3 Dicas para criar uma cultura de aprendizado na empresa

A cultura de aprendizado já faz parte de muitas organizações que querem crescer e fazer com que seus colaboradores cresçam juntos. Ela acabou se tornando um dos pilares principais de empresas que sabem que precisam estar em constante evolução para acompanhar as novidades do mercado.

É importante que toda empresa saiba o que é a cultura de aprendizado e entenda que com ela fica muito mais simples de crescer. Sendo assim, neste artigo veremos o que é a cultura de aprendizado e dicas de como criá-la em sua empresa.

O que é cultura de aprendizado?

A cultura de aprendizado acontece quando a empresa favorece e incentiva que os seus colaboradores estejam em constante aprendizado, seja por meio de cursos ou troca de experiência entre si. 

Uma empresa que desenvolve a cultura de aprendizado pensa a longo prazo e está disposta a mudar sua forma de gestão de pessoas e processos. Afinal, quando se incentiva que os funcionários aprendam, ela também está aberta que eles deem sugestões de novos métodos e os permita aplicá-los.

Dessa forma, empresa e colaboradores se unem em prol de um objetivo que é estar em constante evolução para melhor desenvolver os produtos e serviços que são produzidos e vendidos.

Porém, como começar a criar uma cultura de aprendizado em uma empresa que nem sabia que isso existia ou que não tem ideia por onde começar? A seguir, veremos algumas dicas a respeito disso.

cultura de aprendizado

Capacite os seus colaboradores com os cursos oferecidos pela Beta Educação.

3 Dicas de como criar uma cultura de aprendizado na sua empresa

Agora que sabemos o que é a cultura de aprendizado e porque ela é importante, abaixo listamos algumas dicas de como criá-la na sua empresa.

1. Torne o aprendizado acessível

Os funcionários já trabalham, em média, 8 horas por dia. Além disso, uma boa parte tem família e outras responsabilidades fora do horário de trabalho. Dessa forma, é preciso que o aprendizado seja acessível e simples de ser realizado.

Um exemplo para que isso aconteça é utilizar um LMS que seja intuitivo. Assim, o funcionário pode realizar os cursos disponíveis na plataforma em qualquer horário, bastando ter acesso à internet. Isso faz com que ele não precise se deslocar até uma escola para realizar o curso, o que economiza tempo e flexibiliza o horário de estudo.

2. Pergunte o que os funcionários querem aprender

Além dos cursos que a empresa vê como importantes para a evolução profissional dos colaboradores, é importante saber o que eles querem aprender. Dessa forma, eles se sentem empolgados em ter a possibilidade de escolher o que querem estudar.

Essa atitude de perguntar o que os funcionários querem aprender também contribui para que eles se sintam parte da empresa. Afinal, eles se sentem notados pelos seus gestores. 

3. Faça do aprendizado algo divertido

Outra forma de criar uma cultura de aprendizado na empresa e fazer com que os colaboradores queiram participar dela é tornar o processo mais divertido e instigante. Isso pode ser feito ao usar a gamificação no LMS, como o que é feito no Duolingo, aplicativo de aprender idiomas.

Dentro LMS estabeleça um sistema de pontuação e recompensa. Assim, a cada módulo ou curso finalizado, o aluno ganha pontos ou distintivos. Dessa forma, os alunos participam de um ranking de classificação amigável e motivador o suficiente para que queiram continuar realizando os cursos.

Há mais maneiras de incentivar os funcionários a entrar nessa cultura de aprendizagem, como realizar eventos, tornar os colaboradores responsáveis pelo próprio aprendizado e ter um plano para estabelecer a cultura na empresa.

O mundo está em constante evolução e todo dia surgem novas técnicas, processos e formas mais automatizadas de realizar certas tarefas. Para que sua empresa não fique parada no tempo, é essencial que ela tenha a cultura de aprendizagem como um dos seus pilares.

Convidamos você a acessar nosso artigo sobre como motivar os adultos a aprenderem algo novo. Nele você encontrará algumas dicas a respeito desse assunto.

Capacite os seus colaboradores com os cursos oferecidos pela Beta Educação.

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: