A importância da cultura de segurança nas organizações

Qual é a importância da cultura de segurança nas organizações? A cultura de segurança é essencial para a gestão da segurança do trabalho, mas principalmente para prevenção de acidentes. Confira a seguir a importância da cultura de segurança nas organizações.

As leis em relação à segurança do trabalho nas empresas são bastante rígidas e o Ministério do Trabalho aplica multas e punições bem severas aos que não cumprem as medidas básicas de segurança. Afinal, são vidas humanas que estão em risco e os prejuízos com um acidente de trabalho são muito maiores que somente financeiros: além do trabalhador que perde a vida ou a saúde, sua família sofre, a reputação da empresa fica prejudicada e a confiança dos outros trabalhadores também é afetada.

Por esses motivos, gestores de empresas já estão percebendo que mais do que atender à legislação, a atenção à segurança do trabalho deve ser uma medida estratégica que visa o fortalecimento da equipe e consequentemente o crescimento sustentável da empresa.

O ideal é que a segurança do trabalho se torne algo natural, onde as pessoas possuem a consciência de sua responsabilidade com sua segurança e dos outros. A Conscientização e a participação dos gestores nessa atitude é fundamental para o sucesso de uma cultura organizacional.

A importância da cultura de segurança nas organizações

A cultura de segurança de uma organização representa as crenças, atitudes, normas e práticas de trabalho compartilhadas pelos funcionários e administração. Todo funcionário desempenha um papel crítico na garantia da segurança de outros funcionários.

Essa deve ser a prática em todas as empresas, ainda mais nas que possuem muitas funções de risco, como construção civil, indústria, mineração, postos de gasolina, entre outros nichos.

Diante da necessidade de implantar uma gestão da cultura de segurança no trabalho mais atrativa aos olhos das empresas, muitos profissionais da área tem buscado chamar a atenção dos gestores e empregados para esse assunto. Por isto desenvolvemos um curso online de gestão de cultura da segurança, o curso conta com 37 vídeo-aulas com conteúdos sobre cultura, processos e liderança na segurança do trabalho e conta também com cases reais de implementação da cultura de segurança.

Criar uma cultura de segurança no local de trabalho, requer uma abordagem de equipe e uma atitude proativa de todos para aprender com indicadores de condições inseguras.

Os programas de segurança baseados em comportamentos objetivam garantir que todos na organização adotem as melhores práticas no local de trabalho. Porém, a definição e os objetivos da cultura de segurança podem ser específicos para cada tipo de negócio, ainda que existam certos elementos críticos que são comuns em todas a categorias.

Para uma cultura de segurança impecável, não se deve esquivar de fazer mudanças no sistema e criar práticas que encorajem comportamentos seguros. O feedback dos funcionários em relação aos riscos e comportamentos inadequados é extremamente importante para se estabelecer o que são hábitos seguros.

É preciso aprender com erros,  que oferecem oportunidades de aprendizado inestimáveis. E aumentando o engajamento dos funcionários, a identificação e remediação de riscos e riscos potenciais torna-se mais fácil e mais próxima de uma cultura de segurança ideal.

Veja também o post: “Primeiro Curso Online do Brasil: Gestão da Cultura de Segurança”

Em vez de ser a agenda de uma única reunião, a cultura de segurança deve ser discutida por todos o setores, sempre. Os gestores, o que também inclui RH, diretoria, gerentes e supervisores deve liderar por exemplos, exibir constantemente comportamentos seguros e as melhores práticas no local de trabalho.

Estabelecer uma cultura de segurança é um dos melhores investimentos a longo prazo que uma empresa pode fazer. 

Benefícios da cultura de segurança

  • Reduz acidentes até zero;
  • Com menos riscos gera mais confiança;
  • Traz maior competitividade para a empresa, pois todos caminham juntos;
  • Mais produtividade por saber que estão trabalhando em uma organização que se preocupa com a saúde e integridade do trabalhador, por consequência menor rotatividade.
  • Confiança e bem estar levam ao crescimento;
  • Engajamento, pois estão envolvidos com o objetivo;

Não há dúvida de que as organizações com uma melhor cultura de segurança são bem sucedidas na prevenção de acidentes e ferimentos no local de trabalho.

Categorizado como

Uma resposta para “A importância da cultura de segurança nas organizações”

  1. […] A importância da cultura de segurança nas organizaçõeshttps://betaeducacao.com.br/a-importancia-da-cultura-de-seguranca-nas-organizacoes/ […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *