Como escolher um curso de Normas Regulamentadoras

As empresas, além de oferecerem um ambiente seguro para os seus colaboradores, precisam oferecer cursos específicos de Normas Regulamentadoras (NRs) para que eles fiquem capacitados na questão de segurança do trabalho. Isso é uma determinação que está descrito nas próprias NRs.

Porém, diante de tantas opções de cursos oferecidos pelas instituições de ensino, é importante saber como escolher o curso de Normas Regulamentadoras. Sendo assim, a seguir veremos a importância de se fazer esses cursos e, logo após, listamos algumas dicas de como escolher o curso. Acompanhe!

Por que é importante realizar os cursos de NR?

Os cursos de NR são importantes para levar conhecimento aos trabalhadores sobre segurança do trabalho. Dessa forma, eles terão o conhecimento necessário para analisar o seu ambiente de trabalho e identificar possíveis perigos para a segurança dos trabalhadores e auxiliar a empresa a corrigi-los.

Além disso, eles aprendem como devem agir em seu ambiente de trabalho para também manter a sua própria segurança ao manipular ferramentas e maquinários. Dessa forma, os trabalhadores passam a trabalhar de forma mais segura.

Há curso para quase todas as Normas Regulamentadoras. Dessa forma, os diversos tipos de trabalho são atendidos. Aliás, para atuar em muitas funções é obrigatório fazer o curso de NR para aquele tipo de trabalho. Essa obrigatoriedade é definida nas próprias NRs. 

Sabendo que os cursos de NR são obrigatórios para muitas funções e da sua importância, é preciso saber como escolher o curso. Afinal, há uma diversidade de instituições de ensino que disponibilizam cursos para essa área.

O que analisar na hora de escolher o curso e a instituição de ensino?

A seguir, listamos algumas dicas do que é importante analisar na hora de escolher o curso de NR. 

Conferir a metodologia 

Pesquise como que a instituição ministra o curso, se ele é online, presencial na empresa ou na escola. Além disso, verifique se é disponibilizado apostila, e-book, certificados, aulas práticas com EPI ou simuladores e se haverá instrutores.

Dependendo dos resultados que encontrar, já conseguirá selecionar alguns dos cursos pesquisados e riscar outros da lista. Afinal, se o curso é fornecido de forma online, por exemplo, é possível economizar com o deslocamento dos colaboradores e com pagamentos de hora extra. Dessa forma, estes podem ter um melhor custo-benefício. 

Além disso, procure saber como as aulas são ministradas, se há utilização de dinâmicas, slides, discussões em grupo ou se é algo mais tradicional. Assim, você consegue ter uma noção como se dará o curso.

Confirmar as certificações da instituição de ensino

É importante verificar se a instituição de ensino tem os certificados necessários para atuar oferecendo cursos de segurança do trabalho. Sendo assim, verifique se ela está registrada no CREA (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) e se ela realiza a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica). 

Além disso, certifique-se que a instituição de ensino tem um responsável técnico e peça para ela realizar a ART do treinamento. Esses são os itens que garantem mais seriedade para a instituição de ensino e mostra que ela está atuando dentro do que é pedido pela lei.

Verificar a quantidade de horas

É importante verificar a quantidade de horas oferecidas por curso para que ele esteja dentro do que é pedido pelas Normas Regulamentadoras. Isso porque, se fizer um curso com menos horas do que é perdido pela lei, terá que pagar um novo curso para os seus colaboradores.

Analisar feedbacks de outras pessoas

Após analisar todas as questões acima, confira qual é a avaliação da instituição de ensino. Isso pode ser feito ao pesquisar por ela no Google, no Facebook ou conversando com pessoas que já fizeram um curso com aquela empresa. 

Dessa forma, você terá mais segurança ao escolher o curso, pois saberá com mais certeza como é o comprometimento da instituição e se o curso é bom mesmo.

Como vimos, fazer um curso de segurança do trabalho é importante para preservar a saúde dos colaboradores, como também para que a empresa fique em dia com o que é pedido pela lei. Porém, para escolher o curso é preciso prestar atenção em alguns detalhes, como avaliação da instituição de ensino, verificar os certificados que ela tem e também como é ministrado o curso.

A Beta Educação é uma instituição de ensino que oferece diversos cursos de Normas Regulamentadoras de forma online. Assim, a empresa pode adquirir o curso para os seus colaboradores sem precisar custear o deslocamento dos mesmos. Além disso, são oferecidos treinamentos InCompany, em que um instrutor vai até à empresa para realizar o treinamento presencial.

Acesse nossa lista de cursos e confira a emenda de cada um deles. Qualquer dúvida é só entrar em contato conosco.

Deixe seu comentário