Os 3 métodos de extinção de fogo

26 de julho de 2016

Hoje vamos falar de três métodos de extinção de fogo, você sabe quais são eles? Descubra neste post e previna-se contra incêndios.

Efeitos do Calor

Para começar, vamos entender melhor quais são os efeitos do calor:

  • Eleva a temperatura;
  • Aumenta o volume;
  • Muda o estado físico da matéria;
  • Muda o estado químico da matéria.

E quais são os efeitos fisiológicos do calor sobre o ser humano?

O calor é a causa direta da queima e de outras formas de danos pessoais. Danos causados pelo calor incluem desidratação, insolação, fadiga e problemas para o aparelho respiratório, além de queimaduras, que nos casos mais graves (1º, 2º, 3º graus) podem levar até a morte.

Métodos de extinção de fogo

Agora vamos conhecer os três métodos de extinção de fogo, são eles: Retirada do material combustível (RMC); Resfriamento e, abafamento.

Retirada do material combustível (RMC)

É a forma mais simples de se extinguir um incêndio. Baseia-se na retirada do material combustível, ainda não atingido, da área da propagação do fogo, interrompendo a alimentação da combustão. Método também  denominado de RCM, corte ou remoção do suprimento do combustível.

Exemplo: fechamento da válvula ou interrupção de vazamento de combustível líquido ou gasoso, retirada de materiais combustíveis do ambiente em chamas, realização de aceiro, etc.

extinção de fogo

Resfriamento

É o método mais utilizado. Consiste em diminuir a temperatura do material combustível que está queimando, diminuindo, consequentemente,  a liberação de gases ou vapores inflamáveis. A agua é o agente extintor mais usado, por ter grande capacidade de absorver calor e ser facilmente encontrada na natureza.  A redução da temperatura está ligada á quantidade e á forma de aplicação da água (jato), de modo que ela absorva mais calor que o incêndio é capaz de produzir. É útil o emprego de água onde queimam combustíveis com baixo ponto de combustão (menos de 20ºC), pois a água resfria até a temperatura ambiente e o material continuará produzindo gases combustíveis.

extinção de fogo

Abafamento

Consiste em diminuir ou impedir o contato do oxigênio  com o material combustível. Não havendo comburente para reagir com o combustível, não haverá fogo. Como exceção estão os materiais que tem oxigênio em sua composição e queimam sem necessidade do oxigênio do ar, como os  peróxidos orgânicos e o fósforo branco.

Conforme a diminuição do oxigênio em contato com o combustível vai tornando a combustão mais lenta, até a concentração de oxigênio chegar próximo de 8%, onde não haverá mais combustão. Colocar uma tampa sobre o recipiente contendo álcool em chamas, ou colocar um copo voltado de boca para baixo sobre uma vela acesa, são duas experiências práticas que mostram que o fogo se apagará tão logo se esgote o oxigênio em contato com o combustível. Pode-se abafar o fogo com o uso de materiais diversos, como areia, cobertores, vapor d’água, espumas, pós, gases especiais etc…

extinção de fogo

Gostou do post? A Beta Educação desenvolveu o curso da NR-33 Trabalhadores Autorizados e Vigias que comporta um módulo inteiro sobre noções de combate a incêndio. Para conferir o curso, acesse: http://goo.gl/b8n3qS

CTA_NR20FINAL

Você também irá gostar

  • Especial: A ergonomia muito além de seu conceito

    Especial: A ergonomia muito além de seu conceito

    A ergonomia pode ser definida de acordo com o dicionário Aurélio como a “ciência que visa à organização metódica do trabalho em função do fim proposto e das relações entre homem e a máquina” (Aurélio, p. 298, 2010). Desta forma, pensando na maior produtividade do trabalhador e em seu bem-estar, uma das atribuições do Técnico […]

  • O que é preciso saber sobre Legislação Trabalhista e Previdenciária em SST?

    O que é preciso saber sobre Legislação Trabalhista e Previdenciária em SST?

    Olá, no post de hoje iremos abordar um tema muito importante para todos os envolvidos na área de SST: A legislação trabalhista e previdenciária. A intenção deste post é apresentar de maneira simplificada os conceitos do acidente de trabalho nos termos legal e prevencionista e como ficará o envio dos dados do acidente com o […]

  • Por que o mês de Maio é Amarelo?

    Por que o mês de Maio é Amarelo?

    Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para a redução dos acidentes de trânsito e que surgiu com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.  A ideia é mobilizar os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações […]