Como converter um PowerPoint para o formato SCORM

A apresentação por meio do PowerPoint é comumente utilizada em treinamentos de segurança e em cursos. O PowerPoint é uma ferramenta do Microsoft Office para apresentações e é sinônimo de apresentação de slides, onipresente em todos os setores.

O PowerPoint é uma maneira fácil de criar slides que o ajudam a comunicar ideias ao público. Mas e quanto ao e-Learning? Infelizmente, no ensino online, utilizar só a apresentação em PowerPoint deixa muito a desejar e o potencial de ensino é desperdiçado. 

Neste artigo, explicaremos por que o PowerPoint pode não ser suficiente no treinamento online e como você pode converter suas apresentações para um formato online mais adequado.

Desvantagens do PowerPoint para o e-Learning

O PowerPoint é insuficiente em um ponto-chave do e-Learning: ele não rastreia o que o usuário está fazendo. Se estiver apresentando para uma sala cheia de pessoas, você está no controle do andamento da aula, o que possibilita dar ênfase em pontos específicos e perceber como está a participação/ reação dos alunos.

Um bom treinador/ professor saberá quando há necessidade de mais explicações e quando um tópico precisa ser simplificado. A capacidade de responder a perguntas rapidamente também contribui para o ensino.

Se entregarmos os slides ao público, para vê-los em seu próprio tempo, perdemos vários detalhes de como está o andamento do estudo por parte dos alunos. Depois de cada webinar ou palestra que realizamos, somos bombardeados com solicitações de slides. Não estamos mais no controle da experiência de aprendizagem e temos que confiar muito no conteúdo ser simples, fácil de seguir e informativo.

Mas o que realmente sabemos sobre suas interações com o conteúdo? Não muito.

O PowerPoint não rastreia o que o usuário final está fazendo. Afinal, foi projetado para apresentações, não para e-Learning. Existem outros fatores que tornam o PowerPoint problemático, especialmente em escala. Por exemplo, um arquivo PowerPoint com muitos slides torna-se volumoso em tamanho ー o que dificulta a distribuição para um grande número de usuários.

Então qual é a solução?

O SCORM é o padrão dominante de e-Learning. Ele rastreia as interações que um aluno tem com um conteúdo e também permite que você incorpore interatividade, avaliações, questionários e muito mais dentro do curso. Esse é o formato ideal para quem deseja ministrar ou oferecer cursos de e-Learning.

Curso online

Nós convertemos seus cursos em PowerPoint em arquivos SCORM. Assim, você não precisa fazer um curso online do zero.

Não jogue fora suas apresentações do PowerPoint

Só porque suas apresentações do PowerPoint não são perfeitas para e-Learning, não significa que não possam ser usadas!  

Existem três opções:

  • carregue PowerPoints como estão para o seu LMS;
  • converta seus PowerPoints em um vídeo;
  • converta seus PowerPoints em SCORM.

O primeiro é uma ótima opção para quem precisa disponibilizar o curso o mais rápido possível. Isto é, contanto que você esteja feliz com duas coisas:

Transições e animações não funcionarão. E o único rastreamento que será realizado é qual dos slides foi visualizado. Nesse caso, você pode carregar o PowerPoint e adicionar elementos de avaliação em uma seção de acompanhamento, criada pelo mecanismo de avaliação do LMS. Essa pode ser uma abordagem realmente pragmática para muitas empresas.

A segunda opção é converter suas apresentações em vídeo. Esta é uma solução simples, mas sacrifica a interatividade. O vídeo pode ser carregado como parte de um curso. Isso abre opções para incluir narrações. Quando associado ao rastreamento de vídeo (evitando que os alunos pulem o conteúdo), ele começa a emular a experiência de uma apresentação.

No entanto, se você precisa rastrear todas as interações com o conteúdo, converter seus PowerPoints em arquivos SCORM é a melhor opção ー especialmente quando SCORM também inclui vários tipos de mídia, como vídeo e áudio.

Curso online

Convertendo PowerPoints em SCORM

Para obter a melhor entrega de e-Learning, converta suas apresentações no formato mais amigável do LMS: SCORM. Existem outros formatos, como AICC, xAPI, mas SCORM ainda é o formato mais dominante.

Para converter, precisamos pegar o conteúdo do PowerPoint e reembalá-lo no formato SCORM. A parte boa é que você não precisará repensar muito a estrutura da sua apresentação de slide para transformá-la em um arquivo SCORM.

O que a conversão faz?

O que mudará quando realizarmos nossa conversão? Cada slide da apresentação do PowerPoint será um slide da sua nova apresentação do SCORM. Você pode sobrepor interações no conteúdo ou pode adicionar novos slides com elementos interativos, como um questionário.

O produto final será sua apresentação com questionário intercalados e em um formato que um LMS pode rastrear. O LMS deve marcar o curso para que o aluno possa progredir em seu próprio tempo e registrar todas as interações que ocorrerem, por exemplo, como as escolhas em uma avaliação.

Portanto, vamos examinar algumas ferramentas que permitem que você faça isso.

Ferramentas de conversão

Existem várias opções para você escolher ao converter suas apresentações em arquivos SCORM. Aqui estão as três ferramentas de conversão mais comumente usadas para esse processo:

Abaixo, apresentamos as etapas que você precisa seguir ao utilizar o iSpring.

Curso online

Convertendo um PowerPoint para SCORM com iSpring

O iSpring é o que está mais intimamente ligado ao PowerPoint. Tanto que você ainda trabalha no produto Microsoft, com a funcionalidade adicional da ferramenta de criação adicionada à interface do usuário. 

A vantagem para quem nunca realizou a conversão é que você pode confiar na sua familiaridade com o PowerPoint e, em seguida, focar na funcionalidade adicional, que é obviamente identificada.

Aqui estão as etapas a seguir:

  1. certifique-se de ter o iSpring instalado ー você pode baixar um teste aqui;
  2. abra sua apresentação com o PowerPoint;
  3. navegue até os slides aos quais deseja adicionar interatividade (pode ser necessário criar um novo slide em branco);
  4. na faixa de navegação, escolha iSpring para abrir as opções, incluindo a capacidade de adicionar áudio, vídeo, capturas de tela, questionários, conteúdo incorporado e muito mais.

Adicionando um questionário

  1. Para isso, abra o iSpring QuizMaker (uma ferramenta disponível no iSpring Suite);
  2. crie as perguntas do questionário, corrija as respostas e os comentários enviados e salve;
  3. este questionário pode ser adicionado ao curso que está sendo trabalhado atualmente e aos futuros.

Publicação

  1. Clique em “Publicar” na faixa de opções do iSpring Suite;
  2. escolha a opção LMS para publicar como um pacote SCORM;
  3. preencha os detalhes relevantes, por exemplo, Título, local para salvar, SCORM 1.2 (escolha a versão SCORM compatível com seu LMS);
  4. clique em “Publicar” para exportar seu novo pacote SCORM;

Se tiver alguma dificuldade, assista ao vídeo abaixo:

Converter seus PowerPoints em SCORM é uma ótima maneira de usar seus materiais já existentes. Ele elimina a necessidade de criar seu conteúdo do zero e fornece uma boa estrutura para começar.

Seguindo as etapas definidas acima, você terá transformado suas apresentações em cursos de e-Learning com rastreamento ativado!

Não quer ter o trabalho de converter seus cursos em PowerPoint para o formato SCORM? Saiba que nós da Beta Educação oferecemos esse serviço.

Texto traduzido e adaptado de LearmUpon

Deixe seu comentário