O que é necessário para ser um bom técnico em segurança do trabalho?

27 de abril de 2016

Ser um técnico em segurança do trabalho requer disciplina, versatilidade, empenho e bastante paciência. Não é tão simples desempenhar essa tarefa. Existem alguns pontos que são fundamentais para que você se torne um técnico diferenciado, vamos listar abaixo alguns que merecem sua atenção:

Conheça a empresa e os empregados de onde trabalha

Não há sucesso se você não conhece com mais detalhes a empresa onde você trabalha. É necessário conhecer cada detalhe da empresa, cada canto. Ser um bom profissional não é somente atuar, mas também prevenir. Conhecendo a empresa, isso se torna muito mais fácil. É muito importante manter uma excelente relação com os funcionários, pense sempre no grupo, alguns já terão grande experiência, outros não. Tenha em mente também o treinamento de integração. Faça da informação sua melhor amiga, esteja sempre antenado para prever acontecimentos.

Tenha conhecimento

Conhecer as normas a fundo e as técnicas é essencial para o seu trabalho. Você trabalha com pessoas, e o mais importante, com a segurança da vida delas. Já imaginou por falta de conhecimento específico da sua parte, você deixa passar algo e um pai de família sofre algum acidente dentro da sua planta de trabalho? Quantas pessoas não serão envolvidas nessa tragédia? Por isso, lembre-se sempre, prevenir ainda é o melhor remédio.

Saiba que ser técnico em segurança do trabalho pode ser muito agradável

Você não vai querer que seu ambiente de trabalho seja sempre pesado e sem sorrisos, certo? Você pode e deve fazer seu dia ser muito agradável. Converse com seus colegas, escuta opiniões e  aceite sugestões. Mantenha uma postura profissional, mas seja amigo dos outros colegas. Seja paciente, educado e respeite acima de tudo as pessoas, alguns podem estar passando por coisas que você não faz ideia, isso é importante porque são os protagonistas de seu trabalho, procure conversar e entender. Para agregar coisas interessantes e saudáveis ao seu trabalho, que tal uma ginástica laboral? Além de interessante, pode se tornar um momento de descontração para o grupo.

CTA_EBOOKTREINAMENTO

Não fique parado

Se manter antenado é a maneira mais fácil e prática para unir responsabilidade e ação. Ninguém sabe tudo. Sempre há algo para aprender. Busque cursos, aprenda a cada dia um pouco mais, mantenha-se sempre atualizado.

Veja alguns cursos disponibilizados no formato online (EAD) relacionados ao tema:

Busque dominar bem o português e a informática que são requisitos básicos para seu aproveitamento. Converse com outros técnicos em segurança do trabalho, troque experiências. Sugerimos sempre que possível fazer cursos online que dispõe de materiais gratuitos para seu desenvolvimento profissional.

Busque sempre, não fique parado! O melhor profissional é aquele que procura saber sobre tudo e põe em prática este conhecimento.

O técnico em segurança do trabalho orienta atividades de segurança e prevenção de acidentes. Inspeciona equipamentos e condições de trabalho. Busca causas e elimina riscos. Você é um dos principais funcionários da empresa!

Você também irá gostar

  • Especial: A ergonomia muito além de seu conceito

    Especial: A ergonomia muito além de seu conceito

    A ergonomia pode ser definida de acordo com o dicionário Aurélio como a “ciência que visa à organização metódica do trabalho em função do fim proposto e das relações entre homem e a máquina” (Aurélio, p. 298, 2010). Desta forma, pensando na maior produtividade do trabalhador e em seu bem-estar, uma das atribuições do Técnico […]

  • O que é preciso saber sobre Legislação Trabalhista e Previdenciária em SST?

    O que é preciso saber sobre Legislação Trabalhista e Previdenciária em SST?

    Olá, no post de hoje iremos abordar um tema muito importante para todos os envolvidos na área de SST: A legislação trabalhista e previdenciária. A intenção deste post é apresentar de maneira simplificada os conceitos do acidente de trabalho nos termos legal e prevencionista e como ficará o envio dos dados do acidente com o […]

  • Por que o mês de Maio é Amarelo?

    Por que o mês de Maio é Amarelo?

    Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para a redução dos acidentes de trânsito e que surgiu com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.  A ideia é mobilizar os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações […]