Quais as vantagens em se realizar um curso online de CIPA?

Você está em dúvidas se deve investir mesmo em um curso online de CIPA? Antes mesmo da pandemia de COVID-19, as empresas já estavam apostando em cursos remotos para capacitar os seus funcionários – e, com a CIPA, não foi diferente. Para quem não sabe, a CIPA é a Comissão Interna de Prevenção a Acidentes, e a lei (mais especificamente a NR-5, que teve seu texto modificado em 2021) determina que as empresas com determinados graus de risco devem constituir os membros dessa comissão a partir de representantes dos seus empregados e empregadores.

>> O ensino à distância é melhor do que o presencial? Descubra no nosso artigo <<

Uma das principais vantagens de se ter uma CIPA na sua empresa, para além do fato de estar regularizado conforme os aspectos legais, é que é possível ter uma fiscalização mais eficiente – afinal, são os próprios funcionários, que lidam diariamente com a rotina de trabalho e as máquinas que estão capacitados para lidar com a Saúde e Segurança do Trabalho no ambiente.

>> Saiba mais sobre o que se trata a CIPA no nosso artigo <<

>> Conheça as principais vantagens de ter uma CIPA na sua empresa <<

Mais recentemente, a nova redação da NR-5 estipulou algumas mudanças com relação aos treinamentos dos membros da CIPA das empresas. Agora, a carga horária mínima do treinamento varia consoante com o Grau de Risco da empresa em questão – dado esse que é determinado com mais detalhes pelo CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas).

Assim, enquanto os membros de uma empresa com Grau de Risco 1 podem realizar um treinamento com carga horária mínima de 8 horas, aquelas empresas de Grau de Risco 4 já devem oferecer aos seus membros da CIPA uma capacitação de, no mínimo, 20 horas.

>> Saiba mais sobre as mudanças de carga horária mínima de capacitação em CIPA aqui <<

Ainda assim, a nova legislação não descarta a possibilidade de que uma parcela ou a integralidade do treinamento em CIPA seja feito online. Sendo assim, cabe ao gestor ou o técnico em Saúde e Segurança do Trabalho da empresa escolher se prefere oferecer o curso de CIPA em modelo presencial e em modelo remoto.

Aqui na Beta Educação nós somos especialistas em treinamentos e capacitações à distância. Por isso, preparamos para você uma lista de benefícios em investir em um curso de CIPA online. Confira:

1. O curso pode ser visto e revisto quando e como o aluno quiser

curso online de CIPA

Enquanto nos cursos presenciais é necessário que o aluno esteja presente fisicamente durante o processo de ensino-aprendizagem, bem como para as provas e exames, no caso do curso online de CIPA as aulas são disponibilizadas durante 24 horas para que possam assistir no horário que quiserem.

Essa flexibilidade é muito importante, pois nem todos os funcionários podem ter a mesma rotina ou horário de trabalho. Assim, é possível treinar para CIPA pessoas de diferentes setores de acordo com a disponibilidade de cada um. Além disso, caso um conteúdo não tenha sido assimilado na primeira vez, o aluno pode voltar a transmissão e assistir novamente, o que é uma bem-valia para que o curso seja proveitoso.

>> Veja aqui mais outros 3 benefícios em se fazer um curso online <<

2. Evita gastos de tempo e dinheiro

Quando se é um gestor de uma empresa, é preciso pensar no caixa no final do mês. Ao escolher oferecer um curso online de CIPA para os seus funcionários, você paga apenas uma vez para que os colaboradores tenham acesso ao curso. Isso garante que seja economizado no valor do transporte e da matrícula, uma vez que o curso é online e não precisa de um espaço próprio para que seja realizado – os funcionários podem assistir da sua própria casa.

Além disso, não existe a necessidade de gastar tempo com transporte e locomoção para a realização do treinamento. Sendo assim, aquele horário da semana que ficaria reservado para o treinamento dos funcionários pode ser utilizado para dar conta de outras tarefas do trabalho que não dizem respeito necessariamente à capacitação em CIPA.

>> Confira aqui outras 3 vantagens do treinamento online para os gestores das empresas <<

3. Acesso a metodologias mais inovadoras de ensino

Estar sentado durante horas ouvindo sobre um conteúdo maçante sobre Saúde e Segurança do Trabalho não necessariamente garante que os funcionários vão reter o assunto. Muitos estão ali ouvindo sobre noções de SST pela primeira vez na vida e, por isso, é preciso que estejam prestando atenção.

O e-Learning se utiliza de competências inovadoras de ensino-aprendizagem que o ensino tradicional não está acostumado, como a gamificação e o microlearning, onde o conteúdo é repassado de forma mais enxuta e menos densa para que os alunos possam realmente aprender sobre o conteúdo.

>> Descubra mais algumas facilidades do treinamento online para os seus colaboradores <<

4. Você pode monitorar o desempenho dos funcionários

Muitas pessoas ainda pensam que os cursos online de CIPA são apenas uma plataforma de streaming de conteúdo. No entanto, enganam-se, afinal os nossos cursos online possuem um LMS (Sistema de Gestão de Aprendizagem) próprio por meio de um sistema chamado SCORM (Sharable Content Object Reference Mode).

Isso permite que o gestor tenha acesso à etapa de ensino em que o funcionário se encontra e como está o seu aprendizado, além de possibilitar que ele saiba se há colaboradores com dificuldade em alguma etapa do curso e como está o avanço no aprendizado dos alunos.

>> Saiba por que é essencial comprar um curso EaD que utilize o SCORM <<

Nem sempre os cursos online são adequados para determinados assuntos. Porém, garantimos que o e-Learning é uma metodologia que só tende a crescer – e com cursos de capacitação em Saúde e Segurança do Trabalho, isto não vai ser diferente. Cabe ao gestor ou ao técnico em SST da empresa escolher o que parece mais adequado para o contexto organizacional onde trabalha.

>> Ainda está em dúvida? Confira no nosso artigo quando usar o treinamento online com os seus funcionários <<

No caso específico do curso online de CIPA, a Beta Educação oferece capacitação para as empresas com os 4 graus de risco, de acordo com a carga horária mínima especificada em lei:

Confira o nosso curso de Capacitação em CIPA pra empresas com Grau de Risco 1

Confira o nosso curso de Capacitação em CIPA pra empresas com Grau de Risco 2

Confira o nosso curso de Capacitação em CIPA pra empresas com Grau de Risco 3

Confira o nosso curso de Capacitação em CIPA pra empresas com Grau de Risco 4

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.