Máscara de proteção respiratória na prevenção de doenças

Como todo equipamento de proteção, a máscara de proteção respiratória tem um papel fundamental na prevenção de doenças respiratórias. Essas doenças quando em seu estágio avançado e grave podem levar à morte.

Máscara de proteção respiratória

Segundo dados da OIT (Observatório Digital Saúde e Segurança do Trabalho), acontece 01 acidente de trabalho a cada 48 segundos e acidentes relacionados ao aparelho respiratório a cada 06 horas aproximadamente. (dados estimados desde 2012 até hoje).

Ainda de acordo com a OIT, desde 2012 até hoje foram registrados 8.672 CAT’s, somente com acidentes relacionados ao aparelho respiratório.

Podemos deduzir que parte desses acidentes são ocasionados pela falta ou uso inadequado da máscara proteção.

A empresa tem grande responsabilidade no fornecimento de Equipamento de Proteção Individual – EPI e também nos treinamentos de segurança.

Manter os trabalhadores atualizados e treinados é uma forma de evitar futuros acidentes e gastos relacionados aos afastamentos no trabalho, que poderiam afetar a produção.

Já os trabalhadores têm a responsabilidade de prevenção e uso desses equipamentos, uma vez fornecidos adequadamente pela empresa.

As máscaras protegem o trabalhador que está exposto a poeiras, fumaças, gases, vapores, ambientes com pouco oxigênio, etc.

A exposição a esses resíduos podem causar câncer, doenças pulmonares, problemas respiratórios, etc.

Mas afinal, o que é a máscara de proteção respiratória?

A máscara de proteção respiratória é um equipamento de proteção individual, sua função é filtrar impurezas presentes no ar que podem causar danos a saúde.

Para cada atividade onde o risco esteja presente, há um tipo apropriado de máscara de proteção (saiba como escolher) e maioria são descartáveis.

Há duas classes de máscaras: purificadoras de ar e fornecedoras de ar, podendo ser semifaciais ou inteira facial.

Máscara de ar semifacial descartável

Elas cobrem a boca e o nariz, precisa estar bem ajustada, são usadas para proteção de resíduos de baixa concentração.

São descartados quando o uso não é mais possível.

Máscara de ar semifacial reutilizável

Cobrem a boca e o nariz, são usadas para vapores e gases, possuem filtro químico que pode ser trocado sempre que apresentar dificuldade de uso.

Máscara de ar facial inteira

Como o nome define, cobre a face inteira, protegendo não apenas a boca e nariz, mas os olhos também.

São utilizados para proteção de resíduos de alta concentração e possuem filtro de purificação descartável.

Máscara fornecedora de ar

Utilizada com cilindros de ar comprimido que levam diretamente o ar ao sistema respiratório.

Apropriadas para ambientes onde há atmosferas com baixa concentração de oxigênio e em atmosferas Imediatamente Perigosas à Vida e a Saúde (IPVS).

O uso incorreto da máscara ou a falta dela, ao longo do tempo poderá desencadear doenças, por essas e outras razões que os treinamentos de segurança são essenciais para garantir a saúde dos trabalhadores.

As empresas devem estar atualizadas no diz respeito às normas regulamentadoras de segurança.

Realizar programas de proteção respiratórias, adquirir os equipamentos de segurança somente com empresas confiáveis e com certificação do INMETRO.

O curso da NR-06 Equipamentos de Proteção Individual (EPI), acesse o site e conheça as modalidades de cursos que a Beta Educação oferece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *