5 ações para garantir a segurança do trabalho em postos de combustível

O trabalho em postos de combustível precisa ter bastante atenção no que se refere à segurança do trabalho. Isso muito devido ao fato de que costuma ser um trabalho com vários riscos aos funcionários, desde o contato com compostos potencialmente perigosos para a saúde, até mesmo quedas e escorregões.

Os procedimentos em segurança do trabalho são essenciais para criar um ambiente mais protegido. Quando os gestores não prestam atenção para essas ações, deixam os colaboradores em situações de risco que poderiam ser evitadas. Por isso que é tão importante que os empregadores estejam atentos a essas medidas de segurança do trabalho.

A importância da segurança do trabalho em postos de combustível

Falar em segurança do trabalho é também falar sobre riscos em potencial. Trabalhar em postos de combustível é uma ocupação que lida diariamente com uma série de perigos. Isso pode ocorrer desde situações mais simples, como um chão molhado que pode provocar um escorregão, até o contato com combustíveis tóxicos, como o benzeno.

>> Saiba quais são os principais riscos de exposição ao benzeno em postos de combustível <<

Por isso, é importante investir em boas práticas de segurança do trabalho nesses espaços. Não apenas para se certificar que as Normas Regulamentadoras estão sendo cumpridas de acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), mas principalmente para salvaguardar a vida dos funcionários dos postos de combustível.

>> Fique por dentro dos riscos dos combustíveis para a saúde dos trabalhadores <<

Por conta dessas constantes ameaças, cultivar alguns bons hábitos em segurança do trabalho pode evitar acidentes nos postos de combustível. Confira a seguir algumas ações que podem ser interessantes neste sentido:

Ações para garantir bons hábitos em segurança do trabalho em postos de combustível

1. Adequar-se às normas de trabalho da área

Segurança

Primeiro de tudo, é importante destacar que cada ambiente de trabalho tem normas de segurança específicas – e, com postos de combustível, isso não é diferente. No que diz respeito a esses espaços, é importante frisar a Portaria Nº1109, da NR-9, que obriga que todos os trabalhadores em postos de combustível devem realizar uma capacitação obrigatória de 4 horas.

Mas, por que isso é importante? Com as capacitações e as adequações às normas em dia, o risco de ocorrer acidentes nesses ambientes cai drasticamente. Isso é bom não apenas aos colaboradores, mas também aos gestores que não precisam arcar com custos de prejuízos e possíveis ações judiciais.

2. Tomar atenção às inspeções periódicas nos postos de combustível

Falar sobre inspeções no ambiente de trabalho pode deixar técnicos em segurança do trabalho e gestores de cabelo em pé. Porém, elas são essenciais para fiscalizar boas práticas de segurança nesses espaços. Nossa dica é deixar todas as ações de inspeção devidamente documentadas.

Caso não seja possível fazer uma inspeção no período estipulado, os proprietários devem redigir uma justificativa para o atraso. Assim, os gestores dos postos de combustível podem ficar livres de possíveis taxas e multas extras desnecessárias.

Aliás, neste tópico é importante lembrar que a NR-20 é a norma que versa sobre os cuidados e atenção à segurança para trabalhadores cujo ofício exige o contato com líquidos inflamáveis e combustíveis. Além disso, é nessa norma que existe um tópico sobre a obrigatoriedade da inspeção periódica.

3. Investir em Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs)

Não é novidade que lugares propícios a acidentes requerem o uso de equipamentos de proteção. Por isso, em terceiro lugar lembramos que os gestores devem providenciar Equipamentos de Proteção Individual e Equipamentos de Proteção Coletiva para os seus colaboradores em postos de combustível.

>> Saiba no nosso artigo qual a importância do uso de Equipamentos de Proteção Individual <<

Dentre os EPIs, destacamos os capacetes, óculos, viseiras e abafadores de ruídos. Já entre os EPCs, podemos citar as redes de proteção, os sinalizadores de segurança e os Kits de Primeiros Socorros.

Lembrando que é muito importante que esses equipamentos sejam distinguidos por um profissional adequado em um Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) para o posto de combustível em questão.

>> Conheça mais detalhes sobre a importância do PGR para a segurança do trabalho nas empresas <<

4. Aplicar treinamentos periodicamente

A seguir, destacamos a importância em aplicar capacitações periódicas tanto para os colaboradores, quanto para os gestores. Um exemplo prático positivo de o porquê a aplicação de treinamentos é importante diz respeito ao fato de que os colaboradores que são treinados periodicamente têm menos chances de errar na gestão de estoque, evitando a falta ou o desperdício de combustível.

Outro ponto relevante é que, por lidar constantemente com líquidos inflamáveis, os perigos que os colaboradores em postos de combustível sofrem costumam ser muitos. Por conta disso, é essencial lembrá-los sobre as melhores práticas em segurança do trabalho a partir de treinamentos periódicos, uma vez que podem cair no esquecimento.

5. Implementar cuidados para evitar contaminações

Por fim, é primordial lembrar que o derramamento de combustíveis pode causar sérios impactos ambientais. Muito disso tem a ver com o fato de que a maior parte dos postos de combustível conta com um armazenamento subterrâneo dos líquidos inflamáveis – e, quando o solo é contaminado, isso inclusive pode afetar as casas e demais construções ao redor.

Vale lembrar que esse tipo de contaminação é um crime ambiental de acordo com a Lei Federal 9.605/98. Além disso, a culpa por isso recai sempre para a empresa de combustível, e deixar de seguir essas regras pode acarretar o pagamento de multas e restrições de funcionamento, podendo até mesmo levar ao fechamento do estabelecimento.

Por conta disso, um dos tópicos do curso de capacitação em Exposição ao Benzeno diz respeito ao monitoramento ambiental e de intoxicação ocupacional por produtos químicos.

Conclusão

Em resumo, as ações para garantir a segurança do trabalho em postos de combustível não diferem muito daquelas que são necessárias em qualquer ambiente de trabalho com riscos de acidentes. No entanto, é muito importante ficar atento aos elementos específicos que podem ser a receita para o desastre, como a exposição ao benzeno e o contato com líquidos inflamáveis.

Capacitar todos os funcionários para lidar com esses pormenores de trabalhar em postos de combustível já é um diferencial muito relevante para evitar acidentes. Por isso, os gestores devem se preocupar em oferecer esses treinamentos como garantia de proporcionar um ambiente mais seguro e livre de perigos.

A Beta Educação tem como objetivo promover a formação de trabalhadores que estão diariamente expostos ao benzeno para melhorar a saúde e a segurança em postos de combustível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.