Cursos de atualização para carreira: 5 razões para investir

  • 27 visualizações

É comum que profissionais apontem em seus currículos que “buscam o aprendizado contínuo” para dizer que estão sempre se atualizando. Porém, se no seus registros de cursos de atualização, existem poucos ou nenhuma formação, essa informação fica, no mínimo, contraditória. Por isso vamos mostrar hoje 5 razões para você investir em cursos de atualização para carreira.

Isso demonstra que todos sabem o valor do conhecimento para o profissional e para a empresa, mas também que nem todos buscam de fato o aprendizado contínuo. Então, por que investir em cursos de atualização para carreira?

Existem várias razões para investir no seu conhecimento e, a seguir, vamos analisar as principais e mais estratégicas. Confira!

Manter a empregabilidade

Ao fazer cursos de atualização, você mantém suas habilidades flexíveis para encarar um novo emprego em um setor totalmente diferente do que trabalhava antes, com novos desafios e novas especificidades.

Um técnico em segurança do trabalho que atuava em uma grande montadora, por exemplo, pode se transferir para uma empresa de transporte aéreo com a tranquilidade de levar consigo seu conhecimento adquirido com o curso de NR-35 Trabalhos em Altura. Afinal, da mesma maneira que industriais usavam andaimes no primeiro ambiente de trabalho, mecânicos de aeronave também utilizam plataformas com mais de 2 metros.

Aprender como lidar com pessoas

Existe um aspecto que todo profissional que lida com pessoas enfrenta: lidar com pessoas e engajá-las. Um técnico de segurança do trabalho, por exemplo, precisa ser muito articulado na sua rotina diária. Por exemplo, ainda que ele fale em um DDS pela manhã enfatizando a importância do uso de equipamentos de segurança, vários profissionais desobedecem as orientações colocando em risco a própria vida.

Ao fazer cursos de atualização, o profissional está também adquirindo habilidades de convencimento, de facilitar a integração de novos membros, ganhando mais possibilidades de argumentos e articulações.

Cursos de atualização podem ser feitos à distância

Essa é uma boa razão para aqueles profissionais que trabalham em estações ou filiais isoladas, que estejam fazendo um trabalho temporário em uma cidade diferente que ele mora.

Com um simples acesso à internet é possível transformar o tempo ocioso após o trabalho em conhecimento. Os cursos à distância permitem que o aluno escolha o local e o momento que farão seus estudos.

Atualização profissional deve fazer parte do plano de carreira

Para profissionais que planejam suas carreiras ou que contratam consultores e coach de gestão de carreira sabem que os cursos de atualização são essenciais para a construção da carreira. Ao pensar no futuro e nos objetivos que se quer conquistar, um Técnico em Segurança do Trabalho deve fazer um mix de cursos que podem ser necessários para a atividade atual e para as atividades futuras que deseja desempenhar.

No primeiro momento em que puder se candidatar para um cargo ou emprego compatível com seus objetivos, ele deve se mostrar pronto para atender todos os pré-requisitos da vaga e também demonstrar os seus diferenciais.

CTA

Manter o relacionamento com outros profissionais

O networking do conhecimento é um dos mais valorizados entre os profissionais. Conhecer pares que estejam focando nos mesmos objetivos profissionais permite uma troca de conhecimento com nível elevado. Além de bons contatos para parcerias ou indicações.

É preciso lembrar que, ao indicar alguém para um cargo, o profissional está dando sua assinatura de confiabilidade, e isto se torna mais simples quando ele sabe que o profissional indicado também tem compromisso com seu aprendizado.

Uma boa parte dos profissionais que buscam cursos de atualização para a carreira também o fazem por amor. E quer razão melhor que essa? Amar a profissão é trabalhar com a certeza que está no lugar certo.

conheça_cursos_online