Como diminuir os riscos de trabalhos com eletricidade em tempo chuvoso

O verão no Brasil costuma ser uma época de chuvas intensas. Os temporais no final da tarde são comuns nessa época do ano, apesar de o calor ser predominante. Com as tempestades e o aumento de descarga elétrica, os riscos para os trabalhadores eletricistas também aumentam.

Tendo em consideração que a segurança do trabalho deve ser uma das prioridades para os gestores de uma organização, é importante tomar algumas precauções para evitar os acidentes. Algumas Normas Regulamentadoras, como a NR-10 (capacitação para profissionais eletricistas) e a NR-21 (atividades realizadas a céu aberto) abordam essa temática.

>> Conheça algumas procedimentos para melhorar a segurança em atividades com eletricidade em áreas de incidência de raios <<

Porém, no post de hoje, separamos algumas rotinas que podem evitar acidentes mais graves durante o período chuvoso, especialmente para profissionais eletricistas. Lembrando que, independentemente desses procedimentos, é sempre preciso estar atento aos requisitos gerais da NR-10.

>> Saiba mais no curso online da Beta Educação de NR-10 voltado a profissionais eletricistas <<

1. Utilize materiais com qualidade comprovada

Um fio descascado durante uma tempestade pode ser crucial na hora de uma inundação, por exemplo. Por isso, quando o profissional eletricista utiliza materiais com qualidade comprovada, o risco de isso acontecer se torna bem menor.

Prefira sempre marcas que já são consolidadas no mercado de construção. Talvez saia um pouco mais caro na hora de fechar as contas de um orçamento, mas impede que acidentes aconteçam — e uma vida importa muito mais.

2. Certifique-se sempre da previsão do tempo para o local de trabalho

Se você é mestre de obras ou é responsável pela administração de construções de grande porte, sabe que a organização é tudo. Quando o assunto é clima, isso não é diferente.

Ficar atento para a previsão do tempo durante a construção civil pode evitar muitos acidentes, especialmente para os profissionais que lidam com eletricidade. Prevenir é sempre melhor do que remediar, e nesse caso não é diferente.

Escolha dias em que a previsão de chuva e a umidade do ar estão relativamente baixas, para evitar pôr em risco os seus colaboradores.

3. Atente-se para o uso de EPIs corretamente

Essa é uma regra básica. Tanto que faz parte da regulamentação presente na NR-10. O uso correto de Equipamentos de Proteção Individual tem como objetivo manter a segurança dos profissionais eletricistas.

Sendo assim, é necessário uma certificação contínua para saber se eles estão sendo utilizados da forma correta, bem como se não estão com nenhuma avaria. Dessa maneira, há menos riscos que os profissionais estejam colocando em risco tanto sua segurança quanto sua saúde.

>> Fique por dentro das 5 principais causas de acidente com eletricidade <<

4. Em casos extremos, procure se afastar de lugares perigosos

É de conhecimento comum que há maior incidência de raios em locais descampados ou em espaços com muitas árvores. Portanto, caso esteja trabalhando com eletricidade durante o tempo chuvoso, certifique-se de estar em locais seguros e longe de árvores, e sem varais e arames metálicos nas proximidades.

A Beta Educação quer garantir a segurança e saúde de todos os trabalhadores eletricistas. Por isso, oferecemos cursos online de capacitação em segurança do trabalho, incluindo:

  • o NR-10, voltado para esse nicho de profissionais eletricistas;
  • o NR-10 Complementar, para profissionais que trabalham com sistemas de alta tensão elétrica e
  • o NR-6, sobre boas práticas de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: