NR-20: Quais são os controles coletivos e individuais para o trabalho com inflamáveis?

Os controles coletivos e individuais são medidas adotadas para a proteção das pessoas contra os riscos de incêndio, explosão e intoxicação por inflamáveis. Esses controles devem ser aplicados de acordo com a classificação do produto e do ambiente em que está sendo manipulado.

As empresas que manipulam inflamáveis devem seguir as normas regulamentadoras específicas, como a NR-20, para garantir a segurança de seus colaboradores e minimizar os riscos de acidentes.

A NR-20 estabelece os critérios mínimos para a classificação de áreas com inflamáveis, bem como os requisitos para a instalação de equipamentos de controle e proteção. Para assegurar a segurança dos trabalhadores, a NR-20 exige que todas as empresas com áreas com inflamáveis cumpram com os seguintes requisitos:

  • Identificar as áreas com inflamáveis;
  • Classificar as áreas com inflamáveis;
  • Proteger as áreas com inflamáveis;
  • Instalar equipamentos de controle e proteção;
  • Garantir a capacitação dos trabalhadores;
  • Elaborar e executar um plano de emergência.

>> NR-20: tudo o que você precisa saber sobre <<

Os riscos com inflamáveis

Os inflamáveis são produtos perigosos que podem causar incêndios e explosões. Eles são muitas vezes usados em indústrias e oficinas, e os trabalhadores precisam tomar cuidado ao lidar com eles.

Os principais riscos do trabalho com inflamáveis são:

1. Incêndios

Os incêndios em locais de trabalho com inflamáveis são uma ameaça constante e podem causar sérios danos às pessoas, às instalações e às propriedades. A NR-20 estabelece normas para a prevenção de incêndios em locais de trabalho com inflamáveis e outros produtos perigosos. Estas normas visam garantir que as pessoas que trabalham com inflamáveis estejam cientes dos riscos envolvidos e saibam como minimizar o risco de um incêndio.

2. Explosões

As explosões são um dos principais riscos a que os trabalhadores estão expostos quando manipulam produtos inflamáveis. Esses acidentes podem ocorrer de diversas maneiras, desde a simples fuga de gás até a quebra de um recipiente cheio de combustível.

Além disso, as explosões podem ser provocadas por diversos fatores, como a presença de chama ou faísca, o atrito entre os recipientes ou a pressão interna do gás. Para evitar esse tipo de acidente, é importante seguir as normas da NR-20, que estabelecem os procedimentos seguros para o manuseio de produtos inflamáveis.

Seguindo as normas da NR-20, os trabalhadores podem minimizar o risco de acidentes e garantir sua segurança no ambiente de trabalho.

3. Intoxicação


Os trabalhadores que manipulam inflamáveis estão sujeitos ao risco de intoxicação pelos vapores que emanam desses produtos. A exposição aos vapores pode causar danos à saúde, inclusive ao sistema nervoso central, e até mesmo a morte.

A NR-20 estabelece os limites de exposição aos vapores desses produtos, bem como as medidas de proteção que devem ser adotadas para evitar ou minimizar os riscos de intoxicação. As empresas que manipulam inflamáveis devem, portanto, cumprir a NR-20 e adotar as medidas de proteção indicadas na Norma, a fim de evitar acidentes e doenças decorrentes da intoxicação por esses produtos.

>> Conheça os riscos dos combustíveis para saúde dos trabalhadores <<

Quais são os controles necessários de acordo com a NR-20

Os controles devem ser considerados tanto para os perigos de uma substância inflamável, como para sua eliminação. Além dos riscos individuais que o trabalho com inflamáveis pode acarretar, existem perigos coletivos. 

De acordo com o Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante, no caso de vazamentos, por exemplo, providências imediatas devem ser tomadas para a identificação do produto, como a contenção do derramamento, sua neutralização por meio de absorventes específicos e a posterior limpeza da área afetada.

Para as substâncias inflamáveis, a NR-20 estabelece os seguintes controles coletivos:

  • Controle de acesso: É importante restringir o acesso às áreas onde as substâncias inflamáveis são manipuladas ou armazenadas;
  • Ventilação: É importante manter as áreas bem ventiladas para evitar a concentração de vapores inflamáveis;
  • Extintores: É importante ter extintores de incêndio disponíveis nas áreas onde as substâncias inflamáveis são manipuladas ou armazenadas;
  • Detector de fumaça: É importante instalar detectores de fumaça nas áreas onde as substâncias inflamáveis são manipuladas ou armazenadas;
  • Luzes de emergência: É importante ter luzes de emergência nas áreas onde as substâncias inflamáveis são manipuladas ou armazenadas;
  • Sinalização: É importante sinalizar as áreas onde as substâncias inflamáveis são manipuladas ou armazenadas.

Já com relação aos controles individuais, as principais recomendações que a NR-20 faz são:

1. Nunca use água para apagar um incêndio de inflamável. Em vez disso, use um extintor de incêndio apropriado;

2. Nunca fume em áreas onde há inflamáveis;

3. Mantenha os recipientes de inflamáveis longe do calor, chamas e faíscas;

4. Nunca utilize um telefone celular em áreas onde há inflamáveis;

5. Nunca utilize equipamentos eletrônicos em áreas onde há inflamáveis;

6. Nunca armazene inflamáveis em recipientes abertos;

7. Sempre mantenha os recipientes de inflamáveis fechados e etiquetados;

8. Nunca utilize equipamentos mecânicos em áreas onde há inflamáveis;

9. Nunca utilize luzes artificiais em áreas onde há inflamáveis;

10. Nunca utilize maçaricos ou outros equipamentos de calor em áreas onde há inflamáveis.

Juntos, esses dois tipos de controle ajudam a evitar os principais riscos de acidentes no trabalho com inflamáveis. Outro controle coletivo muito relevante neste sentido é a capacitação do pessoal.

A capacitação em NR-20 é importante para garantir a segurança de todos os envolvidos nas atividades com inflamáveis. Além de fornecer os conhecimentos necessários para o correto manipulação e armazenamento dos produtos, a capacitação também ensina como identificar e controlar os riscos envolvidos.

O treinamento em NR-20 é obrigatório para todos os funcionários que trabalham com inflamáveis, independentemente do cargo ou função. Também é importante que os gestores das empresas sejam capacitados, para que possam garantir o cumprimento da norma e a segurança de todos os envolvidos.

A Beta Educação oferece às empresas cursos de capacitação específicos em NR-20 para que eles saibam lidar com todos os riscos de trabalhar com inflamáveis, incluindo o de NR-20 Intermediário para que eles possam conhecer todos os controles coletivos e individuais para o trabalho com esse tipo de material.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.