação temos o curso de operador de empilhadeira à disposição e de forma online. Assim, o profissional pode realizá-lo de qualquer lugar.

Confira mais sobre o curso, que tem carga horária de 16 horas e certificado.

Deixe seu comentário