10 Dicas de como evitar quedas e escorregões

Quedas e escorregões são alguns dos acidentes de trabalho que levam funcionários a se afastarem das atividades para ficar em recuperação em casa. Uma empresa que evita quedas e escorregões preserva a saúde dos funcionários. Por isso, é tão importante evitar quedas no ambiente de trabalho.

Mas quais o que fazer para evitar esses tipos de acidentes? Bem, a seguir, você confere uma lista de 10 dicas sobre como evitar quedas, escorregões e tropeções nas instalações da sua empresa. Acompanhe a leitura.

1. Inspecione seu local de trabalho

O primeiro passo envolve avaliar suas instalações. Além de procurar áreas de risco em sua empresa, você deve investigar incidentes envolvendo escorregões, tropeções e quedas ocorridas no passado. Conhecer a própria empresa é essencial para melhorar a segurança geral.

2. Sinalizar corredores e passagens

Use sinalizações visuais para ajudar os funcionários ─ e visitantes ─ a se locomover pelas áreas em torno de suas instalações com segurança. Você pode usar adesivo de marcação no piso para identificar caminhos, equipamentos e áreas de armazenamento, chão escorregadio e até tráfego de empilhadeiras.

3. Forneça pisos antiderrapantes

Ao evitar escorregões a saúde dos funcionários é preservada. Então, verifique se o piso está limpo e seco. Se não estiver, providencie que ele seja secado e que assim permaneça. Na mesma linha, você deve utilizar tapetes, fitas e outros itens antiderrapantes em áreas escorregadias.

prevenção de quedas

4. Melhorar a segurança das escadas

Escadas são as áreas mais prováveis ​​de escorregões, tropeções e quedas. Faça um esforço extra para equipar suas escadas com objetos que adicionem alguma aderência e ajudem as pessoas nessas áreas potencialmente perigosas.

5. Marcar rotas de evacuação de emergência

Os funcionários precisam ter a possibilidade de sair com rapidez e segurança do ambiente de trabalho em caso de emergência. As marcações no chão e os adesivos que brilham no escuro, bem como as placas direcionais, facilitam as pessoas a verem para onde estão indo, mesmo em ambientes pouco iluminados.

6. Disponha de sinais e adesivos de segurança

Garanta que os sinais de segurança estejam fixados nos lugares certos. Além disso, verifique se sua sinalização inclui letras nítidas, cores brilhantes, texto em negrito e linguagem clara. Os sinais de segurança não servirão se forem ilegíveis.

7. Aviso de riscos temporários

Nem todos os riscos no local de trabalho são permanentes. Se houver um risco de curto prazo em suas instalações como resultado de manutenção ou derramamento de substâncias, marque a área usando placas de advertência ou até barricadas, se necessário.

prevenção de quedas

8. Inspecione andaimes e escadas

Embora 60% das quedas ocorram em superfícies do mesmo nível, os outros 40% ocorrem a partir da elevação. Tendo isso em mente, é importante estabelecer um padrão para a inspeção regular de todos os andaimes e escadas usados ​​pelos trabalhadores frequentemente. As sinalizações e os adesivos do andaime e da escada podem ajudá-lo a acompanhar as inspeções.

9. Controle e limpeza de óleos e outras substâncias

Apesar dos seus melhores esforços, haverá casos de vazamentos, gotejamentos e derramamentos no local de trabalho. Quando ocorre um derramamento, a melhor maneira de limpá-lo é através do uso de absorventes.

10. Treine seus funcionários

O conhecimento é ótimo, mas pouco fará para reduzir escorregões, tropeções e quedas sem o treinamento adequado dos funcionários. Forneça aos seus funcionários as ferramentas, o treinamento e o suporte necessário para prevenir e responder com eficácia a escorregões, tropeções e quedas.

Como se pode perceber, há diversas formas de evitar quedas dos colaboradores da sua empresa. Assim, preserva-se a saúde do funcionário e seu estabelecimento se mantém com um histórico baixo ou inexistente de acidentes de trabalho. Então, aplique as dicas deste artigo em sua empresa.

Compartilhe este artigo em suas redes sociais para que seus amigos possam conhecer as dicas e também aplicá-las nas empresas em que são responsáveis.

Traduzido e adaptado de Seton.

Deixe seu comentário