NR-26 O que é e qual sua utilização?

A NR-26 é a Norma Regulamentadora que trata das cores e sinalização de segurança dentro das empresas, possibilitando uma padronização de sinalização para todas as empresas do país, que devem seguir as regras conforme determinadas nesta NR. (leia a NR na íntegra). A norma foi publicada pela primeira vez em 1978, e teve sua última alteração em 2015.

Segundo a NR-26 devem ser adotadas as cores para segurança em estabelecimentos ou em locais de trabalho, a fim de indicar e advertir acerca dos riscos existentes.

Por estas entre outras tantas razões a questão da sinalização como ferramenta para a prevenção é de grande importância para o sucesso de qualquer programa de segurança que tenha como objetivo alcançar melhores resultados.

Sinalização de acidentes na nr26
Importância da sinalização de segurança

As cores utilizadas nos locais de trabalho para identificar os equipamentos de segurança, delimitar áreas, identificar tubulações empregadas para a condução de líquidos e gases e advertir contra riscos, devem atender ao disposto nas normas técnicas oficiais.

A utilização de cores não dispensa o emprego de outras formas de prevenção de acidentes, como a utilização de equipamentos de proteção individual e coletivos, a implantação de uma boa cultura de segurança e outras atitudes que previnem e evitam possíveis acidentes.

O uso de cores deve ser o mais reduzido possível, a fim de não ocasionar distração, confusão e fadiga ao trabalhador.

Treinamento da NR-26

A padronização da aplicação da NR-26 em empresas e estabelecimentos permitem uma grande agilidade e efetividade com relação a capacitação e reciclagem dos profissionais e pessoas que transitam nestes locais.

O treinamento desta norma é obrigatória e está prevista no item 26.2.4, conforme pode ser visto abaixo:

26.2.4 Os trabalhadores devem receber treinamento:

  1. para compreender a rotulagem preventiva e a ficha com dados de segurança do produto químico.
  2. sobre os perigos, riscos, medidas preventivas para o uso seguro e procedimentos para atuação em situações de emergência com o produto químico.

Podemos notar que a norma não cita periodicidade, carga horária, necessidade de prática ou modalidade de treinamento, possibilitando a empresa ou o estabelecimento responsável por formatar este treinamento.

Como funciona o curso ministrado pela Beta?

O curso é totalmente online e pode ser feito de qualquer hora e lugar, as aulas são divididas entre vídeos, apostilas, slides, e provas.

Após a aprovação e conclusão do curso o certificado é disponibilizado imediatamente em alta qualidade e formato PDF. 

O conteúdo segue a NR-26 e apresenta ao estudante em formato de vídeo aulas e animações os riscos dos produtos químicos, os equipamentos de proteção, as inspeções e trata dos acidentes mais típicos e como evitar.

  • Noções de risco e perigo 
  • Conceitos de toxicologia 
  • Sinalização de Segurança e sistemas de classificação de perigos de produtos químicos 
  • Perigos abordados pelo GHS 
  • Documentos de segurança (FISPQ e RÓTULO)

Deixe seu comentário