Análise de Riscos: O que é e como realizar?

26 de outubro de 2016

A análise de riscos é um estudo técnico que visa identificar e analisar os possíveis riscos presentes no ambiente de trabalho, considerando o meio ambiente e presença de terceiros.

Além disso a avaliação de riscos é um elemento essencial para a gestão da saúde e segurança do trabalho e seu objetivo é determinar as medidas necessárias para combater os riscos encontrados e avaliados.

Como realizar uma análise de riscos?

  1. Análise do ambiente de trabalho;
  2. Identificar os riscos;
  3. Analisar os riscos e realizar medidas preventivas;
  4. Documentar os riscos e implementa-los;
  5. Revisar a análise de riscos e otimizar se necessário;

Agora vamos explicar o passo-a-passo de cada item citado acima:

Análise do ambiente de trabalho

É importante lembrar que a análise de riscos funciona diferentemente para cada local, atividade e para cada máquina.Por isso, reserve um tempo para conhecer o ambiente, as pessoas envolvidas, os processos realizados e as informações que os trabalhadores têm a dizer, afinal, eles enfrentam os riscos em seu dia-a-dia.

Identificação dos Ricos

Após analisar o ambiente de trabalho é hora de analisar os riscos presentes no ambiente, você pode realizar esta etapa anotando todos os passos de cada atividade vista na análise do ambiente e identificar os riscos junto aos trabalhadores.

Analisar os riscos e realizar medidas preventivas

Após identificar os riscos, você irá conseguir identificar quais colaboradores estão expostos aos riscos e dessa forma irá realizar medidas preventivas e procedimentos de segurança do trabalho.

Documente todos os procedimentos de segurança

Já falamos sobre isto aqui no blog, você conferir a importância da documentação dos procedimentos neste post: “6 Benefícios da documentação dos procedimentos de segurança”.

análise de riscos

Revise e otimize se necessário

Após realizado todo o procedimento é hora de revisar, revise todos os passos e complemente se necessário.

É importante lembrar que qualquer alteração do ambiente, na execução e nos procedimentos do trabalho deve ser acompanhada de uma nova análise de risco.

Veja também o post: “Comportamentos de risco no trabalho”.

A Beta Educação oferece cursos online de segurança do trabalho que atendem às exigências do Ministério do Trabalho e Emprego. Nós ajudamos empresas e profissionais a estarem de acordo com as normas e é dessa forma que ajudamos prevenir acidentes. Para conhecer os cursos, acesse: www.betaeducao.com.br/cursos.

cta_gestaoSSO

Você também irá gostar

  • Especial: A ergonomia muito além de seu conceito

    Especial: A ergonomia muito além de seu conceito

    A ergonomia pode ser definida de acordo com o dicionário Aurélio como a “ciência que visa à organização metódica do trabalho em função do fim proposto e das relações entre homem e a máquina” (Aurélio, p. 298, 2010). Desta forma, pensando na maior produtividade do trabalhador e em seu bem-estar, uma das atribuições do Técnico […]

  • O que é preciso saber sobre Legislação Trabalhista e Previdenciária em SST?

    O que é preciso saber sobre Legislação Trabalhista e Previdenciária em SST?

    Olá, no post de hoje iremos abordar um tema muito importante para todos os envolvidos na área de SST: A legislação trabalhista e previdenciária. A intenção deste post é apresentar de maneira simplificada os conceitos do acidente de trabalho nos termos legal e prevencionista e como ficará o envio dos dados do acidente com o […]

  • Por que o mês de Maio é Amarelo?

    Por que o mês de Maio é Amarelo?

    Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para a redução dos acidentes de trânsito e que surgiu com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.  A ideia é mobilizar os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações […]