Por que fazer o curso de direção defensiva? Mesmo não sendo obrigatório

28 de junho de 2017

O curso de direção defensiva não tem caráter obrigatório, mas ele tem um papel importante na prevenção de acidentes. Confira porque fazer o curso de direção defensiva é importante.

Com a imprudência, os acidentes de trânsito ficam cada vez mais frequentes, esta atitude pode ser proveniente dos vícios de direção adquiridos pelos motoristas através dos anos, que já não tem as práticas de prevenção de acidentes no trânsito tão claras em relação a quando saíram da escola de condutores.

Para diminuir as taxas de acidentes, órgãos criam leis, fiscalizam e promovem campanhas publicitárias de prevenção de acidentes, no entanto, as medidas da direção defensiva se aplica principalmente nos hábitos dos condutores, o que é essencial para prevenção de acidentes.

O que é direção defensiva?

A direção defensiva trata-se de procedimentos corretos, seguros e responsáveis de se conduzir um veículo, motocicleta, motoneta e ciclomotor. Apesar das ações incorretas de terceiros e das condições adversas que possa encontrar nas vias de trânsito.

Veja também: “Direção Defensiva: O que é e para que serve?”

Curso de direção defensiva

O curso de direção defensiva trabalha cinco elementos fundamentais para a prevenção de acidentes, são eles: conhecimento, atenção, previsão, decisão (ação) e habilidade.  O conjunto destes elementos, possibilita que os condutores aprendam técnicas  que aumentam a atenção e a capacidade de reconhecer e lidar com perigos na estrada.

Geralmente as falhas relacionadas a direção defensiva são decorrentes da negligência, imprudência e imperícia. O curso de direção defensiva trabalha estes três pilares, visto que trabalha as medidas de segurança.

Veja também o post: “Diferenças entre imprudência, negligência e imperícia”

No curso é abordada também as condições adversas, que podem ser: chuva, tráfego intenso, iluminação, aquaplanagem, hidroplanagem e mais.

Estas condições são aquelas que podem prejudicar o seu real desempenho no ato de conduzir, tornando maior a possibilidade de um acidente de trânsito. Importante ressaltar que nem sempre elas aparecem de forma isolada, por isso se faz muito importante saber agir em cada situação, o curso de direção defensiva aborda esta questão e faz com que o condutor esteja preparado.

Como fazer curso de direção defensiva pela internet

Atualmente, existem várias instituições que oferecem o curso de direção defensiva online, a Beta Educação é uma delas. Mesmo não sendo de caráter obrigatório, acreditamos que reforçar o conteúdo, com a chance de mudar hábitos de direção é essencial para a segurança no trânsito.

Poder realizar este curso pela internet fica ainda mais fácil, assim o aluno poderá realiza-lo em seu tempo, sem ter a necessidade de se deslocar à instituição. O grande diferencial no curso de direção defensiva da Beta Educação é a sua metodologia de estudo através de vídeo aulas, dessa forma, o curso fica ainda mais próximo ao ambiente de sala de aula e o conteúdo acaba não sendo tão massante (em texto).

O curso de direção defensiva se aplica tanto para pessoas físicas, como também para empresas que acreditam no poder da direção defensiva, como prevenção dos acidentes de seus funcionários, hoje atendemos diversas empresas de frotas e automotivas. Conheça mais sobre o curso de direção defensiva online da Beta Educação.

Você também irá gostar

  • Especial: A ergonomia muito além de seu conceito

    Especial: A ergonomia muito além de seu conceito

    A ergonomia pode ser definida de acordo com o dicionário Aurélio como a “ciência que visa à organização metódica do trabalho em função do fim proposto e das relações entre homem e a máquina” (Aurélio, p. 298, 2010). Desta forma, pensando na maior produtividade do trabalhador e em seu bem-estar, uma das atribuições do Técnico […]

  • O que é preciso saber sobre Legislação Trabalhista e Previdenciária em SST?

    O que é preciso saber sobre Legislação Trabalhista e Previdenciária em SST?

    Olá, no post de hoje iremos abordar um tema muito importante para todos os envolvidos na área de SST: A legislação trabalhista e previdenciária. A intenção deste post é apresentar de maneira simplificada os conceitos do acidente de trabalho nos termos legal e prevencionista e como ficará o envio dos dados do acidente com o […]

  • Por que o mês de Maio é Amarelo?

    Por que o mês de Maio é Amarelo?

    Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para a redução dos acidentes de trânsito e que surgiu com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.  A ideia é mobilizar os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações […]