O que é DDS e qual é a sua importância?

19 de abril de 2017

Ficou curioso para saber o que é a DDS? Neste post iremos esclarecer a definição da DDS, a sua importância, benefícios e dicas de como realizá-lo. Confira!

Significado de DDS

O DDS – Dialogo Diário de Segurança é destinado a despertar no colaborador a conscientização envolvendo suas atividades diárias, essa em respeito a sua segurança, meio ambiente, saúde e qualidade.

Ela é aplicada geralmente em um tempo de 5 a 15 minutos, sempre antes do inicio da jornada de trabalho, este tempo é reservado para discussões e instruções básicas de assuntos ligados a prevenção de acidentes relacionados a saúde e segurança.

A ferramenta de DDS teve sua origem na década de ’90 e teve sua ampliação para muitas outras ferramentas, tais como: DDHSMA –  Diálogo Diário de Higiene Segurança e Meio Ambiente; DDHS – Diálogo Diário de Higiene e Segurança; DHSMQ – Diálogo Diário de Higiene, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade, entre muitos outros.

A importância do DDS

Como diz sua definição, o DDS é uma ferramenta muito poderosa quando se diz respeito à prevenção de acidentes do trabalho.

Esta medida é fundamental e vem ganhando cada vez mais espaços, inclusive entre os técnicos de segurança de trabalho, justamente por posicionar aos trabalhadores a conscientização da importância de se ter a segurança aplicada em suas atividades.

Os benefícios do DDS

Elencamos a baixo os 5 (cinco) benefícios que o DDS traz para a empresa que o realiza:

  1. Redução de custo com assistência médica
  2. Redução de acidentes no trabalho
  3. Melhoria na produtividade e ambiente de trabalho
  4. Aumento do comprometimento dos trabalhadores
  5. Aumento do nível de satisfação e segurança dos colaboradores

Como realizar o DDS

A ferramenta pode ser aplicada pelo empregador, supervisor, membros da SESMT, membros da CIPA, técnico de segurança ou funcionário que foi designado a realizar a atividade.

A primeira medida antes de realizar o DDS é informar aos funcionários o que é esta ferramenta e o porque está sendo inserida no horário de trabalho, é importante ressaltar que pode ser um procedimento simples e rápido mas que traz grande eficiência em relação a prevenção de acidentes.

Elencamos algumas dicas para realização do DDS:

  1. O dialogo deve ser rápido, como comentamos no primeiro tópico, ele deve ser realizado em um tempo de 5 a no máximo 15 minutos.
  1. O Conteúdo deve ser objetivo e nele trazer temas e histórias atuais e interessantes que pegue a atenção dos colaboradores.
  1. Faça a reunião com uma língua atraente, é importante falar a “língua do funcionário”.
  1. Deve-se deixar disponível a todos o calendário dos encontros da DDS, assim como os assuntos que serão abordados.
  2. Traga pessoas especializadas na área para falar sobre os assuntos tratados, isso passará credibilidade e maior responsabilidade aos colaboradores.
  1. Deixe sempre espaço para dúvidas ou sugestões no final de cada DDS.
  1. Documente tudo que for tratado no DDS, seja sugestões ou novos tópicos a serem discutidos assim garante uma melhor organização.

Pensando na importância da segurança dos trabalhadores, a Beta Educação desenvolveu uma excelente plataforma de cursos voltados a segurança do trabalho, onde todos são certificados atendendo as normas do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego).

Gostou? Deixe sua opinião nos comentários!

banner ebook elaborar treinamento integracao

Você também irá gostar

  • Especial: A ergonomia muito além de seu conceito

    Especial: A ergonomia muito além de seu conceito

    A ergonomia pode ser definida de acordo com o dicionário Aurélio como a “ciência que visa à organização metódica do trabalho em função do fim proposto e das relações entre homem e a máquina” (Aurélio, p. 298, 2010). Desta forma, pensando na maior produtividade do trabalhador e em seu bem-estar, uma das atribuições do Técnico […]

  • O que é preciso saber sobre Legislação Trabalhista e Previdenciária em SST?

    O que é preciso saber sobre Legislação Trabalhista e Previdenciária em SST?

    Olá, no post de hoje iremos abordar um tema muito importante para todos os envolvidos na área de SST: A legislação trabalhista e previdenciária. A intenção deste post é apresentar de maneira simplificada os conceitos do acidente de trabalho nos termos legal e prevencionista e como ficará o envio dos dados do acidente com o […]

  • Por que o mês de Maio é Amarelo?

    Por que o mês de Maio é Amarelo?

    Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para a redução dos acidentes de trânsito e que surgiu com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.  A ideia é mobilizar os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações […]