4 vantagens do ensino de segurança do trabalho a distância para o agronegócio

Uma pesquisa realizada pela Boston Consulting Group (BCG) avaliou que com o advento da Covid-19 no último ano, o setor do agronegócio despertou para a necessidade de adotar novas tecnologias para avaliar irregularidades nos processos e detectar maneiras para corrigir situações inadequadas em questões de segurança do trabalho.

O aumento de iniciativas tecnológicas voltadas para a agricultura, especialmente para otimização de processos num contexto de crescimento populacional exponencial e de consumo sustentável, tornou-se mais que uma ferramenta, uma necessidade. De acordo com a consultoria KPMG, em parceria com a Distrito, existem hoje no Brasil pelo menos 135 empresas de tecnologia voltadas para o agronegócio — as chamadas agritechs.

É pensando nessas novas tendências do agronegócio que no post de hoje iremos enumerar 4 vantagens de adotar o ensino de segurança do trabalho a distância para a área. Confira:

1. Sem necessidade de locomoção

Um dos maiores benefícios do ensino a distância de normas regulamentadoras de segurança do trabalho é a falta de necessidade de locomoção dos colaboradores para o treinamento em centros urbanos.

Basta um computador com acesso à internet que os colaboradores estão aptos a ter aulas, um material de estudo e realizar provas de maneira completamente eficaz. Caso seja um trabalho que envolva riscos físicos dos colaboradores, como é bastante comum no manuseio de máquinas em campo, a Beta Educação oferece a opção de levar um instrutor até você.

>> Saiba mais sobre os nossos treinamentos InCompany <<

>> Conheça mais sobre o nosso curso de NR-6 para o uso de Equipamentos para Proteção Individual (EPIs) dos colaboradores <<

2. Redução de custos

Além de facilitar na questão do espaço, uma vez que os cursos de segurança do trabalho e de reciclagem podem ser feitos remotamente, a redução de custos é um dos fatores que mais atrai os gestores para adotar o ensino a distância.

Isto porque ao investir num treinamento online, os gastos que um administrador teria com locomoção, locação de espaço e afins são praticamente anulados. A única questão que o gestor tem é de verificar se seus funcionários tem acesso a internet e a melhor disponibilidade de tempo para fazer as atividades do curso. É importante ressaltar que os treinamentos oferecidos pela Beta Educação são disponibilizados através do formato SCORM, próprio para o bom funcionamento do ensino a distância.

>> Saiba o que é SCORM e como ele funciona num treinamento online <<

3. Ensino otimizado para várias propriedades

Um fato muito comum para vários gestores de negócios voltados para a agricultura é a presença de várias propriedades. Fazer um treinamento de segurança de trabalho que contemple todos os colaboradores pode ser um grande desafio neste contexto, e o ensino a distância é uma ferramenta indispensável.

Com uma plataforma de ensino a distância, fica muito mais simples unificar a aprendizagem, mesmo que os funcionários estejam em localidades completamente diferentes. Além disso, como veremos no tópico a seguir, também fica mais fácil monitorar o grau de aprendizado de cada um dos colaboradores através da inteligência artificial.

4. Mais controle no aprendizado dos colaboradores

Você deve lembrar que na escola ou na universidade, durante o ensino presencial, era comum que os professores fizessem de tudo para tentar prender a atenção dos alunos e monitorar a aprendizagem, não é mesmo?

O ensino online, principalmente através de uma plataforma como a da Beta Educação facilitou e muito esse processo. Isso porque agora os instrutores podem ter acesso a um relatório completo de cada um de seus colaboradores, se têm acessado o conteúdo disponibilizado, os materiais, feito as atividades, de maneira quase que simultânea.

>> Aprenda 3 dicas de como criar uma cultura de aprendizado na sua empresa <<

>> É possível motivar o adulto a aprender algo novo. Saiba como! <<

Além disso, as aulas disponibilizadas online são muito mais dinâmicas do que aquelas em que o aluno deveria ficar preso a uma cadeira com outros tantos colaboradores para tentar assimilar algo novo.

Agora que você já sabe como os treinamentos de segurança do trabalho a distância podem ser benéficos para o agronegócio, não deixe de fazer um orçamento para a sua empresa.

Com a Beta Educação, você tem acesso a dezenas de cursos de treinamento de segurança do trabalho que podem se adequar a sua empresa de agronegócio.

Fontes:

Empresas investem em tecnologias para aumentar segurança do trabalho no agronegócio https://revistagloborural.globo.com/Noticias/Empresas-e-Negocios/noticia/2020/12/empresas-investem-em-tecnologias-para-aumentar-seguranca-do-trabalho-no-agronegocio.html

Conheça 5 benefícios da tecnologia para o agronegócio https://izap.com.br/blog/conheca-5-beneficios-da-tecnologia-para-o-agronegocio/

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: