O que se aprende em um curso de trabalho em altura (NR 35)?

O trabalho em altura oferece muitos riscos à saúde do trabalhador. O principal é a queda que pode acontecer por falta de equipamento de proteção, por equipamentos em mal estado de conservação ou por descuidos na hora de realizar o trabalho. Por isso, é essencial que o profissional tenha um curso de trabalho em altura.

A Norma Regulamentadora 35 (NR 35) regulamenta o trabalho em altura. Então, tudo que diz respeito a esse assunto está descrito nesse documento. Dessa forma, são as diretrizes que constam na NR 35 que o empregador e funcionário devem seguir. Entre essas diretrizes está descrito que é obrigatório que todo profissional que realize atividades a mais de dois metros de altura, seja em ambiente interno ou externo, faça o curso de trabalho em altura.

Falando mais sobre os cursos de trabalho em altura, você sabe quais são os conhecimentos adquiridos no curso? Como eles podem servir para melhorar a segurança no trabalho? São essas as perguntas que responderemos a seguir.

O que se aprende em um curso de trabalho em altura?

O curso de trabalho em altura oferecerá conhecimento necessário para que o trabalhador saiba como prevenir acidentes e, assim, se manter protegido. Sendo assim, temas como análise de riscos, medidas de controle, prevenção de acidentes, equipamentos de segurança e situações de emergência são comuns de se encontrarem nas ementas dos cursos.

Dessa forma, o profissional aprende o que a NR 35 define para o trabalho em altura, permitindo que ele procure estar dentro da lei e seguindo as melhores práticas para as suas tarefas diárias. Além disso, ele conhece quais são os melhores EPIs (Equipamento de Proteção Individual) e como os utilizar para que ele permaneça seguro enquanto trabalha. 

Outro assunto que se pode conferir nos cursos de trabalho em altura são os acidentes típicos da área. Assim, o profissional passa a saber quais são os acidentes que podem ocorrer, como prevení-los e como reconhecer que alguma situação grave está prestes a acontecer.

Como aplicar o conhecimento adquirido no trabalho?

Com o conhecimento adquirido no curso, além do profissional estar com sua capacitação em dia, ele saberá o que é preciso fazer para ter um dia a dia de trabalho em segurança e sem se colocar em situação de risco. 

Outro ponto é que ele passa a conhecer os equipamentos que melhor lhe oferecem proteção. Assim, utilizará apenas o que é mais seguro. Ou seja, ao aplicar o conhecimento aprendido no curso, o profissional se mantém mais protegido, toma atitudes mais eficientes em situações de risco e reduz as chances de ir parar no hospital e ficar dias sem trabalhar por conta de um acidente. 

Por esses benefícios vemos o quão importante é se capacitar para realizar trabalho em altura, como ao pintar prédios, realizar reparos, trabalhar na construção civil ou em outro setor que também necessite trabalhar a mais de dois metros do chão. 

Aliás, nós da Beta Educação temos um curso de trabalho em altura. Acesse o curso, confira sua programação e, se for o caso, adquira o curso. O nosso curso é inteiramente online e o aluno tem acesso às aulas, apostilas e exercícios. Ao final, emitimos um certificado de conclusão de curso para o aluno.

Deixe seu comentário