4 Dicas de como escolher um Sistema de Gestão do Aprendizado

O ensino online já é uma realidade em muitas empresas que querem promover o conhecimento dos seus funcionários. Ele possibilita que o aluno estude sem sair de casa e gera muitos benefícios ao empreendedor. Por isso, as empresas estão adotando o Sistema de Gestão do Aprendizado (LMS) para fornecerem aos funcionários a possibilidade de continuarem estudando.

Porém, muitos gestores ficam na dúvida sobre qual é o melhor LMS. Sim, há muitas opções no mercado, mas com as dicas a seguir, será mais simples escolher aquele que melhor atenderá às necessidades da empresa. Mas antes, confira o que é um LMS.

O que é um Sistema de Gestão do Aprendizado?

O LMS (do inglês “Learning Management System”, ou Sistema de Gestão do Aprendizado), conhecido no Brasil também como AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), é uma plataforma online onde são disponibilizados cursos e treinamentos, bem como atividades respectivas aos cursos.

Dessa forma, os alunos podem acessar as aulas de dispositivos eletrônicos, como smartphone e computador, com acesso à internet. Isso possibilita realizar todos os estudos sem a necessidade de comparecer presencialmente à instituição de ensino.

O Sistema de Gestão do Aprendizado é uma ótima alternativa para as empresas que precisam oferecer aos funcionários treinamentos de segurança ou disponibilizar cursos para aperfeiçoar as técnicas de trabalho.

Isso porque é uma forma mais econômica de fornecer o ensino e tudo pode ser gerido pela própria empresa. Afinal, é só comprar os cursos ou produzi-los e disponibilizá-los no LMS. 

Os profissionais também saem ganhando, pois não precisam se locomoverem até uma instituição de ensino. Eles podem estudar do conforto de suas casas, basta ter acesso à internet. 

Porém, a principal dúvida que a empresa pode ter no início é sobre como escolher o LMS. Afinal, há muitas opções no mercado.

Confira nossa lista de cursos e treinamentos online sobre segurança do trabalho. Temos desde cursos sobre NR até a CIPA.

sistema de gestão do aprendizado

Como escolher o melhor LMS para a sua empresa?

Ao escolher um Sistema de Gestão do Aprendizado é importante prestar atenção em alguns detalhes. A seguir, você confere 4 dicas de como escolher um LMS para a sua empresa.

1. Identifique o seu público

Por mais que você já saiba quem são os seus funcionários é preciso analisar qual é a faixa etária deles e o nível de proximidade com a tecnologia. Por exemplo, o público que irá utilizar o LMS o acesse mais pelo smartphone ou mais pelo computador. Há também a questão de alguns não terem tanta proximidade com a tecnologia ou mesmo não terem acesso.

Ao analisar esses pontos, é possível identificar quais são os requisitos que um LMS precisa ter para atender às necessidades dos usuários, como ser responsivo para smartphone, ser bem intuitivo, ser simples de utilizar, ter mais de um idioma, entre outros. 

Além disso, também é possível identificar se será preciso fornecer uma sala na própria empresa com computadores disponíveis para os funcionários que não tem acesso a internet em casa. Assim, nenhum colaborador ficará de fora do treinamento por não ter um computador ou acesso à internet em seu lar.

2. Defina as ferramentas essenciais

Outro ponto a ser analisado são as ferramentas que não podem faltar no LMS. Há diversos Sistemas de Gestão do Aprendizado, desde os mais simples até os mais robustos. Então, é necessário analisar quais são as ferramentas que devem ter nele, para que você não invista demais em uma plataforma e acabe não usando tudo o que ela tem a oferecer ou adquira uma que não tenha recursos suficientes.

Algumas das ferramentas que podem ser consideradas essenciais são:

  • Facilidade de uso – um LMS intuitivo e fácil de utilizar possibilita mais aceitação por parte dos funcionários e elimina a necessidade de treinamento.
  • Relatórios – os relatórios são parte essencial de um LMS, pois eles possibilitam que a empresa analise o avanço do aluno, a taxa de conclusão, resultados dos exames, entre outros.
  • Integrações – alguns LMS’s possuem integração com apps e outros softwares. As integrações podem auxiliar a aumentar a motivação do aluno e proporcionar uma melhor experiência.
  • Compatível com SCORM – ser compatível com o SCORM possibilita anexar com mais facilidade os cursos que já estão salvos nesse padrão.
sistema de gestão do aprendizado

3. Analise cada LMS

Após definir as ferramentas que são essenciais para o seu LMS é hora de analisar os sistemas disponíveis no mercado. A dica aqui é fazer uma triagem dos sistemas, sem avaliá-los tão profundamente.

Separe em sua lista os LMS’s que têm as ferramentas das quais você considera essenciais. Após fazer essa análise sua lista vai ser mais longa mesmo.

Com os LMS’s listados, é hora de escolher entre eles aquele que melhor atende às necessidades da empresa e que cabe no valor estipulado. Para que isso seja mais rápido, ligue para os representantes dos sistemas e peça um pequeno resumo sobre a plataforma. 

Dessa forma, você não precisará ficar pesquisando na internet, tendo que analisar se as informações são atualizadas ou não. Ao final, sua lista deve conter o mínimo possível de opções.

4. Escolha o LMS

Por fim, chegou a hora de escolher o LMS. Para isso, você pode pedir um teste gratuito para as empresas que fornecem os sistemas. Assim, será possível ver na prática se o LMS é aquilo mesmo que a sua empresa espera, se é intuitivo e se tem todas as ferramentas necessárias.

Além disso, peça feedback para os funcionários e outros integrantes da equipe de gestão. Com mais opiniões sobre o sistema, fica mais fácil escolher o melhor para a sua empresa.

Ao ter um LMS, seus funcionários podem realizar os cursos do conforto das suas casas ou da própria empresa. Assim, os custos são reduzidos. Outro ponto é que você terá a liberdade de disponibilizar quantos cursos achar interessante para o desenvolvimento dos funcionários. Dessa forma, facilitará que seus colaboradores cresçam dentro da empresa e se mantenham atualizados.

Clique aqui e entenda o quando o curso online pode reduzir os custos da sua empresa.

Confira nossa lista de cursos e treinamentos online sobre segurança do trabalho. Temos desde cursos sobre NR até a CIPA.

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: