5 Razões para falar com seus colaboradores sobre Segurança

  • 40 visualizações

Com esse texto, você irá compreender a importância, benefícios e as cinco razões para você falar constantemente com seus colaboradores sobre a segurança do trabalho. Vamos lá?

Como sabemos, a segurança do trabalho é obrigatória para toda empresa, o Ministério do Trabalho deixa claro que “As normas regulamentadoras relativas á segurança e medicina do trabalho, são de observância obrigatória para as empresas privadas e públicas e pelos órgãos públicos de administração direta e indireta, bem como os órgãos dos Poderes Legislativos e Judiciário, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis de Trabalho – CLT.”

Relembre o texto: “Normas Regulamentadoras (NRs) O que são e como surgiram?”

Muitas empresas seguem as regras do uso do  EPCs e dos EPIs, fazem DDS (Diálogos de Segurança), reciclagem uma vez por ano dos conteúdos obrigatórios e etc… mas como sabemos a segurança nunca é garantida, por isso vamos mostrar cinco razões pra você sempre falar de segurança na sua empresa, principalmente para seus colaboradores.

cta_gestaoSSO

1. Todos irão ter em mente a Segurança do Trabalho como prioridade

Promover a segurança para seus empregados, com certeza vai deixa-los com o assunto sempre fresco e em mente, além disso irá mostrar que este assunto é um assunto muito importante para a empresa e que não é levado como brincadeira.

Mesmo quando muitos colaboradores estarão cansados ou com outras coisas em mente, como as vezes pode acontecer, o dialogo constante irá garantir com que eles estejam sempre atentos sobres os riscos e medidas preventivas de acidentes.

5-razões-para-falar-de-segurança-com-seus-colaboradores

2. Todos irão se sentir mais valorizados

Quando falamos para “falar” com seus colaboradores sobre segurança, realmente significa ter uma conversa informal, porem não deixando de ser objetiva. É normal quando temos que falar sobre um determinado assunto (por exemplo para uma tomada de decisão) , ter a  tendência de nos colocar de forma mais pertinente ou até autoritária,  mas se por outro lado você conversar de modo mais aberto com seus empregados, pode fazer com que eles se sintam mais valorizados, sabendo que a voz deles também poderá ser ouvida.

5-razoes-para-voce-falar-de-segurança-para-seus-colaboradores

3. Todos se tornam responsáveis

Falar com seus colaboradores sobre segurança do trabalho faz com que eles se sintam também mais responsáveis para garantir a sua própria saúde e integração física e isso demonstra que todos estão juntos para exercer esta tarefa, fazendo com que a responsabilidade não venha somente de uma mão. Durante as conversas, abra pausas para sugestões, isto faz com que sintam que cada um tem um papel importante na empresa.

5-razões-para-você-falar-de-segurança-para-os-colaboradores

4. A Segurança e a cultura organizacional

Quando você aplica constantemente algo em seu negócio por um longo período, cedo ou tarde, ele irá fazer parte da cultura da sua empresa, este é um  grande benefício para você, pois a partir do momento que há este tipo mudança de comportamento dos colaboradores sobre a visão e a responsabilidade sobre segurança, você terá uma força tarefa muito maior para prevenção de acidentes.

5-razões-para-voce-falar-de-segurança-para-seus-colaboradores

5. Novas ideias podem surgir!

Com os colaboradores sempre engajados e atentos com a segurança do trabalho, há possibilidade com que eles tragam novas ideias que podem contribuir com o projeto! Portanto nunca subestime seus empregados, faça com que eles se sintam parte da prevenção de acidentes, abra espaço para que eles contribuam para possíveis melhorias, isto só poderá trazer beneficio para sua empresa.

5-razões-para-voce-falar-com-seus-colaboradores-sobre-segurança

A Beta Educação oferece Cursos Online em Segurança do Trabalho e o certificado é devidamente reconhecido pelo Ministério do Trabalho, esteja sempre atualizado com as normas, evite penalidades e pratique a segurança!

Gosto do post? Deixe sua opinião nos comentários!

CTA_EBOOKTREINAMENTO