5 vantagens do treinamento de segurança de trabalho à distância para a construção civil

Não diferente das demais áreas, as empresas que trabalham com construção civil também devem se preocupar com a saúde e a segurança dos seus colaboradores. Isso porque também a área é uma das que mais sofre com acidentes, sendo a quinta com relação ao número total de ocorrências e a segunda em fatalidades, de acordo com o Anuário Estatístico da Previdência Social.

>> Saiba mais sobre as vantagens do ensino de segurança do trabalho à distância para o agronegócio <<

Isso só demonstra que existe uma necessidade das organizações que trabalham com construção civil investirem parte de seus recursos em treinamentos para assegurar a vida e a saúde de seus colaboradores.

No Brasil, a norma regulamentadora que preconiza a importância do treinamento é a NR-18. No curso, destinado a profissionais que trabalham com construção civil, são abordados riscos e medidas de segurança necessários nos canteiros de obras e no meio ambiente de trabalho na indústria da construção.

Como gestor de uma empresa de construção civil, você provavelmente deve pensar sobre os custos de investir em um curso desse gênero para seus colaboradores. E com razão – embora os treinamentos sejam necessários para as empresas de construção civil, de nada adianta investir em um curso que não garanta a capacitação adequada.

>> Você acha que a sua empresa precisa de algum treinamento? Confira 7 formas de identificar a necessidade de treinamentos para os funcionários <<

Uma das facilidades que a tecnologia nos permite nos dias de hoje é oferecer treinamentos não-presenciais, inclusive de temas como saúde e segurança do trabalho para os colaboradores na construção civil. No artigo de hoje, vamos apresentar 5 vantagens do treinamento à distância para a indústria da construção civil. Confira:

1. Diminuição de custos e tempo dos funcionários para fazê-lo

Como dito anteriormente, um dos principais motivos para investir em um treinamento à distância para os seus funcionários é justamente a diminuição de custos. No ramo da construção civil, é muito comum que os colaboradores estejam constantemente envolvidos em projetos. Por isso, mais do que nunca tempo é dinheiro.

Treinamentos à distância de segurança do trabalho na construção civil possibilitam aos funcionários poder acessá-los na hora que quiserem, sem necessariamente precisar ter de despender de tempo de trabalho. Além disso, não é necessário que gastem tempo com locomoção para assistir o treinamento, o que muitas vezes ocorre mesmo que não seja em horário comercial.

2. Maior dinamismo para prender a atenção dos colaboradores para assuntos sérios e importantes dentro da construção civil

Com o treinamento online, os colaboradores têm acesso a um conteúdo mais interativo e menos monótono sobre temas importantes.

Você provavelmente deve ter passado por uma situação ou conhecer alguém que já reclamou de treinamentos que não prendiam a atenção, e eram muito monótonos. Com a tecnologia, especialmente a disseminação de cursos à distância por meio virtual, essa situação mudou.

Hoje em dia, ao ter acesso a treinamentos online, os colaboradores da área de construção civil têm mais autonomia para acessar os conteúdos no tempo em que estiverem disponíveis e com mais atenção para rever e estudar melhor. Isso traz mais dinamismo para as capacitações que, ao serem presenciais, davam um tom a mais de obrigatoriedade e acabava perdendo a atenção dos funcionários para temas importantes.

>> Conheça 3 dicas para incentivar uma cultura de aprendizado na sua empresa <<

3. Maior facilidade para treinar funcionários que estão longes de distância um dos outros, ou em diferentes canteiros de obras

Com a tecnologia, especialmente após o advento da pandemia do Covid-19, que modificou bruscamente as nossas interações devido ao distanciamento social, as rotinas de trabalho tornaram-se cada vez mais pautadas pelo meio digital. Inclusive, para o setor da construção civil.

Embora as atividades da indústria sejam geralmente mais presenciais, o investimento em capacitações à distância facilita que colaboradores de diferentes cidades, ou mesmo de outros canteiros de obras, possam assistir sem a necessidade de locomoção. Além disso, os treinamentos que servem para diferentes setores da organização podem ser compartilhados não presencialmente.

4. Capacidade de monitorar se os colaboradores estão prestando atenção nos conteúdos expostos através da plataforma SCORM

Uma das grandes dúvidas que os gestores das indústrias de construção civil partilham entre si é se as capacitações de saúde e segurança do trabalho são realmente eficiente, pois é senso comum que não é possível monitorar a aprendizagem dos alunos de maneira virtual.

Na verdade, esse é um mito que precisa ser desconstruído. Um treinamento online, quando bem aplicado para os colaboradores, pode ser tão ou até mais eficiente do que o treinamento presencial. Como dito anteriormente, a tecnologia é uma grande facilitadora nesse sentido.

Nos dias de hoje, os treinamentos são armazenados em plataformas LMS (Learning Management System), e podem interação dos alunos e verificação de aprendizagem pelos professores através de um formato chamado SCORM.

>> Entenda melhor o que é o SCORM e como ele funciona em um curso online <<

Dessa maneira, é possível estar atento para ver se os colaboradores estão prestando atenção no conteúdo ministrado e absorvendo a aprendizagem de maneira correta, mesmo que à distância.

5. Acesso irrestrito a materiais de consulta que podem ser úteis para o dia a dia na construção civil

Paralelamente a todos os benefícios citados acima, um dos principais é o acesso irrestrito ao conteúdo dos treinamentos pelos colaboradores. Isso, além de facilitar na hora de fazer a comprovação de que fizeram o treinamento, também ajuda caso tenham se esquecido de algum tópico em particular.

Hoje em dia, a maioria das capacitações oferece materiais de consulta que são complementares ao aprendizado, mas que agregam bastante valor ao treinamento. No ramo da construção civil, isso não é diferente. Nós, da Beta Educação, oferecemos capacitações próprias para a construção civil com recursos valiosos para os colaboradores realmente aprenderem o que está sendo exposto.

Além disso, a Beta Educação oferece uma série de cursos voltados às Normas Regulamentadoras que regem o universo da construção civil, como o treinamento para o uso de EPIs da NR-6, para o uso de máquinas e equipamentos, a partir da NR-12, com relação aos riscos da construção civil, a partir da NR-18, e de trabalhos em altura, de acordo com a NR-35.

Deixe seu comentário