4 motivos para engajar sua equipe a fazer treinamentos de segurança

O Ministério do Trabalho e Emprego exige que as empresas ofereçam treinamentos de segurança do trabalho para seus colaboradores.

Apesar da obrigação, muitos empregados não dão a devida atenção a esses treinamentos. Dessa forma, os gestores se sentem cada vez menos motivados a investir nisso.

Além da obrigatoriedade legal

Para além da questão da lei, existem motivos ainda mais relevantes para engajar os times a fazer treinamentos em segurança do trabalho.

Os principais deles são:

1. Despontar na concorrência do mercado

Com o número cada vez maior de empresas em cada indústria, a concorrência para atingir o cliente ideal também aumenta.

Em primeiro lugar, quando um cliente ou uma distribuidora sabem que a sua empresa investe em segurança para a sua equipe, isso dá mais garantia e credibilidade ao seu serviço. E sua empresa se desponta no mercado.

2. Mais segurança, mais produtividade

Por outro lado, as rotinas de saúde e segurança não servem apenas para proteger os funcionários de acidentes. Elas também oferecem mais constância nas suas atividades. Assim, não há tempo perdido com acidentes ou descuidos.

Quando você investe em treinamentos de segurança do trabalho, você também investe em mais produtividade.

3. Mais destreza no uso de máquinas e equipamentos

Não obstante, de nada adianta comprar máquinas e equipamentos de ponta se seus funcionários não sabem utilizá-los, ou se os usam de maneira inadequada.

Por isso, os cursos de capacitação de segurança no uso de equipamentos, como os de NR-11, são tão essenciais. Com eles, seus colaboradores estão habilitados para, de fato, manusear os instrumentos de trabalho com a segurança correta.

>> Conheça o curso de NR-11 (Transporte, movimentação, armazenagem e manuseio) da Beta Educação <<

4. Seja um promotor de segurança do trabalho, não apenas um replicador de normas

Por fim, muito embora as Normas Regulamentadoras pareçam engessadas, cada organização e cada indústria tem a sua própria maneira de gerir riscos e implementar ações para evitar acidentes no ambiente de trabalho.

Por isso que é muito importante que existam profissionais em cada área que possam investir e promover a segurança do trabalho.

Se você tem interesse na Gestão da Cultura de Segurança do Trabalho na sua área, a Beta Educação tem o curso ideal para você se aprimorar neste sentido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *