5 ações para abordar a Saúde e a Segurança do Trabalho na sua empresa

Durante o mês de abril, é comemorado mundialmente o Abril Verde, um mês para rememorar e conscientizar as empresas sobre a importância da Saúde e Segurança do Trabalho. Geralmente, é durante este período que as organizações, sejam elas públicas, privadas ou não-governamentais, buscam reforçar os cuidados permanentes relacionados à prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.

ações de Segurança do Trabalho

Em 28 de abril de 1969, uma explosão em uma mina na cidadezinha de Farmington, nos Estados Unidos ocasionou a morte de 78 trabalhadores. Por conta desse incidente que marcou o universo da Saúde e Segurança do Trabalho mundialmente, em 2003 a Organização Internacional do Trabalho (OIT) adotou a data como dia oficial da Segurança do Trabalho.

>> Conheça mais detalhes sobre o Abril Verde no nosso artigo <<

Mais especificamente no Brasil, a Lei Nº 11.121/2005 instituiu o dia 28 de abril como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. Podemos dizer que uma cultura que se preocupa com a segurança e a saúde ocupacional é aquela na qual o direito a um ambiente de trabalho seguro e saudável é respeitado em todos os níveis, tanto para empregadores, para trabalhadores ou para o governo como um todo.

É claro que para manter um ambiente de trabalho com segurança ocupacional em dia, é preciso participar ativamente através de um sistema de direitos e responsabilidades bem definidos onde a maior responsabilidade seja a prevenção de acidentes. Porém, levando em conta que este mês é voltado para esse tema, as empresas podem contribuir com pequenas, porém valiosas ações para relembrar seus empregadores e funcionários sobre a importância de abordar a Saúde e a Segurança do Trabalho na empresa.

A seguir, separamos para você 5 ações para abordar a Saúde e a Segurança do Trabalho na sua empresa de maneira a trazer a atenção para o tema durante essa semana:

1. Programe uma SIPAT

SIPAT nada mais é do que a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho. Essa é uma determinada semana do ano em que as empresas desenvolvem atividades temáticas relacionadas à prevenção de doenças e acidentes do trabalho. Costuma ser uma atividade obrigatória e faz parte do hall de responsabilidades da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, a CIPA.

>> Saiba mais sobre o que se trata uma SIPAT e qual é a sua importância <<

Uma vez que a SIPAT deve ocorrer pelo menos uma vez ao ano, o Abril Verde e o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho podem ser uma ótima oportunidade para fortalecer a campanha e aumentar o alcance de funcionários envolvidos no debate de Saúde e Segurança do Trabalho na sua empresa.

2. Invista em prevenção de acidentes

Mais do que apenas uma semana para chamar atenção com relação à temática de Saúde e Segurança do Trabalho nas empresas, esse é o momento em que os gestores e técnicos em SST podem começar a colocar a “mão na massa” e, de fato, iniciar a desenvolver uma cultura de segurança preventiva no ambiente de trabalho.

É só quando se investe em prevenção que cada setor e cada colaborador pode ter mais atenção e dar mais cuidado contra acidentes de trabalho e doenças nas atividades que são desenvolvidas no ambiente laboral. Por isso, é muito importando conversar e conscientizar os funcionários sobre a prevenção de acidentes, especialmente no dia a dia de trabalho.

3. Conte com um manual de segurança

Escrito é sempre melhor do que falado. Em empresas, é comum que haja a rotatividade de funcionários. Para aproveitar a data, você pode elaborar um manual de Segurança do Trabalho contendo as regras e procedimentos previstos pela política de SST da empresa conforme os moldes de um manual de boas práticas.

A seguir, é recomendado divulgar o material com todos os colaboradores, especialmente através de capacitações e treinamentos para os diferentes setores da empresa. Nesse sentido, você inclusive pode ter o apoio da equipe de medicina do trabalho, que pode trazer conselhos e guias para acrescentar no manual de forma a torná-lo ainda mais rico.

>> Saiba no nosso artigo como a medicina preventiva pode ajudar na segurança do trabalho <<

4. Incentive sua equipe de SST a fazer treinamentos

Tanto palestras quanto treinamentos devem fazer parte das rotinas do seu pessoal de Saúde e Segurança do Trabalho. Você pode utilizar a prerrogativa do Abril Verde, por exemplo, para promover apresentações, lives, encontros online e outras formas de comunicação sobre SST entre os seus funcionários.

O principal objetivo é aumentar os conhecimentos sobre o tema e fazer a informação sobre segurança do trabalho circular entre os seus colaboradores para que, assim, se possa ampliar a consciência sobre a importância do tema. Além disso, essa é uma ótima maneira de reforçar a cultura de saúde e segurança do trabalho que deve estar sempre norteando as decisões da empresa.

5. Aposte na tecnologia

Antigamente, tinha-se uma noção de que falar sobre Saúde e Segurança do Trabalho para os colaboradores provavelmente iria deixá-los pouco entretidos, e não seria de nenhuma valia. Hoje em dia, no entanto, com a tecnologia de difusão do conhecimento e técnicas como a gamificação, é possível prender a atenção dos trabalhadores mesmo quando se tratar de um assunto tão técnico e específico quanto a Saúde e Segurança no Trabalho.

Nós, da Beta Educação, por exemplo, investimos em cursos de capacitação online que podem ser acessados quando os colaboradores quiserem, e que garantem a certificação exigida em lei para a execução de muitas das atividades.

De qualquer maneira, falar sobre Saúde e Segurança do Trabalho e investir em capacitação para os seus trabalhadores não precisa necessariamente ser algo maçante. Graças a existência de treinamentos assíncronos e em vídeo, é possível fazer com que os seus colaboradores se atentem ao tema da Cultura em Segurança do Trabalho sem mesmo que se apercebam.

1 comentário

  1. Bom dia!
    Excelente as dicas. Pois, possibilita nortear a implantação de medidas importantes para empresa, principalmente no que tange a prevenção. A conscientização é um atributo mais importante para o processo educacional para a execução das mediadas necessárias e importantes.
    Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.