O levantamento das necessidades de treinamento ou também chamado como LNT é uma prática que visa identificar quais setores da empresa necessitam de treinamento. Confira a seguir como fazer o levantamento das necessidades de treinamento!
A área de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) acabou se tornando uma área essencial para o sucesso das organizações, isso porque ela potencializa as habilidades e otimiza os costumes das pessoas através do treinamento.
Investir em pessoas é apostar no desenvolvimento da empresa, este fato é inquestionável, pessoas são as maiores responsáveis do sucesso da organização e por isso, trouxemos hoje algumas maneiras de realizar o levantamento das necessidades de treinamentos.
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Geralmente o LTD é realizado pela equipe responsável pelos treinamentos, por este motivo é importante que haja uma comunicação efetiva entre os membros, a fim extrair o melhor que o processo possa oferecer. Neste sentido, frisamos a importância do feedback e da comunicação entre gestores, líderes e diretores, que acabam tendo um papel fundamental no levantamento das necessidades de treinamento.
A seguir estão algumas maneiras para realizar o LTD e identificação de oportunidades de diagnóstico:
Observações
Você pode começar pelo mais básico, suas observações. Identifique sinais como alto absenteísmo, resultados ineficientes, falta de motivação, insatisfações e conflitos.
Avaliação de desempenho
Através da avaliação de desempenho pode-se verificar o desempenho dos profissionais e identificar oportunidades corporativas.
Entrevistas
As entrevistas poderá ser um meio de comunicação que dará a oportunidade de esclarecer situações e identificar meios de melhoria. É importante que esta ferramenta não seja punitiva e sim visando a contribuição do desenvolvimento da organização.
Questionários
Os questionários também irão ter o mesmo papel das entrevistas, no entanto, há possibilidade de aplicar os questionários de forma anônima, o que contribui muitas vezes para identificar problemas difíceis de identificar.
Reunião entre as áreas da organização
Analise as solicitações dos gestores e líderes dos setores, assim como também as suas observações quanto ao desempenho de seus membros de equipe.
Avaliações e Testes
Realize avaliações e testes de conhecimento técnico para mensurar o nível de conhecimento dos colaboradores sobre as suas atividades.
Entrevistas
Diante ao planejamento estratégico, as entrevistas com gestores e líderes servem para analisar as possíveis melhorias e oportunidades em seus setores de atuação.
Modificação de processos
Em qualquer modificação nos processos organizacionais, é necessária a preparação dos colaboradores. Processos são liderados por pessoas, reestruturar um processo e não focar no treinamento do pessoal é desperdiçar tempo e recursos.
Entrevistas de desligamento
A entrevista de desligamento é uma ótima hora para ter o feedback sobre a organização e identificar os pontos a serem melhorados.
Relatórios
Os relatórios são uma grande fonte de informação, estes podem ser reclamações SAC, prazos etc.
Análise e descrição de perfis
A descrição dos perfis que a organização procura correspondem aos profissionais ocupantes dos cargos? Avalie e otimize a capacitação de sua equipe.
Documente, analise, apresente, coloque em prática e verifique os resultados. Mesmo com o levantamento das necessidades, é importante realizar o planejamento da estratégia a partir desta análise e apresenta-la para a organização, já falamos aqui no blog que as mudanças são mais aceitas quando há uma comunicação aberta sobre elas, por isso é importante que todos entendam o porque está havendo mudanças na organização.
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