NR-12: Norma Regulamentadora de Máquinas e Equipamentos

8 de setembro de 2017

No post de hoje você irá entender o que a Norma Regulamentadora 12 – Maquinas e Equipamentos (NR-12) se refere e suas devidas exigências.

O que é a NR-12?

Esta norma regulamentadora e seus anexos definem referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção para garantir a saúde e integridade física dos trabalhadores e estabelecer requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho nas fases de projeto e utilização de máquinas e equipamentos de todos os tipos.

E ainda no que diz respeito á sua fabricação, importação, comercialização, exposição e cessão a qualquer título, em todas as atividades econômicas, sem prejuízo da observância do dispondo nas demais normas regulamentadoras – NR aprovadas pela portaria nº 3.214, de junho de 1978, nas normas técnicas oficiais e, na ausência ou omissão destas, nas normas internacionais aplicáveis.

Conforme diz a norma, é importante lembrar que as máquinas devem atender aos princípios de falha de segurança, principalmente quando em fase de utilização.

Responsabilidades

Segundo a NR-12 – item 12.3 – O empregador deve adotar medidas de proteção para o trabalho em máquinas e equipamentos, capazes de garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores, e medidas apropriadas sempre que houver pessoas com deficiência envolvidas direta ou indiretamente no trabalho.

Ainda segundo a norma – item 12.4 – São consideradas medidas de proteção, a ser adotadas nessa ordem de prioridade:

  1. Medidas de proteção coletiva;
  2. Medidas administrativas ou de organização do trabalho; e
  3. Medidas de proteção individual.

Itens da NR-12

No documento oficial da norma regulamentadora 12, são apresentadas medidas preventivas de acidentes relativas aos seguintes itens:

  • Arranjo físico e instalações
  • Instalações e Dispositivos elétricos
  • Dispositivos de partida, acionamento e parada
  • Sistemas de Segurança
  • Dispositivos de parada de emergência
  • Meios de acessos permanentes
  • Componentes pressurizados
  • Transportadores de Materias
  • Aspectos ergonômicos
  • Manutenção, inspeção, preparação, ajustes e reparos entre outros…

Máquinas de Risco

São máquinas que apresentam risco aquelas que:

  • Possuem movimentos giratórios;
  • Possuem movimentos alternados;
  • Possuem movimentos retilíneos;

Os riscos que podem ocorrer são de puxar, esmagar, decepar, furar, queimar, alguma peça “voar” e acertar, caindo sob os membros inferiores (pés e pernas). Além disso, vale lembrar o cuidado com os demais riscos de substâncias químicas, choque elétrico e superfície quente.

Confira também o post: Quem deve fazer o curso de NR-12

O maior motivo de acidentes

Geralmente acidentes relativo a máquinas e equipamentos são quando os operadores violam a regra básica na prevenção de acidentes com máquinas, que é:

  • Desligar a máquina;
  • Cortar (Bloquear) a energia, para que a mesma não volte a ser religada acidentalmente;
  • Sinalizar;
  • Comunicar e somente depois agir.

Em muitos casos, quem ligou a máquina não sabia que tinha alguém com o dedo nas engrenagens ou quem adentrou em uma zona de perigo de uma máquina, não avisou ou sinalizou para alguém não ligar a mesma.

Veja também: Aspectos ergonômicos da NR-12 Máquinas e Equipamentos

Capacitação NR-12 – Segurança em Máquinas e Equipamentos

Muitos acidentes ocorreram por falta de comunicação, sinalização e principalmente por falta de treinamento adequado. Por isso, o Ministério do Trabalho e Emprego estabelece a obrigatoriedade do empregador oferecer o treinamento para garantir a prevenção através da informação sobre as principais medidas de segurança em que o trabalhador irá aplicar no seu dia a dia.

Pensando nisso a Beta Educação desenvolveu o curso online da NR-12 em Máquinas e Equipamentos, o qual respeita as carga horária e conteúdo programático exigido pelo MTE.

Você também irá gostar

  • Especial: A ergonomia muito além de seu conceito

    Especial: A ergonomia muito além de seu conceito

    A ergonomia pode ser definida de acordo com o dicionário Aurélio como a “ciência que visa à organização metódica do trabalho em função do fim proposto e das relações entre homem e a máquina” (Aurélio, p. 298, 2010). Desta forma, pensando na maior produtividade do trabalhador e em seu bem-estar, uma das atribuições do Técnico […]

  • O que é preciso saber sobre Legislação Trabalhista e Previdenciária em SST?

    O que é preciso saber sobre Legislação Trabalhista e Previdenciária em SST?

    Olá, no post de hoje iremos abordar um tema muito importante para todos os envolvidos na área de SST: A legislação trabalhista e previdenciária. A intenção deste post é apresentar de maneira simplificada os conceitos do acidente de trabalho nos termos legal e prevencionista e como ficará o envio dos dados do acidente com o […]

  • Por que o mês de Maio é Amarelo?

    Por que o mês de Maio é Amarelo?

    Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para a redução dos acidentes de trânsito e que surgiu com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.  A ideia é mobilizar os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações […]