Por que é importante fazer um relatório de incidentes de trabalho?

  • 250 visualizações

Trabalhadores devem ter canais de comunicações acessíveis para reportar acidentes.

Diferente do Acidente de Trabalho (Saiba mais sobre a Acidente de Trabalho Aqui), o conceito de incidente de trabalho é a ocorrência inesperada de alguma situação no trabalho que poderia ter levado a um acidente mas que não chegou a levar. Ou seja, um quase acidente que pode ou não ter havido danos materiais.

Embora o objetivo de relatar os incidentes seja de melhorar a segurança no local de trabalho, ainda há várias razões pelas quais os colaboradores e/ou gestores se recusam a registrar e relatar todos os incidentes que acontecem no local de trabalho.

Os colaboradores das áreas de gestão e de linha de frente precisam entender que relatar um incidente faz uma grande diferença na segurança, eficiência e bem-estar geral da organização e de seus membros.

Consciência das ameaças

O relato de incidentes é essencial pois aumenta a conscientização da organização sobre as coisas que podem dar errado, de modo que ações corretivas e preventivas possam ser tomadas prontamente. Isso se aplica a indústrias que envolvem trabalho manual, fabricação com maquinário pesado, trabalho de escritório e muitos outros. Sem o canal de comunicação fornecido pelos protocolos de comunicação de incidentes, uma variedade de ameaças à segurança poderia passar despercebida e sem solução.

Ameaças como:

  • Maquinários e equipamentos defeituosos ou com mau funcionamento
  • Comportamento impróprio (assédio sexual, intimidação, comparecimento ao trabalho sob a influência de álcool ou substâncias proibidas, etc.)
  • Falta de equipamentos de segurança, de treinamento e controles

Incentiva a melhoria

Os relatórios de incidentes são perguntas feitas sobre o que falta no local de trabalho. Muitas vezes, incidentes aparentemente menores são sintomas de um problema muito maior. Esses relatórios fornecem dados valiosos e reais para a gerência, que podem usá-los para avaliar se o treinamento adicional, melhor equipamento e/ou novas estratégias são necessárias para que a organização suba de nível.

Inspira senso de urgência

Simplesmente mencionar algo incomum que aconteceu no trabalho não dá exatamente um ar de seriedade e urgência. Um relatório de incidentes é um documento legal que solicita que as organizações tomem medidas imediatas para a resolução. Ao redigir relatórios de incidentes, obtenha o maior número de testemunhos possíveis para apoiar sua legitimidade e garantir que algo seja feito para evitar recorrências futuras.

É crucial que os incidentes sejam relatados imediatamente ou pelo menos no dia de sua ocorrência, independentemente de sua gravidade. Um formulário de relatório de incidentes é usado para reunir os detalhes de um incidente para documentação formal e investigação. Os relatórios de incidentes não beneficiam apenas uma organização, melhorando a segurança. É um veículo para crescimento e melhoria abrangentes.

Originalmente postado em: https://www.ehstoday.com/safety/why-reporting-all-incidents-matters