ISO 45001: Nova norma internacional para saúde e segurança ocupacional

24 de junho de 2016

Descubra mais sobre a nova norma ISO 45001, que diz respeito aos requerimentos para o sistema de gestão em Saúde e Segurança Ocupacional. Neste post você irá entender o objetivo desta norma e a previsão da sua aplicação.

A norma ISO 45001 tem como objetivo ajudar as organizações a melhorar o seu desempenho em Segurança e Saúde no Trabalho. Conforme a organização internacional, o padrão foi projetado para ser integrado em sistemas de gestão existentes e irá complementar aspectos relacionados à segurança, saúde e bem-estar dos trabalhadores.O projeto referente a ISO 45001 está sendo elaborado pelo Comitê de Projetos ISO PC 283 e tinha como objetivo ser publicada em Outubro de 2016, porém foi prorrogada para final de 2016/começo de 2017.

Mais de 6300 pessoas morrem a cada dia devido a acidentes ou doenças relacionadas ao trabalho – que é quase 2.3 milhões a cada ano. A carga de lesões e doenças profissionais é significativo , tanto para empregadores quanto para a economia em geral, resultando em perdas de reformas antecipadas e a ausência do pessoal.

Por este motivo a ISO está desenvolvendo este novo padrão  ISO 45001, que ajudarão as organizações a reduzir e combater este problema , fornecendo um quadro para melhorar a segurança dos funcionários, reduzir os riscos no local de trabalho e criar melhores condições de trabalho, no mundo todo. Prevê-se também que a ISO 45001 irá substituir a OHSAS 18001: 2007.

Abaixo segue a ilustração do processo da ISO 45001 desde o ano de 2013:

ISO 45001 Timeline

Fonte: ISO (http://goo.gl/11eCfM)

A Beta Educação irá acompanhar este processo, portanto fique sempre ligado em nosso blog ou cadastre-se em nossa Newsletter.

Você também irá gostar

  • Especial: A ergonomia muito além de seu conceito

    Especial: A ergonomia muito além de seu conceito

    A ergonomia pode ser definida de acordo com o dicionário Aurélio como a “ciência que visa à organização metódica do trabalho em função do fim proposto e das relações entre homem e a máquina” (Aurélio, p. 298, 2010). Desta forma, pensando na maior produtividade do trabalhador e em seu bem-estar, uma das atribuições do Técnico […]

  • O que é preciso saber sobre Legislação Trabalhista e Previdenciária em SST?

    O que é preciso saber sobre Legislação Trabalhista e Previdenciária em SST?

    Olá, no post de hoje iremos abordar um tema muito importante para todos os envolvidos na área de SST: A legislação trabalhista e previdenciária. A intenção deste post é apresentar de maneira simplificada os conceitos do acidente de trabalho nos termos legal e prevencionista e como ficará o envio dos dados do acidente com o […]

  • Por que o mês de Maio é Amarelo?

    Por que o mês de Maio é Amarelo?

    Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para a redução dos acidentes de trânsito e que surgiu com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.  A ideia é mobilizar os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações […]