Abril Verde: Todos pela segurança

  • 659 visualizações

Este mês de abril para a área de saúde e segurança no trabalho tem um tratamento diferente: é o mês verde, simbolizando a atenção que se deve dar a cultura de segurança nas empresas com o intuito de prevenir acidentes e também as doenças ocupacionais. Cor mundialmente difundida como relativa à segurança, o verde simboliza diversas campanhas, palestras e eventos que podem ser realizados para marcas este mês prevencionista.

Histórico da data

Segundo a página abrilverde.com, no mundo todo o dia 28 de abril celebra o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho”.

Esta data foi escolhida por sindicatos do Canadá e escolhida em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. No Brasil, em maio de 2005, foi promulgada a Lei No. 11.121, criando o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Proteções insuficientes, falta de estrutura para trabalho seguro, condições insalubres e baixa iluminação são fatores que podem contribuir para a ocorrência de acidentes de trabalho.

No dia 07 de abril é celebrado o dia Mundial da Saúde, Esta data foi instituída pela Organização Mundial da Saúde, que possui a seguinte definição sobre saúde como sendo: um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade.

Criada em 1948, a data tem como objetivo conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde populacional.

Qual o principal objetivo do abril verde?

Instituído este mês nos calendários de saúde e segurança pelo mundo todo, o principal foco é que se concentrem e se difundam várias atividades que envolvam a gestão, os trabalhadores e os responsáveis pelo RH e saúde e segurança do trabalho das empresas, visando a conscientização sobre a importância de praticar o trabalho seguro e consequentemente reduzir os acidentes e doenças ocupacionais.

No período de 2012 a 2019 foram registrados mais de 4,7 milhões de acidentes, com uma média de 1 acidente a cada 48 segundos, sendo destes 17.565 mortes. Os dados foram extraídos da plataforma Observatório Digital de Saúde e Segurança no trabalho, sendo esta resultado de uma parceria entre o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT). Os dados são alimentados periodicamente e estão disponíveis para consulta pública.

Prevenir sempre

Analisando os números de acidentes de trabalho apresentados anteriormente, podemos ver a importância cada vez maior em implantar nas empresas e nos trabalhadores uma cultura calcada na prevenção dos acidentes de trabalho, utilizando-se da sensibilidade que esta data e números como esses podem causar nas atitudes de todos aqueles que laboram ou participam das áreas de saúde e segurança nas empresas.

Implantar uma cultura de segurança em sua empresa pode fazer a diferença na prevenção dos acidentes.

Sabe-se que o objetivo principal sempre será zelar pela vida e promover o desenvolvimento do trabalho com segurança pelos trabalhadores mas, podem ser citados outros fatores em que a prevenção de acidentes do trabalho pode gerar em outras áreas da empresa como a redução de custos devido a afastamentos e manutenção dos postos de trabalho além do que mantém a qualidade de serviços prestados e da própria imagem da empresa frente ao mercado de trabalho e consumo.

Pensando nisso, a Beta Educação desenvolveu uma plataforma especialmente para empresas que desejam capacitar os seus funcionários nos treinamentos obrigatórios em segurança do trabalho, de forma simples e centralizada, objetivando não apenas o atendimento a legislação mas também para o desenvolvimento do trabalho seguro e conscientização dos trabalhadores.

Desenvolvemos pioneiramente no Brasil, o primeiro curso voltado para gestão de segurança do trabalho nas empresas. Conheça o conteúdo programático acessando:
https://betaeducacao.com.br/cursos/gestao-da-cultura-de-seguranca/

Além deste, temos diversos cursos da área de saúde e segurança do trabalho. Conheça a nossa proposta e cadastre a sua empresa, acesse: www.betaeducacao.com.br