Por que é essencial comprar um curso EAD que utiliza o SCORM?

Oferecer cursos de aperfeiçoamento aos funcionários é essencial para mantê-los sempre atualizados e para contribuir com o plano de carreira. Além disso, faz parte dos deveres das empresas oferecer os cursos de segurança do trabalho para que a saúde dos trabalhadores seja garantida. Nessa hora, uma forma de economizar é comprar os que estão no formato SCORM.

Esse formato possibilita muitas vantagens aos gestores e mais comodidade aos colaboradores que vão realizar os cursos. A seguir, veremos o que é o SCORM, quais são as suas vantagens e por que comprar um curso nesse modelo. 

O que é o SCORM?

O SCORM é a sigla para Sharable Content Object Reference Mode, que ao traduzir para o português temos o seguinte termo: “Modelo de Referência de Objeto de Conteúdo Compartilhável”. Na prática, o SCORM é utilizado com o objetivo de padronizar os arquivos de um curso online que serão anexados em uma plataforma e-learning.

Ele foi criado para que os cursos online pudessem ser anexados na maioria das plataformas de ensino, sem que houvesse desconfigurações nos arquivos. Assim, ele determina o padrão e especificações técnicas que os arquivos do curso devem ter a fim de serem anexados nas plataformas e disponibilizados para os alunos.

Sendo assim, ele não é uma metodologia de ensino ou aprendizagem, pois não é utilizado para criar o curso em si. Ele apenas determina como devem estar os arquivos para que estes possam ser anexados nas plataformas e-learning de forma a funcionarem corretamente. 

Os arquivos se referem a videoaulas, infográficos, animações, vídeos diversos, games, textos e conteúdos em geral. Afinal, os cursos não são compostos apenas por videoaulas. Sendo assim, todos os arquivos precisam estar configurados de forma que possam ser anexados na plataforma de ensino.

Curso em scorm

Quais são os objetivos ao utilizar o SCORM?

De uma forma geral, o SCORM foi criado para padronizar os arquivos de cursos online para que possam ser anexados nas mais diversas plataformas de ensino. A seguir, veremos os principais objetivos do SCORM:

  • Universalizar – o uso do SCORM possibilita que o mesmo curso online seja disponibilizado em diferentes plataformas de ensino, sem precisar realizar alterações na hora de anexá-lo.
  • Padronizar – o SCORM especifica o modelo correto que deve ser seguido para padronizar os arquivos de cursos online. Assim, todos seguem o mesmo padrão.
  • Flexibilizar – a flexibilidade diz respeito a poder oferecer aos alunos ou profissionais diferentes cursos dependendo da etapa de aprendizado em que eles se encontram.  
  • Reutilizar – o SCORM possibilita reutilizar materiais digitais de cursos que eram oferecidos presencialmente e transformá-los em materiais de cursos online. Assim, não é necessário recriar todo o curso apenas para o formato online.

Por que utilizar o SCORM?

O SCORM possibilita a padronização dos arquivos dos cursos para que eles possam ser disponibilizados todos em uma só plataforma de ensino. Sendo assim, imagine você como empresa que queira oferecer aos seus colaboradores cursos de aperfeiçoamento ou de segurança do trabalho. 

Em vez de comprá-los de diversas empresas e fazer com que seus trabalhadores precisem sair do local de trabalho para poderem estudar e se aperfeiçoar, é possível ter uma plataforma e-learning onde disponibiliza todos esses cursos ali mesmo no ambiente de trabalho ou possibilita que os alunos estudem de casa. 

Além disso, se a empresa já tiver alguns cursos presenciais próprios, é possível disponibilizá-los de forma online para os funcionários utilizando o SCORM. Assim, se eles tiverem acesso à internet, podem estudar de casa.

O ponto principal é conseguir concentrar todos os cursos em um só ambiente de aprendizagem que possa ser acessado de qualquer lugar, desde que o aluno tenha acesso à internet.

Para isso, basta pegar todos os cursos presenciais e transformá-los em online e utilizar o SCORM para padronizar os arquivos. Ou comprar cursos que já estão padronizados segundo o SCORM. Depois é só anexar tudo na plataforma e disponibilizar o acesso aos usuários.

Dessa forma, por conta do SCORM, o gestor da empresa consegue analisar o progresso dos funcionários nos estudos por meio das ferramentas disponíveis na plataforma e-learning, o que antes seria impossível, pois os cursos não estavam concentrados todos em um só lugar.

Além do mais, fica mais simples para os alunos fazerem seus cursos. Afinal, com tudo concentrado em um mesmo lugar, eles precisam de apenas um login para acessar os cursos e não precisam entrar em diversas plataformas para estudar.

Curso em scorm

Qual LMS escolher?

Sabemos que o formato SCORM é importante para padronizar os cursos e, assim, serem disponibilizados nas plataformas e-Learning (LMS). O ponto é que nem todas as plataformas foram feitas para cursos no formato SCORM. 

Por isso, comece por verificar se a plataforma que quer obter foi feita para aceitar arquivos em SCORM. Após isso, observe os recursos que ela disponibiliza, se são suficientes ou se é preciso acrescentar algo. 

Por fim, confira se o valor dela é compatível com o orçamento disponível para esse investimento. Se tudo estiver certo, é só fechar o contrato e começar a disponibilizar os cursos para os seus funcionários.

Sendo assim, podemos perceber o quão importante é comprar um curso online que utiliza o SCORM. Afinal, ele permite que o curso seja anexado na maioria das plataformas de ensino e possibilita que os gestores tenham acesso a como anda o aprendizado dos alunos.

Agora que você conhece as vantagens de cursos em SCORM, que tal receber um orçamento para transformar seus cursos presenciais em cursos online utilizando este formato? Nós da Beta também transformamos os seus cursos, solicite informações no botão abaixo.

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: