Ações de saúde e segurança que contribuem para qualidade de vida no trabalho

Segundo autores como Chiavenato e Rodrigues, existem nove fatores que podem influenciar na qualidade de vida no ambiente de trabalho, são eles:

  1. Satisfação pelo trabalho
  2. Possibilidade de crescimento na empresa
  3. Reconhecimento pelo trabalho realizado
  4. O salário
  5. Benefícios, como bônus financeiro
  6. Bom relacionamento com a equipe de trabalho e com a organização
  7. Ambiente físico e psicológico do trabalhador
  8. Responsabilidade em tomar decisões
  9. Engajamento e participação

A qualidade de vida no trabalho influencia diretamente com a produtividade e a qualidade dos produtos e processos de uma empresa, isso porque funcionários descontentes e insatisfeitos estão mais propensos a não entregar seu trabalho com qualidade e agilidade.

Como pode-se ver na classificação acima, o ambiente físico e psicológico está relacionado com a saúde e segurança do trabalhador, fator muito importante para garantir uma qualidade de vida no trabalho. Confira agora algumas ações de saúde e segurança que contribuem para melhor qualidade de vida no trabalho:

Diálogo de Segurança (DDS): Estas reuniões diárias são destinadas a despertar no colaborador a conscientização envolvendo suas atividades diárias, essa em respeito a sua segurança, meio ambiente, saúde e qualidade. Este procedimento está ligado também ao desenvolvimento do relacionamento com sua equipe e organização (6).

Ergonomia (NR-07): Segundo especialistas, os procedimentos ergonômicos, quando aplicados de maneira correta, contribuem para a diminuição do cansaço e tornam eficientes os procedimentos que visam evitar lesões físicas ao indivíduo.

Inspeções de segurança: O objetivo principal das inspeções de segurança é detectar as possíveis causas que propiciem a ocorrência de acidentes, visando tomar ou propor medidas que eliminem ou neutralizem os riscos de acidentes de trabalho. Detectando os riscos e tomando medidas preventivas, o trabalhador pode executar suas tarefas de forma segura e tranquila, com qualidade.

Treinamento e fornecimento de EPI’s: Um trabalhador bem capacitado e equipado trabalha de forma mais consciente sobre os riscos, e os EPIs se usados de maneira correta, dentro da validade e das funções, ajudam na integridade do trabalhador, lembrando que esta ação é obrigatória!

Comissão Interna de Prevenção de Acidentes: A CIPA trata-se de uma comissão paritária constituída por representantes dos empregados (eleitos em escrutínio secreto) e dos empregadores (designados pelo empregador), que atua na promoção à segurança e saúde dos trabalhadores.

Programas de conscientização á saúde: Como exemplo, programas de orientação nutricional, de combate ao alcoolismo e tabagismo e outras drogas.

3 respostas para “Ações de saúde e segurança que contribuem para qualidade de vida no trabalho”

  1. […] Existem parâmetros estabelecidos na NR-17 no que diz respeito a luminosidade no ambiente de trabalho. Por isso, hoje vamos explicar melhor quais são eles e de que forma o não cumprimento pode afetar a saúde e o bem-estar dos colaboradores. […]

  2. Avatar de jean marcos
    jean marcos

    Gostei muito do artigo. Acredito que tudo que podemos oferecer em benéfico de uma equipe sempre será de grande valia.

  3. Gostaria de apontar uma correção:
    “Ergonomia (NR-07): Segundo especialistas, os procedimentos ergonômicos, quando aplicados de maneira correta….” Neste caso, trata-se da norma regulamentadora número 17 (dezessete), que dispõe sobre a adaptação do trabalho ao homem (Ergonomia), cuja nova redação entrou em vigor em jan/2022.
    Já a NR 07 (cuja nova redação entrou em vigor tb em jan/2022), dispõe sobre o PCMSO (Programa de controle médico e saúde ocupacional). Importante ter conhecimento das diferenças entre as normas.
    Acredito que tenha sido algum erro de edição ou digitação durante a publicação do texto por parte de vocês… 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *